Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quinta-feira, 12 de março de 2015

Os bastidores da Criação 2 – A pesquisa

Nessa série bastidores da criação eu vou abertamente expondo todos os meus passos, mostrando com eu estou fazendo um enredo. A intenção é apenas partilhar o pouco que eu sei com os demais, além de levantar questões raramente abordadas. Como começar, pesquisa? O que fazer primeiro? O que deixar para depois? Etc... 
Essa foi a centésima nota de jornal que tenho nos meus arquivos. Ainda não sei o que vou fazer, mas guardei. 
Talvez alguém olhasse o meu texto anterior e pensasse, está tudo pronto e vamos criar o enredo, apenas com base no que eu tenho na cabeça sobre ele. Mas não, por isso nesse capítulo vou falar sobre a IMPORTÂNCIA DA PESQUISA
É claro que alguém pode pegar  e sair criando o seu enredo pelo que tem na cabeça, sei de gente faz, mas não acho recomendado tirando casos que são enredos puramente "inventados". Quanto aos demais, se o enredo é sobre uma pessoa, sobre uma cidade,  podemos ter um certo conhecimento sobre um tema, mas não custa pegar e buscar saber mais sobre ele, fazer mais leituras, procurando arrecadar o máximo de informações.

Até procurar comprovar histórias, muitas vezes mitos são gerados, e uma boa pesquisa pode desconstruir e evitar que nós acabemos falando besteira de "senso comum".
Quando procuramos falar com seriedade sobre um assunto, seja qual for, é bom pesquisar mais sobre ele. Não dá para achar que enredo é uma redação de escola, em que a pessoa vai contando ali o que fez nas férias. Salvos casos de que o enredo é puramente uma criação, e mesmo assim, até uma criação pode utilizar uma pesquisa buscando significados, enigmas para se inspirar e enriquecer o seu trabalho.
Pior coisa que pode ter é aquela sinopse que até tem informações erradas, ou afirmações sem base nenhuma que comprovam aquela veracidade. Lembro de um enredo que falava de Exú, mas o cara não pesquisou sobre Exú, falou que Exú era do mal, diabo e etc... Perdeu muita nota dos jurados, não pesquisou, falou coisa errada e perdeu nota.
Eu como quero escrever com responsabilidade o meu enredo, vou pesquisar e nessa etapa, vou procurar arrecadar bastante coisa sobre Madame Zizina.
Essa tira está com problema, mas salvei a data do jornal, então facilmente vou acessar novamente. 
A PESQUISA NÃO TERMINA AGORA
Ainda destaco que a minha pesquisa não será concluída nessa etapa, eu posso perfeitamente voltar a fazer pesquisa, conforme ideias e dúvidas surjam. Mas de qualquer maneira, vou agora ir atrás de reunir um bom número de coisas sobre ela, para ler e avançar no meu enredo.
Também é bom destacar que a minha pesquisa não será somente sobre ela, conforme for surgindo elementos relacionados, vou acabar fazendo outras pesquisas, cartas do tarot, Rio Antigo, década de 1910, muita coisa que eu vou encontrar relacionado como o meu tema me levaram também dar uma lida e buscar um embasamento se eu quiser utilizar esses elementos.
Onde pesquisar?
Eu, devido as minhas condições, disposição, vou ficar na pesquisa gratuita, internet mesmo. Mas se eu pudesse até poderia procurar adquirir um livro que sei que existe sobre ela. Também adoraria ter acesso ao seu almanaque publicado em 1914 que vi que pode estar em um sebo por aí, mas infelizmente ele custa centenas de reais. Se eu fosse um carnavalesco profissional certamente eu compraria esse livro pq valeria a pena. Mas como a minha pesquisa é de orçamento zero, eu vou de internet mesmo.
Wikipedia?
No meu caso não tem vertebre Madame Zizina no Wikipedia e em site nenhum! Mas pode ser uma referÊncia. Mas recomendo muito cuidado com ela. Se puder buscar em outros lugares faça!
Número de fontes de referência
É importante buscar o máximo que puder e seu tempo permitir. Eu sou um cara que não consigo pesquisar e tirar um texto que vou falar somente de uma única fonte. Eu gosto e acredito que um trabalho vai sair bem melhor se eu for em vários lugares. Nessa etapa eu vou exatamente buscar reunir tudo que eu puder sobre a Madame Zizina. Quanto mais melhor, podendo depois eu aproveitar tudo ou não, as tiras que coloquei nessa postagem são um exemplo, posso usar, como não usar... Depois eu vejo se aproveito, mas elas estão na minha mão, facilmente vou acessar quando desejar. 
Organizando a minha pesquisa
Em quanto eu vou fazendo garimpagem é bom eu já começar a ficar organizando, criei uma pasta, estou denominado o que eu acho sobre ela e vou separando por tipo de conteúdo. Pior coisa que tem é achar um monte de coisa e depois não saber de onde achei..
"Li um texto em tal lugar que era ótimo, peguei, guardei e agora não sei onde está". Para evitar isso a dica é ir se organizando.
Sub-temas
Conforme eu vou fazendo o meu enredo, também irão surgir outros tópico que poderei acabar pesquisando. Como Bela Época (o tempo em que viveu a cartomante), baralhos (como não falar deles em um enredo de uma cartomante?), até sobre lâmpadas da década 10 (ela decorava a sua casa e sai no carnaval toda colorida) já pensei em dar uma pesquisada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores