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sábado, 20 de fevereiro de 2021

Enredo 1609 - Brasil Café

 Enredo

 

Brasil Café: a história do negro rei

 

Justificativa

 

O GRESV Leões da Casa Verde apresenta a história do Café no Brasil segundo o imaginário lúdico de Vó Iaiá, a baiana mais antiga da Casa Verde. Iaiá revive suas memórias de quando criança, a partir das histórias contadas por sua mãe, a negra alforriada que também ouviu histórias de sua mãe, que morreu escrava, mas lhe relatou os contos dos seus ancestrais. Hoje, as memórias de Vó Iaiá recontam a Nossa história e dão protagonismo aos que trabalharam nas lavouras, fazendo do Café o Negro Rei do Brasil. Hoje, o carnaval da Casa Verde escreve sua vitória nas borras do Café de Vó Iaiá e o Brasil se inunda com o aroma do Negro Rei.

 

 

Sinopse

 

Brasil Café: a história do negro rei

 

Segure uma xícara exalando o aroma de um bom café e você estará com a história em suas mãos. (MARTINS, 2012, p. 3)

 

Vosmicê fica a vontade pra sentar.

Vô abrir a janela cadiquê tá saindo um cafezinho nesse instante. Sente como é bom esse aroma que perfuma a casa!

Esse aroma tem história e vô te contar um cadin dela. Vô te falar o que ouvi de minha mãe, que ouviu da mãe dela.

Quero te falar do café e daqueles que fizeram o café o Rei do Brasil.

 

Meu pretinho veio de lá do outro lado do mar. Nasceu nos braços da Mãe África, nas terras altas de um lugar chamado Kaffa, lá na Etiópia, onde as sinhôra fazia a infusão dentro da jebena1. Ele fez a alegria das cabras e dos povos que lá viviam. Mas aventuroso que só ele, logo atravessou as águas do mar Vermelho e chegou na “terra das mil e uma noite”, onde foi cultivado e se tornou o vinho da Arábia.

 

E o danado do café foi trazido pelos homem branco holandês pra cá pro Novo Mundo, num tal de Suriname. Não sei se por esperteza ou cortesia, clandestinamente veio pra cá pro Brasil, onde os homem branco dizia: “em se plantando tudo dá”2. Ai ele andou pelo Pará, também no Maranhão, Bahia, até que desceu pro Rio de Janeiro, Minas e São Paulo. Foi por essas banda que ele ficou forte, quando foi plantado no Vale do Paraíba. Tempo despois foi atrás da terra roxa do Oeste.3 Foi nessa época que minha vó veio como escrava pra cá.

 

O café testemunhô a chiqueza da família real imperial. Foi nesse tempo que o dinheiro da produção dele fez o país começá a se industrializá. As primeira estrada de ferro pros trem. Meu pretinho fez tanto sucesso que chegou a ser bordado na bandeira.

 

Mas nem tudo era alegria. Longe das casa das sinhá, meu povo preto penava que dá dó. O café viu as tortura e alforria dos nosso irmão. Nosso povo plantava a semente e os panhador de grão esperava três ano pra colhê, ai tinha que penerá pra separar os grão. Ai secava eles no terreiro pra depois torrá e moer no pilão. Demorou um tanto quando se ouviu pelas plantação: “liberdade, liberdade”. Minha mãe nasceu escrava e viu nosso povo ficar livre. Ela viu a chegada dos branco italiano pra trabalhar nas lavoura por causo do café.

 

Com o tempo tudo muda num é mermo? Ai o rei deu lugar pros coroner. Minha mãe dizia que tudo era a tal da República, mas nosso povo num sabia quem era. Só se sabia que os coroner paulista ficavu se revezando com os coroner mineiro. E o povo que votava era obrigado a votá em quem os coroner dizia4. Foi quando eu nasci lá em 1920. Ai veio um tal de Vargas e só lembro que ele mandava queimá o café5.

 

O tempo passó e o país ficó mais muderno. Tinha indústria, carro e o rádio. Lembro de quando escutei a música pela primeira vez de dentro do rádio, na casa da sinhá. Nós pensava que a cantora tavu lá dentro. Mas as música só fazia abafar os gritos do nosso povo com fome. O trabaiadô ganhava direito no trabaio mas não podia falá. O café foi levado lá pro estrangeiro pela Carmen Miranda. E aqui, nosso povo foi esquecido no alto dos morro ou atrás dos muro da periferia. Mas a gente resistiu!

 

E como é carnavá, tamo aqui tomanu essa xícara de café nessa quarta de cinza. O carnavá é onde todo mundo se encontra, onde vestimo nossa fantasia e brincamo de viver num mundo onde todo mundo é igual. Hoje eu quero comemorá o título da Leões, a escola daqui da Casa Verde, o lugar onde escolhi ser feliz. Sou Iáiá, a dona do café mais famoso da região. Mia história acaba aqui, mas a do Negro rei do Brasil continua!

 

 

 

Autor: Jhonathan Martiniano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

 

MAGALHÃES, Basílio de. O café na história, no folclore e nas belas-artes. v. 174. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939 (Brasiliana).

 

MARTINS, Ana Luiza. História do Café. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

 

MORAES, Antonio Carlos Robert. A fazenda de café. 6. Ed. São Paulo: Ática, 1991. (O cotidiano da história).

