Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Enredo 1003: VIAGEM NO TEMPO


ENREDO: NENI CABRAL


DÉCIMO CONCURSO DE ENREDOS


Ficha Técnica
Carnavalesco > Neni Cabral
Presidente > Chico Virilha
Presidente de Honra > Tião Medonho
Baluartes > João Gravata / Alemão Vanusa
Diretor de Carnaval > Serginho Piroca
Diretor de Harmonia > Chulipa
1° Casal de Mestre- Sala e Porta- Bandeira > Morena Rosa e Dengoso
Coreógrafo Comissão de Frente > Deco Ama’rola
Bateria > Marcha Lenta
 250 Ritmistas e meio (Um é anão)  
Mestre de Bateria > Miltinho Toca Aqui
Interprete > Bico Doce
PAPAI > Castor Farid Drummond
Patrocinadores > Ferro-Velho Tétanos - Uranus, Centro de tecnologia Adulta – Churrascaria, Churrasic Park  


                                                          
VIAGEM NO TEMPO

INTRODUÇÃO

A acadêmicos do Cabral vem realizar o sonho de viajar no tempo, e fazer dessa viagem carnaval.
Nosso desfile não pretende mudar o passado para transformar o futuro, queremos apenas nos permitir delirar, apresentar teorias, revelar segredos e contar histórias. Vamos mostrar a obsessão do homem para conseguir voltar ou avançar no tempo, as verdades e mentiras dessa história cabe a vocês julgarem. Vamos mostrar tudo de uma forma simples e clara, com alegria e leveza, venham com a gente, mas não precisam ter presa, podem ler com calma, afinal, temos todo o tempo do mundo.

SINOPSE

A máquina do tempo está pronta, convido vocês para uma viagem ao passado e uma voltinha no futuro.
 Antes de mais nada, precisamos decifrar teorias, entender em que buraco vamos nos meter, ou poderemos nos perder em meio a cordas cósmicas, vamos expandir nossa velocidade e fazer uma curva no tempo, mas cuidado, existe um perigo, encontrar nos mesmos, e isso seria uma loucura.
Nossa viagem não seria a primeira, á outros viajantes do tempo perdidos sem achar o caminho de volta, exércitos inteiros lutaram em batalhas que não eram deles, dois destemidos cavalheiros brancos procuram achar o caminho de casa, belas e inteligentes meninas sem mais nem menos se viram em meio a uma revolução. Quem não conhecia um dia conheceu, uma senhora com gosto pela modernidade perdida em outro tempo, um jovem elegantemente moderno para sua época e até alguém pobre no futuro que aprendeu a ficar rico conhecendo o passado.
Teremos vários desafios a superar, entender o que é verdadeiro em meio a conspirações do tempo, descobrir como o melhor amigo do homem se perdeu no tempo, e como os vilões da segunda guerra projetavam o futuro. A tecnologia futurista projetada com a inocência da criança para alertar líderes e evitar tragédias nunca fora usada da maneira certa, da mesma forma que ganhar guerras sem serem vistos.
Não podemos achar que nossa máquina do tempo é o único meio de voltar ao passado ou conhecer o futuro, histórias são contadas, lendas para muitos, possíveis verdades para outros. Alguns já se perderam na selva ou entraram em uma caverna onde nada era o que parecia, ficar encarcerado entre dois mundos é uma pena muito pesada para se pagar, há quem não aguente e fuja, pegue um avião e encontre o passado e o presente em uma fazenda, e a poucos quilômetros dali sinta o cheiro de algo preparado com carinho a muito tempo atrás, depois viaje milhas e milhas para experimentar o doce sabor do passado.
Finalmente vamos realizar nosso sonho, tudo aquilo que vimos nos filmes poderá se tornar realidade, quem nunca se imaginou voltando ao passado e encontrando seu grande amor, ou tentando consertar as coisas com uma antiga namorada. Você já deve ter se sentido trapalhão ou se visto na criança tentando salvar o presente ou no herói querendo mudar o futuro, nas telas tudo pode acontecer, menos exterminar a fantasia.
O convite foi feito, vocês deve estar com medo, eu entendo, também estou, mas não posso perder essa oportunidade, fiquem e pensem mais um pouco, depois volto para busca-los. Até daqui a pouco, vou ali no futuro e já volto.
DESENVOLVIMENTO

1° SETOR – MÁQUINAS DO TEMPO > ABRIREMOS NOSSO DESFILE COM AS MÁQUINAS DO TEMPO, ELAS NOS LEVARÃO EM NOSSA AVENTURA CARNAVALESCA.


