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sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Enredo 1407 - Arre égua! Segura na mão do santin e vai

Arre égua!
Segura na mão do santin e vai


CARNAVAL 2020


ESCOLA: GRESV. Império da Formiga
PRESIDENTE: João Pedro Correia
CARNAVALESCO: João Pedro Correia
CORES OFICIAIS: Verde, branco e dourado
SÍMBOLO: Coroa imperial, formiga e louros .





ENREDO: “Arre égua!Segura na mão do santin e vai”
SETORES: 4 Setores
 ALEGORIAS: 4 Alegorias
Tripés: 3 Tripés
ALAS: 14 alas



                  A festa vai começar, pegue seu par e venha forrozear, mas caso você não tenha não precisa se preocupar, passe lá em Barbalha e beba um chazinho de Dona Socorro Luna, a cachaça de Seu Vigário e pegue no pau de Tonin com toda certeza você vai casar. Depois disso não se esqueça de passar lá em Corumbá, faça um belo andor para São João e leve ao rio para ver a sua imagem e siga para o altar. Siga para o forrozin, mas não esqueça de pedir proteção a São Pedro, porque a força do povo sertanejo, é uma força que nunca seca, que o manto de Nossa Senhora da Conceição cubra a gente.


 
Um povo que sempre buscou na fé o seu refúgio para enfrentar vários problemas, a seca como o principal. Mas não foram esses problemas que deixaram essa população triste, com a fé em Nossa Senhora da Conceição, os fogos cantam no céu e a festa está aberta. Ao cantar do galo começa os festejos juninos, vamos atrás de um companheiro para você, nessa jornada ao redor de todo o Nordeste.
            O nosso ponto de partida é a cidade de Barbalha/CE. A festa começa com a bebida da cachaça de Seu Vigário, uma cachaça bem forte e bem adocicada que deixa a pessoa bem bêbado e com aquele desejo de casar. Logo após vem a distribuição do Kit Solteirona, que dentro do seu kit vem as fitas sagradas, a oração de Santo Antônio e a casca do pau de Tonin.
          Nosso segundo ponto é a cidade de Corumbá/MS. A tradicional festa do banho de São João. Um dia antes da purificação dos andores, as flores para a decoração dos andores são recolhidas e levada à igreja para acontecer à bênção. Logo depois o andor começa a ser montado e logo depois ocorre a purificação nas águas do rio e se a mulher conseguir ver a sua imagem no rio, ela vai casar.
          Chegamos no nosso último destino, a cidade de São Pedro/SP. Uma festa que ocorrem em homenagem ao santo padroeiro da cidade, onde durante todo o período todas as simpatias são realizadas para conseguir a benção de São Pedro. A fé em São Pedro é muito importante, pois só ganha o que foi pedido com fé, porque o santo protetor ajuda para conseguir e proteger a sua casa e conseguir a sua casa. E claro um belo par para dançar cada vez mais um forró bem arrochado.





SETOR 1
Morte e vida, um contraste de um povo


Comissão de frente
A dualidade da vida
A morte e a vida sempre foram duas realidades, infelizmente, presente na vida da população sertaneja brasileira. Um dos maiores símbolos dessa dualidade é exatamente a carcaça do boi ao redor de flores (presente na cabeça no componente, formando uma máscara). A segunda parte da fantasia vai ser um costeiro verde representando a vida (feita com penas de pavão) e uma capa da cintura para baixo nas tonalidades de marrom representando a seca (feita com penas de faisão).

Tripé 1
A seca
A seca dentro da história do povo sertanejo é sempre muito presente, o medo da morte sempre presente na vida de todos, mas nunca desistindo, pois à fé nunca seca. A vegetação seca sendo uma paisagem quase que padrão, um som ecoando no silêncio, um canto quase que místico, o maravilhoso canto do sabiá que só canta quando a chuva está perto. No tripé vai está representado ao centro um grandioso sol, ao redor dele vários animais secos e formando a barra do tripé a carcaça do boi (também representado na fantasia) e ao fundo da alegoria várias árvores secas onde saindo de trás do sol uma escultura da morte e atrás dela duas pessoas rezando.