 

OLIVEIRA, José Teixeira de. História do café no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Kosmos, 1984.

 

PIFFER, Marcos. Coffea: o café no Brasil no século XXI. Santos: MP, 2008.

 

SANTANNA, Sonia. Barões e escravos do café: uma história privada do Vale do Paraíba. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

 

ATO 1 – O Café pelo mundo.

COMISSÃO DE FRENTE – A dança das cabras absínias.

ALA 1 – As senhoras da jebena.

TRIPÉ 1 – Pede passagem: O Berço Real Africano

ALA 2 – Vinícolas da Arábia.

ALA 3 – Navegantes holandeses.

CARRO 1 – Abre-alas: Café chega ao Novo Mundo

 

ATO 2 – O “Ouro verde” imperial.

ALA 4 – O Jeitinho brasileiro do capitão.

ALA 5 – Cultivadores no Pará.

ALA 6 – Lavradores nordestinos.

ALA 7 – Amas-de-Café.

CARRO 2 – A realeza brasileira.

 

ATO 3 – A Festa nos cafezais.

ALA 8 – ALA DAS DAMAS: Côrte real africana.

GUARDIÕES DO CASAL MS & PB – Semeadores do Vale ao Oeste.

MS & PB – Terra roxa e a Flor do Café.

MUSO DA BATERIA – Rubiácea.

ALA 9 – Bateria – Maquinistas.

ALA 10 – ALA DE PASSISTAS: Panhadoras e peneiradores do Café.

CARRO 3 – A Festa nos cafezais.

 

ATO 4 – As mãos que semearam o Café.

ALA 11 – ALA DAS BAIANAS: A essência negra do Café.

ALA 12 – Festa dos alforriados.

ALA 13 – ALA DAS CRIANÇAS – Imigrantes italianos.

CARRO 4 – O Café ergueu a Cidade Universal sob a proteção dos Santos e Orixás.

 

ATO 5 – O Café da República ao estrangeiro.

ALA 14 – Curral eleitoral.

ALA 15 – Os Golpistas de 30.

ALA 16 – ALA DAS MUSAS: As pragas do Café.

ALA 17 – ALA DAS BAIANINHAS: Carmen Miranda e o sabor do Café no estrangeiro.

CARRO 5

 

ATO 6 – Carnaval com aroma de Café.

ALA 18 – Café: o negro rei do Brasil.

ALA 19 – As herdeiras do Café.

Retorno da bateria

ALA 20 – ALA DOS BALUARTES: Bate o pilão, vovô!

CARRO 6 – A coroação dos Reis da Leões da Casa Verde.

  

 

 




 

 

 

 

 

ATO 1 – O Café pelo mundo.

Sempre que Vó Iaiá sente o aroma do Café, ela retorna a sua infância e revive o imaginário criado a partir dos relatos que ela ouviu. Um dos mais especiais nos leva para além da História do Café no Brasil. A nossa viagem pelo imaginário lúdico de Iaiá nos leva para a origem do Café na Etiópia e por um breve passeio pela jornada do Café até chegar à América Central. As cores que predominam no ato são quentes, fazendo ferver a água que faz o Café exalar seu aroma.

 

COMISSÃO DE FRENTE – A dança das cabras absínias.

Vó Iaiá ouviu dizer que dos arbustos selvagens das montanhas etíopes de Kaffa, na região da Absínia, cabras mastigavam frutinhas vermelhas que as deixavam saltitantes. Ao testemunhar isso, o pastor Kaldi também comeu a frutinha e ficou tão excitado quanto às cabras. Lenda ou não, há registros em manuscritos do Iêmen, país da Península Arábica separada da Etiópia pelo Mar Vermelho, que relatam o acontecido, no século III d.C.. A fantasia da nossa Comissão de frente remete à figura das cabras saltitantes e traz toda a riqueza da cultura africana, ornamentada com os frutos de Café. O incensório carregado pela comissão espalha o sagrado aroma do Café pela avenida.

 

 

ALA 1 – As senhoras da jebena.

Outro relato que Vó Iaiá ouviu diz respeito ao ritual das senhoras da casa, que fazem a infusão do Café em garrafas chamadas “jebena” e entoam a frase: “buna dabo naw” (o “café é nosso pão” em amárico, o idioma etíope). A fantasia é inspirada no traje etíope chamado Natela e traz estampas da girafa, animal típico da África e que, devido sua altura, alude às regiões altas da Etiópia, onde o Café nasceu. Sementes e frutos do Café também adornam a fantasia.

 

TRIPÉ 1 – Pede passagem: O Berço Real Africano

Para Vó Iaiá, o Café nasceu em um berço iluminado, forrado com muita palha e chão de cores quentes. Assim é o nosso pede passagem, que representa a região de Kaffa, na Absínia (atual Etiópia), as terras altas do norte da África. Ele traz a figura do Leão, nosso símbolo maior, o rei das terras africanas, que pede passagem para outro rei, o Café. As sementes de Café são as lâmpadas que iluminam o berço real. No alto do tripé, as cabras absínias rodeiam nossa destaque, Vó iaiá, a baiana mais antiga do GRESV Leões da Casa Verde, que é a “senhora da jebena” da Casa Verde e que nos leva nessa viagem pela história do Café no Brasil.

Destaque: Vó Iaiá.

 

ALA 2 – Vinícolas da Arábia.