COMISSÃO DE FRENTE (DE VOLTA PARA O FUTURO)
A comissão de frente representará o clássico filme dos anos 80. Serão sete doutores Brown vestidos de Macacão branco e sete Marty Mcfly de calça jeans, e colete (como na foto ao lado) Ambos vão interagir com um DELOREAN (Carro como da foto) farão passos engraçados como se estivessem perdidos, em certo momento uma grande fumaça cobre todos, quando a fumaça sumir o carro será de época, e eles estarão vestidos com roupas antigas, e todos sambarão muito.

1° CARRO > ABRE-ALAS (A MÁQUINA DO TEMPO)
Nosso abre-alas representara a clássica máquina do tempo conhecida em livros e filmes, nas cores ouro, prata e bronze. No fundo do carro, duas grandes Hélices como na foto ao lado, mas juntas e em pé, ao centro do carro, maquinários, controles do equipamento, onde diversos componentes vestidos com roupas de época simulam trabalhar na preparação da máquina. A frente do carro um destaque luxuosamente bem vestido, com o desenho da fantasia representando roupas de época, fará um cientista trabalhando.   

2° SETOR – TEORIAS > PARA NOSSA VIAGEM DAR CERTO, PRECISAMENTOS ENTENDER COMO TUDO FUNCIONA E QUAL O MELHOR CAMINHO A SEGUIR.


1° ALA (BURACO DE MINHOCA)
Einstein diz que um buraco de minhoca pode agir como ponte através do espaço-tempo ao conectar dois pontos distantes como um atalho.
Fantasia preta com detalhes em amarelo ouro, na cabeça tipo uma touca, mas com um rosto simpático desenhado. Na costeira um cilindro e dentro dele saindo o “rosto” de uma minhoca fazendo careta.


2° ALA (CORDAS CÓSMICAS)
De acordo com a física, as cordas seriam um defeito sobre o tecido do espaço-tempo, e através dessas anomalias seria possível criar caminhos para voltar ao passado.
Nas cores prata e lilás, com uma grande costeira nas mesma cores, parecendo um véu.


3° ALA (DILATAÇÃO DO TEMPO)
Dilatação do tempo seria uma invariável da velocidade da luz, cientistas explicam que os relógios da terra são mais lentos que o do espaço, multiplicando essa diferença várias e várias vezes teria a chance de ocorrer a viagem no tempo. Fantasia nas cores azul celeste e preto fosco, chapéu super grande bem maior que a cabeça e costeira enormes.



4° ALA (CURVAS DO TEMPO)
Medindo as propriedades finais e iniciais de uma partícula é possível sim, alterar seu meio, estas são chamadas de curvas do tempo, quando seguidas poderiam levar qualquer um para o passado. Em azul turquesa e prata, chapéu em curva, roupa com desenho todo em curvas e costeira em tiras parecendo cachos.


5° ALA (TEORIA DA RELATIVIDADE)
Na teoria da relatividade Einstein diz que nada pode viajar em uma velocidade superior a luz, mas também concorda que alterando a velocidade do espaço-tempo e tentando usar as teorias já apresentadas, teria uma possibilidade de um deslocamento no tempo.  (Compositores) Fantasia obvia com as características marcantes de Albert Einstein, mas iluminadas por pequenas lâmpadas.


2° CARRO (VOCÊ DO PASSADO X VOCÊ DO FUTURO)
Cientistas apontam que qualquer teoria descrita pode ser inútil, porque se você voltar no tempo até uma determinada época em que você já estivesse nascido por exemplo, uma versão aniquilaria a outra. Uma dupla de “fantasmas” que viaja na velocidade da luz sumiria no ar, e então, uma versão seria recuada e aniquilada pela outra. Carro dividido em dois, duas cidades, de um lado, com decoração baseada nos anos 80, e cores fortes, berrantes, muito neon, do outro lado, uma decoração mais atual com cores mais suaves, as duas cidades parecendo se fundir, se misturando, no fundo e dos lados, esculturas super expressivas de pessoas se fundindo, misturando, algumas com partes do corpo faltando, no carro todo teremos vários gêmeos idênticos.



3° SETOR – VIAJANTES DO TEMPO > NESTE MOMENTO DO DESFILE MOSTRAREMOS QUE NÃO SOMOS OS PRIMEIROS A VIAJAR PARA DIFERENTES ÉPOCAS.


6° ALA (O EXÉRCITO PERDIDO)
Em 523AC, o imperador Cambises II mandou um exército para invadir a Etiópia, durante a viagem seus homens pararam em um oásis chamado Bahariya e nunca mais foram visto, não deixaram qualquer vestígios, até hoje muitos acreditam que aquele lugar tem alguma passagem para outras épocas, outros casos parecidos já foram relatados naquele local. Nos cores amarela e vermelho, chapéu seria um elmo, lanças nas mãos e uma grande capa arrastando no chão.