1º ala (Baianas)
Sobre os olhares de Nossa Senhora
          Nossa Senhora é vista como a santa protetora do povo sertanejo, durante a sua festa que ocorre no dia 08 de dezembro, o nordeste todo para, em virtude ao agradecimento aos pés da santa. E nada melhor para a ala das baianas, conhecidas como as mães da escola, ter esse significado tão marcante juntado ao de Nossa Senhora, conhecida como a mãe do povo sertanejo. A santa é sempre representada nas cores azul e branca, cores que compõe a fantasia com várias tonalidades, e que sempre é representada com anjos na sua vestimenta. Com isso a fantasia é composta por uma saia com rodinhas que possuem apoios por conta das esculturas do anjo, um costeiro formado por penas de faisões nas tonalidades de azul. Atrás da ala vem 20 pessoas segurando extintores de incêndio para que durante a passagem da ala vim soltar a fumaça na barra das saias das baianas para dá um efeito de céus.

2º Tripé
A anunciação
         
          Uma das principais demonstração de fé que cobre todo o sertão brasileiro com o seu manto sagrada. Sendo o nosso gigantesco pede-passagem trazendo o maior símbolo da Formiga, a nossa coroa, e o nome da escola. sendo carregada pelos anjos. Atrás da coroa vem uma revoada de anjos e na parte de trás do tripé como foco central da luz a imagem da Nossa Senhora.

2º Ala
O galo já cantou
          O povo sertanejo sempre levanta com o cantar do galo, com isso para relembrar o formato de um galo, todo o costeiro vai ser repleto de penas de galo e o cheiro tradicional do celeiro também vai está presente.  As tonalidades de de degradê amarela é representando todas as cores da pelagem de um galo.

3º Ala (Passistas)
Os fogos cantam no céu nordestino

          Antes e durante todas as festividades que abrem o período junino, os fogos ganham várias cores novas, exatamente porque todos soltam vários fogos de artifícios, desde a cor mais fria (azul) até a mais quente (vermelho). Por isso que as cores que predomina na fantasia é o azul no costeiro elevado formado por faisões imperiais, no costeiro mediano formado por faisão imperial marrom representando o solo e no costeiro rebaixado de faisão imperial vermelho. No pescoço das passistas um leque verde decorados com a imagem de cada santo junino.
Carro abre-alas
Felicidade assombrada pela tristeza

          Fugindo um pouco da tradicionalidade que a escola apresentava nos últimos anos, o carro vem juntando a simplicidade com o luxo. Um carro que ganha vida quando os 250 componentes sobem em cima dele e faz tudo ganhar sentido.
   1º Chassi e Avancê: Festividades
Na base do carro e avancê um chão todo rachado, com uma simbologia grande, pois mesmo com todas as dificuldades que a seca traz a alegria sempre está presente. Em cima do avancê vem o destaque principal do carro com a fantasia representando as decorações juninas e logo atrás em cima já do carro, vem 50 componentes representando uma gigantesca quadrilha junina logo abaixo de uma grande estrutura representando uma palhoça (nome dado ao espaço onde as quadrilhas se apresentam no estado do Pernambuco, dependendo da região pode mudar).
   2º Chassi: Choros e mágoas
Com um grande contraste com o primeiro chassi, o segundo chassi vem numa tonalidade bem sombria, com a predominância de preto, cinza e roxo. Um carro todo com várias esculturas formando uma grande ossada e tendo como parte central de todo um conjunto uma caveira toda ramificada junto com vários ossos ao seu redor. Na base do carro 180 pessoas com roupas vermelhas e pretas feita totalmente de tecido para dá um efeito de fogo e como a base da saia vai ser composta de vários ventiladores e junto com as luzes, o fogo vai ser bem real. e em cima de toda a ossada nas laterais, vai ter destaques femininos com a fantasia anjos da morte e vida.