A mãe de Iaiá lhe contou que, enquanto seu povo etíope mastigava o fruto do Café, os árabes torravam os grãos e faziam deles a bebida, sendo os responsáveis pela propagação da cultura do Café no mundo. Até o século XVIII, somente eles produziam a bebida. A palavra Café originou-se do árabe qahwa, que significa “vinho”; por isso ele era o vinho da Arábia, daí a designação “vinícola”. A fantasia remete as “Mil e umas Noites”, coleção de contos populares árabes na qual, em um deles, “Aladim e a lâmpada maravilhosa” sobrevoa no tapete mágico e, na narrativa de Iaiá, espalha o aroma do Café pelo mundo. Frutos de Café adornam o tapete mágico.

 

 

 

ALA 3 – Navegantes holandeses.

A cultura do Café foi ensinada aos europeus pelos árabes, através das trocas comerciais. Os holandeses, em especial, tiveram contato com o Café graças ao comércio marítimo incentivado pela Companhia das Índias Ocidentais. Gostaram tanto que roubaram um pé de Café da Índia, em 1616, e plantaram em suas colônias. Iaiá ouviu dizer que os holandeses trouxeram a cultura cafeeira para o Novo Mundo: a América (Guiana Holandesa – atual Suriname, São Domingos, Cuba, Porto Rico, Guianas Francesa e Inglesa). Por isso, Vó Iaiá diz que os holandeses são piratas de duas caras, o que inspirou a fantasia na cor símbolo da Holanda: o laranja, ornada com sementes e frutos de Café. No chapéu de pirata, a embarcação holandesa que trouxe o Café para a América.

 

CARRO 1 – Abre-alas: Café chega ao Novo Mundo

Iaiá nos conta que, quando os holandeses chegaram com o Café no chamado Novo Mundo, a América, eles se depararam com o rubro do solo e da pele dos nativos, com o verde das matas e a beleza dos animais. Nosso carro abre-alas mostra essa floresta tropical estilizada segundo o imaginário da Vó Iáiá, trazendo recortes da flora, fauna e cultura americanas: na primeira parte, a flora representada pelas palmáceas; na segunda parte, a fauna representada pelos tucanos, jacarés e onça; e, na terceira parte, a cultura nativa simbolizada pelos totens tribais e as malocas estilizadas, além das bromélias (o abacaxi) trazendo nossas composições, as Ameríndias, e nosso destaque no alto da arara, o Dono da terra. A fantasia das Ameríndias traz a cor verde e uma mistura de elementos típicos de alguns povos tribais americanos. Nosso destaque, o Dono da terra, está com uma fantasia onde predomina o amarelo, trazendo também elementos oriundos de etnias nativas. Em todas as fantasias, foram bordados frutos de Café. Na saia do carro, as sementes de Café são as lâmpadas que iluminam o Novo Mundo.

Composição do carro: Ameríndias.

Destaque: Dono da terra.

 

 

 


ATO 2 – O “Ouro verde” imperial.

A avó de Iaiá dizia que o Café, quando chegou ao Brasil, era chamado de “Ouro verde”. Nossa viagem percorre os lugares do país por onde ele brevemente passou, dando protagonismo aos personagens que, com seu suor, sustentaram a monarquia durante o período Imperial brasileiro (1822-1889) através do manuseio do Café. Esse ato traz o verde e o amarelo como cores predominantes.

 

ALA 4 – O Jeitinho brasileiro do capitão.

E não é que chegou aos ouvidos de Iaiá que o Café veio da Guiana Francesa para o Brasil de um jeitinho peculiar. Isso em 1727, quando o militar luso-brasileiro, Francisco de Melo Palheta, ganhou da esposa do governador da Guiana Francesa, Claude d´Orvilliers, um buquê de flores e sementes de Café escondidas, como símbolo da amizade (ou do amor). Para Iaiá, Palheta não passa de um jocoso conquistador de corações, daí vem a inspiração da fantasia, nas cores imperiais: o verde que remete à Casa de Bragança, família de D. Pedro I; e o amarelo, à Casa de Habsburgo, ou Casa da Áustria, origem de Maria Leopoldina. O chapéu traz o Brasão Imperial do Brasil, com os ramos de Café e tabaco dispostos como louro. Como adereços, o buquê de rosas dado pela esposa do governador, e os balões formando o coração, ornado com sementes de Café. Para Iaiá, o homem branco sempre é visto de forma jocosa.

 

ALA 5 – Cultivadores no Pará.

Iaiá soube que as primeiras plantações do Café no Brasil ocorreram na Província do Pará, em meados da década de 1720. A fantasia que retrata os cultivadores do Pará é inspirada no Carimbó, dança tipicamente paraense, com seus babados, contas, penas e chapéu largo, que representa a vitória-régia, planta que lembra a Amazônia. Sementes e o fruto de Café adornam a fantasia. O verde e rosa são as cores da vitória-régia.

 

ALA 6 – Lavradores nordestinos.

Iaiá conta que o Café não deu muito certo na Amazônia e, de lá, foi levado para o nordeste. A partir de 1770, as plantações de Café se espalharam pela Bahia e Maranhão. A fantasia dos lavradores nordestinos inspira-se na cultura do Bumba meu Boi (Maranhão) e nas fitinhas do Senhor do Bonfim (Bahia), com suas cores e lantejoulas, ornadas com sementes de Café.