7° ALA (OS CAVALEIROS DE BRANCO)
A batalha do lago Regilo em 493AC, foi um evento da rivalidade dos povos romanos com os latinos onde acorreu um fato curioso, dois homens de branco com vestimentas reluzentes apareceram no meio do campo de batalha, algumas escrituras dão a entender com a discrição das roupas que seriam cavaleiros templários perdidos no tempo, em outros momentos da história também foi constatado o aparecimento desses cavaleiros. Fantasia exatamente igual à da foto ao lado.


8° ALA (BELAS DA REVOLUÇÃO)
Duas meninas visitavam o palácio de Petit Trianon que fica na França, e relaram que no momento que entraram em uma determinada sala foram levadas direto para época da revolução francesa, e dizem mais, que viram nada mais, nada menos que Maria Antonieta, neste local sempre houve relatos de pessoas que passaram mal e dizem ter “sonhado” estar em outra época.  (Nossas BELAS, BAIANAS) irão desfilar com um vestido semelhante da foto ao lado, mas com um chapéu muito elegante e o vestido será em três camadas.



9° Ala (A Moderninha)
No filme, O CIRCO de Charles Chaplin, uma rápida cena ficou famosa, uma senhora aparentemente passa falando em um celular, convenhamos em 1928 isso seria bem difícil de acontecer, para muitos isso pode ser prova da existência de viajantes do tempo, para outros farsa.
Mulheres vestidas com um longo vestido e capa preta com detalhes em azul, e chapéu com flores, nos ombros, representações de telefones celulares. Os homens estarão vestidos de Charles Chaplin.



10° Ala (Elegantemente Moderno)
 Uma foto registrada em 1941 na reabertura da ponte South Forks no Canadá, chamou a atenção, um jovem com roupas e óculos super modernos para sua época, até hoje é uma mistério, alguns dizem que é manipulação da foto, outros dizem que sim, seria um viajante do tempo, como dissemos lá no começo, cabe a vocês julgarem. Mulheres com roupas da década de 40, claro carnavalizadas em cores sóbrias, preto e cinza, e homens com roupas modernos coloridas, com acessórios como máquinas fotográficas, fones de ouvidos grandes, entre outros.  


3° Carro (O Homem Que Sabia Demais)
Andrew Carlssin é um corretor, que afirma ser um viajante do tempo, vindo 200 anos no futuro, ele usou suas informações privilegiadas para ficar rico na bolsa de valores. Até agora não ficou esclarecido como ele acertou todas as previsões de ações, será verdade a história dele, ou é um vigarista em todos os sentidos? O carro seria uma bolsa de valores no futuro, ao fundo mini naves do tempo, ao centro teríamos corretores trabalhando, dos lados e na frente paredes mostrando cotações, e vários gráficos.






4° SETOR – CONSPIRAÇÔES DO TEMPO > NO QUARTO SETOR MOSTRAREMOS COMO O HOMEM TENTOU USAR A VIAGEM NO TEMPO PARA O BEM E PARA O MAL.


 11° ALA (O CACHORRO DO FUTURO - DUMMY)
Uma das primeiras tentativas do governo americano de viajar no tempo não foi para o bem nem para o mal a princípio, eles supostamente tentaram enviar o cãozinho Dummy para o futuro, mas o bichinho simplesmente desapareceu no tempo, ninguém sabe se ele se desintegrou ou está perdido em outra época. Esta fantasia seria um cachorrinho como na foto ao lado, na cabeça a cara do animalzinho, e calças e camisas camufladas.


12° Ala (Projeto Chronos)
Os nazistas também especularam com a viagem do tempo, relatos confirmam que muitos morreram na exposição da radioatividade da máquina que mais parecia um sino. O que mais chama a atenção em algumas histórias é que vários assassinos de guerra sumiram sem deixar rastros por um tempo, e acabaram aparecendo nos EUA anos depois, sem terem envelhecido normalmente. Em vermelho e preto essa fantasia acompanhara um discreto sino, na cabeça seria um grande quepe iluminado.


13° Ala (Cia e as Crianças)
A CIA, agência central de inteligência, nos anos sessenta iniciou um projeto de viagem no tempo onde usava crianças, com a finalidade de informar futuros líderes (presidentes) sobre seu papel no futuro e todos os problemas que teriam. As crianças eram usadas porque os cientistas julgavam que as mentes limpas, a falta de impressões e experiências teriam menos efeitos posteriores do que em adultos. (Ala das crianças) fantasia em prata, com vários fios iluminados.



