GRESES ESTAÇÃO DO IMPÉRIO
“ OS CAMINHOS DA CAPITAL MÍSTICA DA NOVA ERA”
Tema enredo (titulo do enredo se houver necessidade)
|
“ OS CAMINHOS DA CAPITAL MÍSTICA DA NOVA ERA”
|
Carnavalesco
|
LÉO DELIBERO VIDAL
|
Autor(es) do enredo
|
LÉO DELIBERO VIDAL
|
Elaborador (es) do roteiro do desfile
|
LÉO DELIBERO VIDAL
|
INTRODUÇÃO
|
O enredo da Estação do Império é baseado na força mística da cidade de Brasília que foi inspirado no Egito. Eu vou apresentar os seus caminhos místicos da cidade de Brasília antes da sua fundação.
Um misto de mistério, aventura que marca está história, que percorrera os quatro cantos da região, conhecendo em alguns enigmas dos seus caminhos místico. Serão quatro caminhos pela história mística desta cidade, o primeiro caminho a cultura dos índios, o segundo caminho é do ouro, o terceiro caminho das agua curativa e o quarto caminho o sonho místico de D.Bosco .
|
Alas – 19 (mais a velha-guarda, que não entra na contagem)
Alegorias – 4
Tripés e/ou Quadripés – 0
Mestre Sala e Porta Bandeira – 1
Guardiões de Casal de MS & PB – 0
Destaques de Chão – 0
1° SETOR O CAMINHO A CULTURA DOS ÍNDIOS E O DIABO VELHO
A área do estado de Goiás, na área que hoje é Brasília, era habitada pelos índios Carajás, Javaés e Tapirapés que foram subjugados pelos bandeirantes, em especial por Bartolomeu Bueno da Silva que ao tentar convencer os índios dos seus poderes mágicos, ateou fogo em uma cuia de água ardente que ele dizia ser agua. E ameaçou a incendiar todos os rios se os índios não lhe revelassem as jazidas de ouro. Os índios o chamaram Anhanguera – feiticeiro ou diabo velho? Mas nem por isso disseram onde estava o ouro visita uma antiga aldeia Carajás em busca de pista, mas convencido pelo pajé a tomar uma composta por ervas da região que o leva para o mundo imaginário dos grandes Carajás
SETORES DO DESFILE
Comissão de frente- deus do Egito RÁ que teve um sonho de uma cidade em forma de pássaro
Mestre sala e Porta bandeira- Índios Carajás
1º Ala das baianas – A arte dos Carajás
2° ala índios javaees
3° ala índios tapirapés
4 ala dos bandeirantes
CARRO ABRE ALAS A DEUSA DOS INDIOS CARAJÁS
1- COMISSÃO DE FRENTE
Também conhecido como Rá, este foi o principal deus entre os deuses egípcios, é responsável pela criação do mundo e representa o Sol. Os antigos egípcios acreditavam que o faraó era a encarnação de Rá.
Mas, sobre a aparência física do deus, não havia concordância. Muitos o descreviam como tendo a face de uma ave de rapina, outros chegavam a jurar que ele se parecia com um escaravelho e assim por diante.
Vestimenta- corpo de homem cabeça de águia usa uma túnica religiosa em azul,vermelho, dourado e branco representa um sonho do paraiso de um local distante.
|
Mestre sala e Porta bandeira- Indios Carajás são primeiros habitantes desta região centro oeste deste pais eles são coloridos usa pena de arara.
Vestimenta- eles vistam penas de arara colorida até parece um arco íris.
|
2º Ala das crianças baianinhas- Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que se iniciou no século XVI. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo
Vestimenta- Vem de branco com mandalas indígena
|
3° ALA- Ala dos Javaees- São índios que vive nesta região se veste como arara azul
Vestimenta- se veste que nem arara azul com penas em azul com muitos tons
|
4° Ala Velha Guarda- Os bandeirantes é a denominação dada aos sertanistas do período colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram no interior da América do Sul em busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e a prata, abundantes na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos. O mais famoso, em especial foi Bartolomeu Bueno da Silva que ao tentar convencer os índios dos seus poderes mágicos, ateou fogo em uma cuia de agua ardente que ele dizia ser agua. E ameaçou a incendiar todos os rios se os índios não lhe revelassem as jazidas de ouro. Os índios o chamaram de Anhanguera conhecido como diabo velho.