 

ALA 7 – Amas-de-Café.

O termo “ama” deriva da língua basca e significa mãe. No período colonial, as amas-de-leite foram as escravas encarregadas de cuidar e amamentar as crianças brancas. Para Iaiá, sua mãe foi a ama-de-Café, a escrava que cuidava dos adultos brancos, servindo-lhes o Café da manhã. Mas para Vó Iaiá, nosso povo preto é sempre o protagonista da nossa história e visto de maneira luxuosa. A fantasia inspira-se no bule de Café, o utensílio doméstico no qual o Café ainda é servido nos dias de hoje. Assim como o bule, os escravos também eram objetos domésticos para Iaiá. O traje traz a estamparia dos azulejos portugueses, que remete à origem dos donos das fazendas; além do ramo de Café no chapéu.

 

 

CARRO 2 – A realeza brasileira.

Para Iaiá, a verdadeira realeza pertence aqueles que semearam, colheram e serviram o Café para sustentar o segundo reinado de D. Pedro II (1840-1889). O segundo carro traz a pompa da realeza brasileira, destacando elementos que remetem as alas que o antecederam. Na base do carro, as vitórias-régias evocam a lembrança da Amazônia, o primeiro lugar onde o Café foi semeado no Brasil. Em cima das vitórias-régias, os bumba-meu-boi simbolizam a cultura do nordeste, especificamente o Maranhão, que foi um dos lugares onde o Café posteriormente foi semeado no período imperial. As coroas simbolizam o Império brasileiro, tendo sementes e frutos de Café enfeitando suas bases, pois os cafezais foram a base econômica do período. A frente da primeira coroa, é apresentado o brasão da bandeira imperial brasileira. O motivo dá-se pelo fato do Café ter sido tão importante no período, que ele foi bordado na bandeira (como ressalta nosso samba). Nossas composições, com a fantasia em vermelho do fruto do Café, representam os Nobres das lavouras, os trabalhadores dos cafezais que são os protagonistas do Império segundo Vó Iaiá. Acima da segunda coroa, o Ouro verde é representado pela nossa destaque, com a fantasia em verde e branco na visão estilizada da nobreza. Nossa destaque é uma mulher, pois, para Iaiá, a mulher preta foi a que mais teve seu protagonismo renegado na História do Brasil. Todas as fantasias tem sementes de Café bordadas.

Composição do carro: Nobres das lavouras.

Destaque: Ouro verde.

 

 



 

 

ATO 3 – A Festa nos cafezais.

Nesse momento, Vó Iaiá lembra das histórias que narram a expansão do Café pelo Vale do Paraíba e, posteriormente, pelo Oeste paulista, lugar onde prosperou e permitiu a implantação das ferrovias, inicialmente voltadas ao transporte das suas sacas. A ascensão cafeeira foi a força motriz da economia nacional e do desenvolvimento da região sudeste do Brasil, a partir da segunda metade do século XIX. Iaiá diz que, enquanto o Café impulsionava o início da industrialização brasileira a partir de 1870; nos cafezais, os escravos convertiam a dor do açoite e o choro em danças e cânticos entoados na rotina do trabalho árduo.

 

ALA 8 – ALA DAS DAMAS: Côrte real africana.

Vó Iaiá soube que muitos homens e mulheres vindos da África para labutar arduamente nos cafezais brasileiros pertenciam a famílias reais. Para Iaiá, as verdadeiras sinhás tem a pele preta como o Café. A ala das damas representa justamente a Côrte africana que chegou ao Brasil para trabalhar nos cafezais. A fantasia ostenta a nobreza da linhagem real africana através do luxo das pedrarias e da estamparia animal, ornamentadas com sementes de Café. As cores remetem ao solo africano.

 

GUARDIÕES DO CASAL MS & PB – Semeadores do Vale ao Oeste.

No sudeste brasileiro, a plantação de Café prosperou no Vale do Paraíba, que compreende parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. No século XIX, os cafezais chegaram ao “Oeste Paulista”, que ocupou o lugar do Vale do Paraíba na década de 1860. Os cafezais também se expandiram para Minas Gerais, na Zona da Mata, e norte do Paraná. Sempre que Vó Iaiá ouve falar daqueles que semearam o Café seja no Vale do Paraíba, seja no Oeste Paulista, ela lembra das abelhas, que também são semeadoras e influenciam na qualidade dos frutos do Café. Os guardiões do casal de MS & PB representam os semeadores do sudeste, que fizeram prosperar muitos cafezais. A fantasia faz uso de materiais rústicos para simbolizar a abelha, estilizada segundo a visão de Iaiá, que cercam a flor do Café, nossa porta bandeira. O adereço de mão simboliza uma colmeia ornamentada com as sementes de Café.

 

MS & PB – Terra roxa e a Flor do Café.

Vó Iaiá afirma que São Paulo tornou-se um dos estados mais ricos do Brasil, durante a primeira metade do século XX, graças ao Café. Um dos motivos foi o solo da região, ao qual o Café se adaptou muito bem. Nesse contexto, o nosso mestre-sala representa a terra roxa do Oeste Paulista (que na verdade é vermelha); e nossa porta-bandeira, a flor do Café. Ambas as fantasias apresentam características pastoris, com sementes e flores do Café bordadas uma a uma. No pavilhão da escola, também foram bordadas sementes de Café.

 

MUSO DA BATERIA – Rubiácea.