(Mestre Sala e Porta Bandeira) > George Bush e Laura Bush
George e Laura Bush, supostamente estariam entre os primeiros abordados pelo projeto da CIA. Ainda na faculdade foram comunicados que seriam presidente e primeira dama dos EUA. Relatos contam que ambos foram avisados dos atentados de 11 de setembro.
Nosso mestre-sala terá uma roupa toda estampada com a bandeira americana e seu chapéu será parecido com de um cowboy. Nossa querida porta-bandeira terá seu vestido igualmente estampado com a bandeira américa, na cabeça flores nas mesmas cores.


14° Ala (Obama – “Yes We Can”)
Obama também foi abordado quando jovem, contam quando foi comunicado que seria o primeiro presidente negro dos EUA, ele caiu na gargalhada e disse: “Ok filho, deixa eu jogar meu basquete”
A (bateria) estará vestida com um terno preto, camisa branca e gravata preta, com muito brilho, mas a estampa de toda a roupa, será a bandeira americana, obvio tudo em preto em diferentes tons, na cabeça um boné com a frase piscando, “Yes We Can”   





15° Ala (Michelle – Primeira Dama)
Em uma entrevista a alguns anos atrás para revistas TIME, Michelle Obama falou que quando era jovem uma garotinha disse para ela que um dia seria primeira dama, coincidência?  
Nossa passistas estarão com um biquíni nas cores vermelho e branco, misturas de cores usados por Michelle nas posses do marido, nas ombreiras também a frase “Yes We Can”


4° Carro (O Experimento Filadélfia)
Na década de quarenta, o governo americano desenvolveu um projeto que consistia em tornar um navio de guerra invisível para radares inimigos, mas o teste deu errado (ou certo) o navio desapareceu, mas acabou reaparecendo quarenta anos no futuro, Até hoje a história do USS ELDRIDGE é negada por muitos e confirmada por outros.  
No fundo do carro um grande navio como da foto ao lado, com uma iluminação envolta parecida, no meio e a frente representação da agua com algum material leve, vemos, jet sky, pessoas surfando, outros em boias, banana boat, em certo momento o navio do fundo, desaparece, e reaparece na frente do carro em meio as pessoas.  


5° SETOR – CAMINHOS DO TEMPO > RELATOS DE OUTRAS FORMAS DE VIAJAR NO TEMPO FORAM CONTADAS, OBSURDAS OU NÃO VAMOS MOSTRA-LAS NESTE SETOR DO DESFILE.


16° ALA (MISTÉRIOS DA FLORESTA)
Dizem que exatamente no meio da floresta amazônica é onde se encontrar a mata mais fechada, narrações de alguns exploradores dizem que em um determinado momento uma luz e um pequeno nevoeiro tomam conta do lugar, momentos depois as pessoas se veem em meio a uma aldeia de índios, até ai nada demais, o que chama a atenção, são as ocas em metal e cocares e outras vestimentas, em uma forma metalizada. Em meio a ala, quatro grandes arvores, componentes vestidos de índios, mas com cocares e vestimentas com um desenho moderno, parecendo metalizado com detalhes em verde.


17° Ala (Caverna do Dragão)
Com o nome do famoso desenho ficou popularmente conhecida a caverna de Waitomo Glowworm na Nova Zelandia, em suas paredes existe um muco ou veneno onde soltam fios de seda luminosos, um lindo espetáculo. Guias contam que algumas pessoas que passaram mal contaram a mesma história, se viram em algum lugar muito antigo, com pessoas de roupas estranhas e animais assustadores. Fantasias com fios luminosos, na cabeça e ombros o rosto de um dragão ameaçador.



18° Ala (Prisão Assombrada)
Até Alcatraz a prisão mais famosa do mundo tem seus relatos de viagem no tempo. Quando ainda funcionava presos contavam que toda a noite uma luz era vista na última sela do segundo andar, a maioria dos homens que ficaram presos por lá acabaram com problemas psicológicos, eles contavam que andavam no pátio da cadeia com presos famosos já falecidos, e que os guardas faziam para eles sempre a mesma pergunta: “Você é novo aqui”?
Tradicional roupa listrada de preso com muito brilho, nas costas teria uma réplica deles mesmos (imagem ou boneco leve) para representar eles presos entre dois tempos.