Vestimenta- Traje tropeiro em branco, preto e bege com bandeira preto e branco e vermelho com o símbolo bandeirante
|
CARRO ABRE ALAS – kanasoe a deusa Carajás- não se sabe muito sobre ela é uma mulher peixe estilo sereia mas protege os rios e lagos da região dizem que muitos bandeirantes morreram em contato com esta deusa.
|
2° SETOR – O CAMINHO DO OURO E DA PEDRAS PRECIOSAS
O ouro desta região do pais foi descoberto na região por volta 1725, pelo filho de Anhanguera, próximos aos rios do peixe e das almas geologicamente falando é uma área muito rica em pedra preciosa como turmalinas, ametistas e aguas marinhas e muitas outras.
O ouro foi encontrado em diversos leitos de rios e algumas minas, nestas regiões surgiram vilas que ao esgotamento do precioso metal ficaram quase abandonadas.
Visitamos diversos vilarejos em busca de documentos sobre história de contrabando de ouro e pedra preciosa do século 17 desta região do Goiás.
5° ALA O METAL OURO
6° ALA O METAL PRATA
7° ALA PEDRA TURMALINAS
8° ALA PEDRA AMETISTA
9° ALA PEDRA ESMERALDA
CARRO 2 REINO DO OURO
5° ALA METAL OURO- É um metal de transição brilhante, amarelo, denso, maleável, dúctil encontrada nesta região do pais.
VESTIMENTA- ARMADURA OURO
|
6° ALA DAS BAIANAS PRATA DA TERRA- A maior parte da prata é um subproduto da mineração de chumbo e está frequentemente associada ao cobre.
VESTIMENTA- ARMADURA FEITA DE PRATA E BRANCO
|
7° ALA PEDRA TURMALINAS- Os minerais do grupo da turmalina constituem um dos mais complexos grupos de silicato quanto à sua composição química, sendo todos eles ciclos silicatos encontrada nesta região do pais.
VESTIMENTA- FANTASIA TODA VERDE- COM PLUMAS E ADEREÇO VERDE
|
8° ALA AMETISTA- A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento.
VESTIMENTA- FANTASIA VIOLETA E MASCARA DE VENEZA ROSA
|
9° ALA PEDRA ESMERALDA- É apreciada como gema e o preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, perdendo algum desse valor frequentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas.
VESTIMENTA- ROUPA VERDE DE PIERROT COM MASCARA PRATA
|
CARRO 2 O ELDORADO BRASILEIRO
El dorado é uma antiga lenda indígena da época da colonização da América e atraiu muitos aventureiros europeus. A lenda falava de uma cidade que foi toda feita de ouro maciço e puro, além de ter muitos outros tesouros na cidade.
|
3° SETOR O CAMINHO DAS AGUAS QUE CURA
Uma viagem pelas aguas do Araguaia na região de Goiás, um passeio pelas cidades ribeirinhas ao grande rio, admira a exuberante natureza com sua fauna e flora.
Na mata encontra a exótica anta e lobo guará, nas margens do rio admira os jacarés e as araras. Participa da pesca do pirarucu, ouve história de botos que engravidam mulheres, serpentes que encantam.
Come frutas maravilhosa em caldas novas se encontra com aguas que cura nas fontes termais da região, as aguas brotam da terra quente uma região que cura.
10° ALA DE PASSISTA ONÇA
11° ALA DA BATERIA BISPO LUIS MONÇADA
RAINHA DA BATERIA PRINCESA KITANA
12° ALA BOTOS
13° ALA JACARES
14- ALAS DAS ARARAS
3° CARRO AS AGUAS QUE CURAM
10° ALA PASSISTA ONÇA
MAIOR FELINO DAS AMERICAS PARENTES DOS LEOPARDOS
VESTIMENTA- VESTIDO AMARELO E PRETO
|
11° ALA DA BATERIA O PESCADOR trabalhador que vive na pesca
VESTIMENTA- índios com pele de lobo e pinturas de preto vermelho e branco
|
RAINHA DE BATERIA- PRINCESA KITANA
|
12° ALAS DOS BOTOS- São espécie de golfinhos de agua doce muito comum da região norte e centro oeste do brasil
Vestimenta boto em verde e rosa
|
13° ALA DO JACARÉ- Jacaré, também chamado aligátor e caimão, são crocodilianos da família Alligatoridae, sendo muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras.