Iaiá ouviu dizer que, para muitos europeus, o Café era uma joia rara e preciosa. Foi por isso que eles apelidaram a planta de Rubiácea. O muso da bateria é nossa joia cafeeira preciosa e sua fantasia traz o luxo das pedras preciosas, tendo o rubro da Leões como cor predominante.

 

ALA 9 – Bateria – Maquinistas.

Não à toa Vó Iaiá diz que a rubiácea trouxe o progresso para o Brasil. A partir do cultivo e exportação do Café, que beneficiou os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o processo de industrialização se iniciou por aqui. Os cafezais financiaram a construção de ferrovias para permitir a circulação de mercadorias, como a Ferrovia Paulista, que ligou Santos a Jundiaí em 1867, abrindo caminho para o Oeste. E, para representar esse progresso, nossa bateria vem de maquinistas, que conduziam os trens levando o som do progresso pelos rincões do país. A fantasia inspira-se nos trilhos da ferrovia e é ornada com sementes e frutos do Café, nas cores tradicionais da escola. O chapéu representa a chaminé do trem e o esplendor traz os trilhos, enfeitados com penas verdes, representando parte da Mata Atlântica que foi derrubada para dar lugar aos cafezais. Pela primeira vez na sua história, a Leões da Casa Verde traz a bateria composta 100% por mulheres.

 

ALA 10 – ALA DE PASSISTAS: Panhadoras e peneiradores do Café.

Muitas das histórias que Iaiá ouviu quando criança foram contadas por escravos que trabalharam nos cafezais. Ela sempre diz que não era uma vida fácil. Enquanto as panhadoras colhiam os grãos de Café após uma espera de três anos, em média (período necessário para o início da colheita), os peneiradores separavam os grãos das sujeiras, colocavam para secar no terreiro, depois torravam e moíam os grãos no pilão. Iaiá nos conta também que a dor da labuta era amenizada pelos cantos e danças nos cafezais. São esses trabalhadores que nossos passistas representam. A fantasia, enfeitada com sementes, frutos e flores de Café, traz o trabalho artesanal das cestarias, importantes nos cafezais, transformadas no costeiro e chapéu.

 

CARRO 3 – A Festa nos cafezais

Iaiá ouviu dizer que o trabalho árduo nos cafezais e a dor dos maus tratos eram convertidos em cantos e danças pelos escravos. No imaginário de Iaiá, a rotina nos cafezais era uma festa e, para representar isso, buscamos nos folguedos juninos a simbologia dessa catarse popular, essa manifestação folclórica rural que se originou das tradições portuguesas, africanas e indígenas. No primeiro momento, mostramos parte da rotina nos cafezais com a escultura do trabalhador moendo o Café no pilão, rodeado por flores, frutos e pés de Café. A escultura é uma homenagem ao Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, escola que compartilha conosco da mesma cor predominante em nosso pavilhão. O Salgueiro apresentou o enredo: “O negro que virou ouro nas terras do Salgueiro”, em 1992. Atrás da escultura, os atabaques nos remetem aos cânticos mencionados por Vó Iaiá, e são a base para nossas composições, os Batuqueiros dos cafezais. No segundo momento do carro, retratamos o terreiro rodeado pelas senzalas e enfeitado com bandeiras e balões juninos. No alto, o balão junino, que ostenta o estandarte de São João, um dos santos juninos, traz também nossa destaque, a Santidade junina. A fantasia dos Batuqueiros dos cafezais apresenta as cores branco, rosa e laranja, com frutos de Café bordados, além do tambor como adereço; e a fantasia da destaque Santidade junina, em tons de rosa, possui sementes de Café bordadas, e balões, fitas e estrelas enfeitando o esplendor.

Composição do carro: Batuqueiros dos cafezais.

Destaque: Santidade junina.

 




 ATO 4 – As mãos que semearam o Café.

Vó Iaiá nos conta que o Café foi semeado por mãos pretas e brancas que foram trazidas ao Brasil. Mãos estas que, muitas vezes, se uniram abertas durante os pedidos de Fé. Após a quebra das correntes dos povos pretos, as mãos brancas dos imigrantes italianos labutaram nas lavouras de Café. São esses povos que agora assumem o protagonismo da História do Café no Brasil segundo o imaginário de Iaiá.

 

ALA 11 – ALA DAS BAIANAS: A essência negra do Café.

A vinda de diferentes etnias africanas para as lavouras do Café fez nascer a nossa Fé. Vó Iaiá lembra de que ouviu de um ancião, que trabalhou nos cafezais, a respeito da forte devoção dos escravos. No braseiro da Fé, a dor se transformou em alegria; o lamento, em canção; e os Orixás africanos, em santos católicos. Para Vó Iaiá, a essência do Café está nos terreiros, sejam eles as senzalas, os cafezais ou as casas de santo. A gira dos terreiros se confunde com o girar das nossas baianas, que representam as pretas velhas e espalham o aroma do Café pela avenida. A fantasia traz a opulência do sincretismo brasileiro em diferentes tons rubros, com sementes de Café bordadas. Há três versões de cor na base das saias, que formam um degrade na passarela, representando os diferentes terreiros mencionados anteriormente.

 

ALA 12 – Festa dos alforriados.