19° Ala (Fazendinha Maluca)
Uma fazenda no Kentucky, EUA, é um grande mistério, muitos comandantes de aviões que passaram por cima dela dizem quando entraram nas nuvens em cima da propriedade a fazenda estava normal, na saída, tudo parecia antigo, velho, maquinário ultrapassado e até as vacas eram menores. Poucos segundos depois, entrando e saindo das nuvens outra vez, tudo voltava ao normal. Ala dividida em duas, nossa querida VELHA GUARDA estará vestida de COMANDANTE, na segunda parte, pessoas vestidas de fazendeiros e no fundo um tripé de um avião como o da foto ao lado, cheio de bichinhos em cima, Bezerros, galinhas, patos entre outros.



20° Ala (Cheirinho do Passado)
No Missouri EUA, populares contam que na cidade de Jefferson City, existe uma lanchonete, onde na cozinha existe uma passagem para o passado. Esta história inspirou até o livro 11/22/63 do famoso escrito Stephen King.
Esta ala teria uma fantasia como da foto ao lado, e outras pessoas vestidas como nos anos sessenta, e alguns elementos em meio a ala com roupas atuais parecendo perdidos.





5° Carro (A Fábrica de Chocolate)
Na cidade de Broc na Suíça, está situada a chocolataria Cailler, historias contam que abaixo da principal e maior máquina de fabricação de chocolates tem uma espécie de porão, e lá existiria uma passagem do tempo para 1825, época da criação da fábrica.
Tudo muda no carro, máquinas antigas ficam novas, os funcionários com roupas antigas desaparecem e voltam pessoas com roupas atuais. Em torno do carro vários ovos gigantes, com crianças fantasiadas de coelho, os ovos abrem e fecham, certo momento os coelhos crescem (componentes adultos) A frente do carro uma piscina de chocolate com pessoas nadando com roupas atuais e antigas.


6° SETOR – A FANTASIA DO TEMPO > NO ÚLTIMO SETOR DO NOSSO DESFILE VAMOS MOSTRAR HISTÓRIAS FANTASIOSAS QUE O CINEMA CRIOU E NOS ENCANTOU SOBRE VIAGENS NO TEMPO.


20° ALA (EM ALGUM LUGAR DO PASSADO)
No belo filme Em Algum Lugar do Passado, um jovem procura seu antigo professor para ajudá-lo através de hipnose a voltar ao passado para reencontrar seu grande amor.
Homens e mulheres estariam vestidos com fantasias semelhantes da foto ao lado, mas claro carnavalizados, com muito brilho e luxo.






21° Ala (O Homem do Futuro)
No filme Brasileiro o Homem do Futuro, um cientista cria sem querer uma máquina que produz uma passagem ao passado, vendo essa oportunidade o rapaz tenta consertar os infelizes incidentes ocorridos vinte anos antes com sua namorada.
Os homens estarão com uma fantasia parecida com a da foto ao lado, mas nas cores verde e amarelo. As mulheres estão com uma roupa tipo noivinhas, mas curta, também nas cores verde e amarelo.



22° Ala (Os Trapalhões No Rabo do Cometa)
Neste filme quase todo em animação feito por Mauricio de Souza, nossos queridos trapalhões viajam no tempo desde a idade média até a época em que estavam, em um cometa. Serão quatro tipos de fantasias diferentes, representando idade média, a época dos impérios romanos, Velho oeste e anos vinte, todas super coloridas e leves.



23° Ala (Harry Potter)
No filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban através de um dispositivo chamado VIRA-TEMPO, Harry tenta concertar eventos terríveis.
Simples e óbvia fantasia inspirada nos filmes da série, uma grande bata cor de vinho com detalhes verdes, todos seguram uma varinha (mágica) na cabeça um CAPELO (chapéu de formatura)



24° Ala (X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido)
Nesta nova história da série, os mutantes mais experientes enviam a consciência de Wolverine no tempo, até a década de setenta.
Toda nas cores pretas com detalhes em amarelo, mulheres com uma peruca branca representando a mutante TEMPESTADE, e os homens com uma barba e grandes garras serão o Wolverine.




6° Carro (Exterminadores do Futuro)
Clássico dos filmes de ação, um robô assassino volta do futuro para matar a mãe do líder da resistência, assim impedindo seu nascimento.
Serão quatro grandes robôs igual do filme no carro, dois atrás e dois nas laterais. Mais à frente ruinas de prédios e carros queimados e estragados, componentes vestidos de soldados representarão a resistência, e a frente do carro, teremos três motos como da foto ao lado com exterminadores na forma humana (Arnold)

                               
                                 Fontes de Pesquisas
Ø Blog – Filosofia Agressiva
Ø Blog – Portal2013BR
Ø Site – Gizmodo Brasil
Ø Wikipédia
Ø Site – Jovem Nerd
Ø Site – Adoro Cinema

Um comentário:

Marcadores