Vestimenta roupa de jacaré em verde preto e amarelo
|
14- ALA DAS ARARAS-A arara-vermelha ou arara vermelha-grande é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá, Brasil, Paraguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas e coquinhos.
VESTIMENTA- AZUL VERMELHA E BRANCO E PENAS INDIGENAS
|
3° CARRO AS AGUAS QUE CURA- em caldas novas se encontra com aguas que cura nas fontes termais da região, as aguas brotam da terra quente uma região que cura.
|
4° CAMINHO AS PROFECIAS DE DOM BOSCO E AS MISTICAS CIDADES DO VALE DO AMANHECER E ALTO PARAÍSO
Nessa viagem arqueológica passa pela futura cidade de Brasília que segundo dizem, nasceu pela fé do nosso presidente e nas profecias de Dom Bosco que dizia que quando as aguas subissem tomando as cidades, a região que ficaria fora desta inundação seria precisamente a área do planalto central.
Visita a cidade do alto paraíso e acaba a caminhada do vale do Amanhecer, quando se depara com o cenário exótico, foi em busca dos líderes espirituais que lhe ajudaram na busca.
Eis que surge muitos sábios, magos dos quatros elementos para levar pela região da chapada dos Veadeiros trouxe a terra, do Araguaia a agua do parque nacional das Emas o ar e por último do Paranaíba trouxe o fogo que aquece os termais.
Com a tarefa cumprida o espirito do vale do amanhecer desceu numa imagem de uma mística coruja e revelou uma cidade mística que será a capital da nossa nação.
15° ALA O MAGO DA TERRA
16° ALA O MAGO DA AGUA
17° ALA O MAGO DO AR
18° ALA O MAGO DO FOGO
19° ALA O MAGO DO ESPIRITO
4° CARRO A GRANDE CORUJA MISTICA
15° ALA MAGO DA TERRA- MAGO QUE TRAZ O ELEMENTO TERRA
VESTIMENTA- MARROM E DOURADO
|
16° ALA MAGO DA AGUA- MAGO QUE TRAZ O ELEMENTO AGUA
VESTIMENTA-traje azul, branco e prata
|
17° ALA MAGO DO AR- MAGO QUE TRAZ O ELEMENTO AR
VESTIMENTA- traje cinza e prata
|
18- ALAS MAGOS DO FOGO- MAGO QUE TRAZ O ELEMENTO FOGO
VESTIMENTA- TRAJE VERMELHO E DOURADO
|
19° ALAS MAGO DO ESPIRITO- MAGO QUE TRAZ O ELEMENTO DO ESPIRITO
VESTIMENTA- VERMELHO, PRETO E VERDE
|
4° CARRO A GRANDE CORUJA MISTICA- UM RITUAL EGIPCIO CHAMADO KUNDULL QUE CRIA UMA CIDADE ESPIRITUAL JUNTO COM A CIDADE REAL.
|
Tema enredo (titulo do enredo se houver necessidade)
“ OS CAMINHOS DA CAPITAL MÍSTICA DA NOVA ERA”
Carnavalesco
LÉO DELIBERO VIDAL
Autor(es) do enredo
LÉO DELIBERO VIDAL
Elaborador (es) do roteiro do desfile
LÉO DELIBERO VIDAL
INTRODUÇÃO
“ OS CAMINHOS DA CAPITAL MÍSTICA DA NOVA ERA”
O enredo da Estação do Império é baseado na força mística da cidade de Brasília que foi inspirado no Egito. Eu vou apresentar os seus caminhos místicos da cidade de Brasília antes da sua fundação.
Um misto de mistério, aventura que marca está história, que percorrera os quatro cantos da região, conhecendo em alguns enigmas dos seus caminhos místico. Serão cinco caminhos pela história mística desta cidade, o primeiro caminho a cultura dos índios, o segundo caminho é do ouro, o terceiro caminho das agua curativa e o quarto caminho o sonho de Bosco .
BIBLIOGRAFIA
LIVRO
“ OS CAMINHOS DA CAPITAL MÍSTICA DA NOVA ERA”
Nenhum comentário:
Postar um comentário