“- Foi então que meu povo conquistô a liberdade, seu moço.” Emocionada, Vó Iaiá nos conta que sua avó morreu escrava, mas sua mãe testemunhou a quebra das correntes em 1888. Entre 1830 e 1880, o Café era o próprio escravo e cada prisioneiro preto tinha que cuidar de 14 mil pés de Café, em média. Oficialmente, a escravidão durou 356 anos no Brasil, de 1532 a 1888. Mas Iaiá nos diz que a liberdade não foi uma simples gentileza do homem branco, e sim uma conquista. Que, no século XIX, homens pretos como Luiz Gama (1830-1882), José do Patrocínio (1853-1905) e André Rebouças (1838-1898) foram incansáveis na luta pela abolição. E, após a quebra das correntes, seu povo foi entregue à sorte, mas que nunca desistiu de lutar e resistiu, através da arte, da culinária e da cultura, nas periferias e no alto dos morros. Nossa ala representa os alforriados comemorando a liberdade, ostentando o estandarte em homenagem aos abolicionistas citados anteriormente. A fantasia traz o branco da paz, o preto da pele alforriada e o dourado da realeza africana, com sementes de Café bordadas.

 

ALA 13 – ALA DAS CRIANÇAS – Imigrantes italianos.

É claro que a rotina nos cafezais teve que continuar e foi então que entraram em cena os europeus, principalmente os italianos. Vó Iaiá ouviu falar que os agricultores italianos faziam muita festa. Após a abolição dos escravos, os cafeicultores recorreram à Política de atração de imigrantes europeus, na década de 1880, vindos da região do Vêneto e Lombardia, no norte da Itália, e da Campânia e Calábria, no sul. Para representar os imigrantes italianos no imaginário lúdico de Vó Iaiá, a ala das crianças está fantasiada de Pinóchio (Pinocchio em italiano), personagem da literatura italiana, criado pelo escritor italiano Carlo Collodi em 1883. A figura do Pinóchio foi escolhida devido a fácil carnavalização e associação com a Itália. Na fantasia, que mescla as cores da bandeira da Itália com o dourado, a cor que caracteriza esta parte da nossa viagem, há bordadas sementes de Café. No chapéu, está o melhor amigo de Pinóchio: o grilo, empunhando uma das ferramentas de trabalho. Iaiá nos diz que, assim como Pinóchio perseguiu um sonho, os agricultores italianos foram movidos pela Fé de uma vida melhor.

 

CARRO 4 – O Café ergueu a Cidade Universal sob a proteção dos Santos e Orixás

As mãos pretas e brancas que vieram de longe ergueram São Paulo, a cidade universal no sentido de pluralidade étnica, cultural e religiosa. Nosso quarto carro traz o sincretismo afro-católico brasileiro dessa cidade universal, protegida por Nossa Senhora Aparecida e as bênçãos de Oxalá. Na primeira parte do carro, observamos a fiel representação da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída inicialmente entre os anos de 1721 e 1722 no antigo Largo do Rosário, em São Paulo, lugar onde o povo preto de Iaiá celebrou ritos católicos misturados com as crenças africanas. A antiga igreja foi demolida em 1903 e outra foi construída em 1906 no Largo do Paiçandu, tornando-se símbolo da resistência afro. No alto da igreja, vemos o cajado de Oxalá iluminado; e, rodeando a base do carro, as contas do Rosário, que são as luzes. A frente da igreja, nossa destaque representa A luz de Oxalá e, ao seu lado, nossas composições representam os Pretos do Rosário. Na segunda parte, vemos a representação do cortejo dos Pretos do Rosário, com suas velas e rosas brancas, trazendo o andor de Nossa Senhora Aparecida, em cima da plantação de Café, a base de toda essa pluralidade de Fé segundo Vó Iaiá. A fantasia dos Pretos do Rosário traz tons alaranjados e o próprio Rosário como adereço, tendo sementes de Café enfeitando o esplendor. A fantasia da destaque A luz de Oxalá apresenta a cor branca contrastando com o esplendor amarelado, com sementes de Café fazendo as contas das guias.

Composição do carro: Pretos do Rosário.

Destaque: A luz de Oxalá.

 



  

ATO 5 – O Café da República ao estrangeiro.

Vó Iaiá sempre acha engraçado quando lembra sua mãe dizer que o Café deixou o bule quente na época dos coronéis. O golpe dado em 1889 pela minoria escravocrata, cafeicultores do Oeste paulista, militares, religiosos e maçons, culminou com a Proclamação da República. Assim como o Império, tanto a República Velha (1889-1930) quanto a Era Vargas (1930-1945) foram financiadas pelo “Ouro verde”, o Café. O país ficou mais moderno, o mundo se rendeu ao Café e, quando vieram as crises, foi no Carnaval que o Café buscou conforto. Vó Iaiá nasceu nesse período, em 1920; e, por isso, ela sempre associa o período jocoso ao universo circense que ela teve contato quando criança.

 

ALA 14 – Curral eleitoral.

Iaiá ouviu de sua mãe que, nas áreas rurais, tornou-se comum os coronéis submeterem os moradores à vontade da minoria rica. O chamado “coronelismo” foi fundamental para a alternância de poder na política do “Café-com-leite”. E o “voto de cabresto” foi uma das formas de aprisionar as pessoas humildes à vontade dos coronéis no período da República Velha, e assim a política foi se esquecendo da necessidade do povo. Iaiá diz que, assim como no circo antigo, que usava animais para o entretenimento, o período político em questão também teve os seus personagens. Assim, a ala representa o curral eleitoral, ou seja, a área de dominância política dos coronéis, onde os eleitores eram tratados como o gado, obedecendo ao seu coronel sem reclamar, no caso, votando em quem o coronel mandava. O adereço de mão traz a frase: “Sim, senhor coronel”, que mostra a submissão do povo no período do coronelismo. Há frutos de Café no chapéu e no adereço de mão.

 

ALA 15 – Os Golpistas de 30.

Mas o bule esquentou como Iaiá disse, principalmente quando os cafeicultores e militares formaram o movimento revolucionário que levou Getúlio Vargas ao poder, com a “Revolução de 1930”, pondo fim à Política do Café-com-leite. Vargas governou de 1930 a 1945, sendo que, em 1937, através de um golpe, implantou a ditadura do Estado Novo (1937-1945). Mas, para Iaiá, os golpistas de 30 não passaram de fanfarrões, que fizeram mais barulho do que se preocuparam com a necessidade do povo. A fantasia remete ao palhaço fanfarrão, que faz barulho por onde passa batendo seu tambor, e a sigla G30 refere-se aos “golpistas de 1930”, na visão de Vó Iaiá. Sementes e frutos de Café ornam a fantasia.

 

ALA 16 – ALA DAS MUSAS: As pragas do Café.

Toda essa efervescência da política foi financiada pelo Café, mas nem tudo foram flores. Iaiá ouviu dizer que as crises vieram; e, quando não eram queimadas toneladas de sacas de Café para controlar o preço no mundo, as pragas arrasavam os cafezais no Brasil. Nossas musas representam o Bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), a principal praga do Café, com a fantasia que simboliza a bailarina, na mesma coloração do inseto e sementes de Café bordadas.

 

 

ALA 17 – ALA DAS BAIANINHAS: Carmen Miranda e o sabor do Café no estrangeiro.

Vó Iaiá ouviu dizer que o Café brasileiro foi com Carmen Miranda para o estrangeiro, na ocasião em que a artista levou um punhado de grãos como presente do Getúlio Vargas aos estadunidenses. O ato fazia parte da Política da Boa Vizinhança, uma iniciativa política criada pelo governo dos Estados Unidos, cujo presidente era Franklin Roosevelt, para se aproximar dos países latino-americanos entre os anos de 1933 até 1945. É claro que o Café brasileiro já era conhecido antes disso, mas esse ato de amizade trouxe mais notoriedade ao “Ouro verde” do Brasil. Nossas baianinhas, as cantoras do circo, representam a artista Carmen Miranda, levando o Café e a brasilidade em seu turbante para Hollywood. A fantasia traz sementes de Café bordadas, os colares de contas e os bordados característicos da baiana estilizada que Carmen Miranda personificava nos palcos.

 

CARRO 5 – Respeitável público, é hora do café-com-leite!

Chegamos ao universo circense do imaginário de Vó Iaiá, que é como ela traduz o momento político no qual ela nasceu no fim da chamada República Velha (1889-1930). Ela faz questão de ressaltar que foi o Café quem permitiu aos “palhaços” levantarem a lona para o espetáculo. Nosso quinto carro retrata justamente a divisão política que caracterizou o chamado “Café-com-leite”, durante a República Velha, onde de um lado os paulistas representam o preto do Café, e do outro os mineiros representam o branco do leite. A frente do carro, o carrossel faz alusão ao imaginário lúdico de Iaiá quando criança. Nossas composições possuem duas fantasias diferentes, o Leite na versão branca representando os mineiros, e o Café na versão preta simbolizando os paulistas, todas posicionadas em cima dos cavalos do carrossel. Ao fundo, a grande lona do circo, que foi montada pelo Palhaço, nosso destaque, que é como Vó Iaiá se refere aos políticos. Nosso destaque está posicionado em cima de um rádio, que foi o principal meio de comunicação nas décadas de 1930 e 1940. A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922 (dois anos após Iaiá nascer), mas somente na década de 1940, a rádio viveu sua era de ouro, com as radionovelas. O esplendor do nosso destaque traz o Brasão da República Federativa do Brasil, que foi concebido tendo um ramo de Café ornamentando um dos lados.

Composição do carro: Café e Leite.

Destaque: O palhaço.


 

 

 

 

 

 

 

 

ATO 6 – Carnaval com aroma de Café.

Nossa viagem pela História do Café no Brasil, a partir do imaginário da infância de Vó Iaiá, chega aos dias de hoje, dando protagonismo aos foliões esquecidos nas periferias e no alto dos morros, que descendem daqueles que trabalharam nos cafezais. Hoje, Vó Iaiá testemunha o Café, o Rei Negro do Brasil, coroar os Reis da folia: o povo, representado pelos nossos anciãos e anciãs da Casa Verde. É no aroma de Café que comemoramos o título do GRESV Leões de Casa Verde, que foi escrito na borra de Iaiá.

 

ALA 18 – Café: o negro rei do Brasil.

De tudo que Vó Iaiá ouviu quando criança, ela nos diz que o Café é o Negro Rei do Brasil, pois carrega consigo a força e o encanto daqueles que fizeram a sua história, desde os que dançaram por sua causa na Absínia aos que labutaram nos cafezais brasileiros. Iaiá fala que o Café se tornou Rei e símbolo da força do seu povo preto, que ainda hoje luta no mesmo solo onde o Café prosperou. Por isso, ele carrega a dor e a realeza desse povo, que existe e resiste no alto dos morros e nas periferias das grandes cidades. Nossa ala representa o Rei Negro do Brasil e a fantasia traz elementos que nos remetem aos principais povos que fizeram a história do Café, segundo Vó Iaiá: a palha, que vimos nas Cabras etíopes da comissão de frente; e os faisões brancos, que observamos na ala dos Alforriados (ala 12).

 

ALA 19 – As herdeiras do Café.

Iaiá nos diz que, assim como sua mãe e tantas outras mulheres pretas, ela serviu muito Café na casa das patroas brancas. Desde as amas-do-Café, vítimas da cultura escravocrata, até as empregadas pretas de hoje em dia, a realeza que sempre lhes pertenceu de direito foi renegada. “Mas hoje o preto não se cala mais!” - Diz Vó Iaiá. Por isso, hoje as mulheres pretas, que sempre tiveram negado o seu protagonismo na história do Brasil e do Café, são legitimadas como as herdeiras do Negro Rei. Isso porque quando a economia brasileira voltou-se para outras fontes e abandonou o Café, da mesma forma que o fez com o povo preto e pobre, foi no carnaval que os “esquecidos” assumiram novamente o protagonismo de sua História. Diariamente, as pretas descem os morros, põem sua melhor fantasia e se tornam as rainhas do carnaval da vida. Nossa ala representa então essas Herdeiras do Café, simbolizadas pela figura da empregada doméstica que Iaiá foi um dia, essas rainhas dos lares alheios, que trajam sua melhor fantasia para brilhar. A fantasia traz as cores da Leões de Casa Verde: branco, preto e rubro; tendo flores e sementes de Café bordadas no traje.

 

Retorno da bateria e rainha

 

ALA 20 – ALA DOS BALUARTES: Bate o pilão, vovô!

Para que possamos testemunhar a coroação dos Reis da folia pelo Negro Rei do Brasil, o Café, Vó Iaiá nos presenteia com o Café mais famoso da região, feito de maneira tradicional. Nossos baluartes homenageiam o marido de Iaiá, seu Dodô, que por muitos anos bateu o grão do Café no pilão, da forma como ele aprendeu nos cafezais. Esse conhecimento passou de pai para filho e, hoje, tantos outros da Casa Verde mantém viva a maneira tradicional do preparo do pó para a feitura da bebida. A fantasia traz a versão carnavalizada da maneira tradicional como os baluartes se apresentavam nos carnavais antigos da Casa Verde, com sementes de Café bordadas. Como adereços, temos o pilão de madeira, o utensílio essencial na cozinha africana, onde o Café é moído.

 

CARRO 6 – A coroação dos Reis da Leões da Casa Verde

Eis que é chegado o momento do Rei Negro do Brasil coroar os Reis da folia: o povo herdeiro do Café. Nosso último carro representa essa coroação, realizada no salão do “Sítio das Moças da Casa Verde”, que originou o bairro da Casa Verde, inaugurado em 21 de maio de 1913, o lugar de São Paulo onde nossa escola de samba virtual nasceu. De uma forma estilizada, reproduzimos o salão mencionado. Na primeira parte, apresentamos o brasão do GRESV Leões da Casa Verde, acompanhado das xícaras onde o Café de Vó Iaiá foi servido, trazendo nossos quatros moradores mais antigos do bairro. Na segunda parte, exibimos o troféu do nosso primeiro campeonato na LIESV, que Vó Iaiá previu na borra do Café. O troféu serve de base para nossa destaque, que simboliza O Povo Coroado pelo Negro Rei, o Café. Sua fantasia tem o verde como cor predominante, homenageando o bairro ao qual nossa escola faz parte, e tem frutos do Café bordados na base da saia. A terceira parte do carro traz nosso símbolo, o leão, rugindo em seu trono, sendo reverenciado por duas cabras, assim como as cabras abissínias reverenciaram o Café no início de nossa história. As bases do carro são ornamentadas com frutos e plantas de Café, além da mesma palha que usamos no nosso pede passagem, representando o Berço Real Africano. Nossa Velha guarda ajuda a compor o carro, usando o seu traje de gala nas cores da escola e simbolizando a História do nosso povo preto, os herdeiros do Café.

Composição do carro: Velha Guarda: História, viva!

Destaque: O povo coroado.

 

 

 

Autor/carnavalesco: Jhonathan Nogueira Martiniano. (jhonikiaio@gmail.com)

 

 

* as ilustrações apresentadas foram produzidas pelo próprio autor da sinopse e ajudam a ilustrar o que cada ato retrata. As imagens correspondem a parte do conjunto alegórico da escola.

 


1  Em amárico, significa o recipiente usado para fazer café na cerimônia tradicional.

2  Expressão que remete à Carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei Dom Manuel, no dia 1º de maio de 1500, contando sobre a nova terra, e que é considerada a certidão de nascimento do Brasil.

3  Oeste paulista, com sua “terra roxa” a partir de 1850.

4  O voto de cabresto resultou na democracia amordaçada da população mais carente pela imposição dos coronéis. Cabresto é uma palavra que vem do latim capistrum, que significa “mordaça”.

5  Medida usada pelo governo para controlar os preços do café.

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