SETOR 2
Hoje eu vou casar


4º Ala
Bem-vindos a Barbalha
          Sejam bem-vindos à cidade da principal festa em homenagem à Santo Antônio, todos os barbalhense já estão preparados para lhe receber. Mas venha correndo para pegar seu kit solteirona, beber à cachaça de Seu Vigário, pegar no pau de Tonin e o principal, beber o chá de Dona Socorro.
Significado da fantasia:
    A utilização dos tons de verde na saia e calça: Barbalha é conhecida como a cidade dos verdes canaviais, situado logo na estrada de acesso à cidade.
    Estampas da seca: Por conta da localização geográfica da cidade, que é no centro do sertão do Cariri.
    Colete superior: Com uma estampa em 3D, representando o castelo de barbalha, que representa a época do ciclo de ouro no sertão do Cariri.
    Segunda pele: Construída com poliéster, vem com estampas tradicionais indígenas, em lembrança da tribo Cariri que habitavam aquelas terras.
5º Ala
As fitas sagradas
          As fitas de devoção já então espalhadas em toda à cidade, quem quer casar pega seu kit solteirona, as fitinhas em várias cores vem no kit para amarrar no seu Santo Antônio, antes de ir beber a famosa cachaça.
    Descrição do vestido: Como o luxo, as componentes vem com um vestido de gala, que representa a riqueza da fé em Santo Antônio. Ele vem nas cores amarelo, vermelho, azul e rosa.
    Descrição do costeiro: Todo ele vem na mesma cor do vestido componente, vem representando as fitas. elas são feitas de algodão e pintadas com tinta metálica.
3º Tripé
A cachaça do Seu Vigário
          Chegue mais junto e vamos beber um pouco dessa cachaça milagrosa, que além de lhe deixar bem animado. Então a cachaça sempre é distribuída antes do chá de Dona Socorro, onde os homens bebem para se tornarem aptos a serem concebidos pelas benção de Santo Antônio. A parte cênica do tripé vem na primeira parte dois copos com a cachaça acompanhado por uma estrutura relembrando a arquitetura de Barbalha, onde vão ter várias garrafas de cachaça e na parte de cima todo decorado com bandeiras do santo. A iluminação do carro é composta com canhões de lasers verde, cor da fita da cachaça.

6º Ala (Crianças)
Cadê Jesus?
          Uma das principais simpatias que as solteironas desse enorme Brasil fazem é os famosos castigos para o santo casamenteiro, uma das mais conhecidas é a retirada do menino Jesus dos braços de Santo Antônio e só colocar novamente depois que arrumar um bom marido. A fantasia é dividida entre costeiro superior, costeiro inferior e uma manta rústica frontal. O costeiro superior vem com uma base de acetato formando um coração, principal símbolo presente em todas as imagens presentes de Jesus. O costeiro inferior todo feito de penas de galo nas tonalidades de azuis representando a noite. A manta rústica vem representando uma das principais vestimentas usada nos períodos antigos.

7º Ala
O pau de Antônio
          O pau de Tonin já foi pego e está passando pela grande cidade de Barbalha para ser hasteado com a bandeira no centro da cidade, todas as solteironas da cidade estão loucas para pegarem no pau e fazem de tudo para conseguir. A regra é clara, se encostar no pau a probabilidade de se casar é grande e se sentar no pau vai casar com toda certeza. A fantasia vem com vários nichos de faisões marrons para representar a madeira do pau, e na parte de cima do costeiro vai ter desenhos onde vai formar a imagem do pau de Antônio. Toda a ombreira do componente vai está coberta com uma estrutura que vai formar um grande arco de parábola que tem relação com o centro da praça de Barbalha, onde o pau é colocado.

2º Carro alegórico
Barbalha - A cidade do pau
          A grande festa da cidade de Barbalha, que é altamente conhecida como a cidade dos casamentos realizados pelas bênçãos de Santo Antônio. Uma das principais tradições é exatamente a fitas e as velas que são ligadas para o Santo. A barra do carro frontal vai ser coberta de lírios (as flores de Tonin) e a barra atrás da frontal também vai formar o piso da alegoria formando as velas sagradas de várias cores diferentes. A escultura central do carro vai ser uma grande imagem de Santo Antônio rodeado com detalhes medievais lembrando a cidade. O destaque do carro é Dona Socorro Luna com a fantasia A casamenteira.

SETOR 3
Foi nas águas do rio


8º Ala
Flores encantadas
          Com a fé de São João, as flores são uma das principais partes para uma das principais partes do andor que são montados na festa de São João, elas são conhecidas como encantadas, porque no mergulho do rio elas tem que formar um círculo ao seu redor para vc casar. A fantasia vem dividida em três fileiras onde cada um vem com com um conjunto de penas de pavão na cabeça e todo o costeiro repleto de penas roxas.

Destaque de luxo  (Sabrina Satã)
Purificação
          A purificação dos andores ocorrem no Rio Paraguai, onde ao entrar no rio as mulheres que querem casar torcem para ver sua imagem no rio. A nosso grandiosa musa que é um símbolo de nossa agremiação vem com uma das principais fantasias de nossa escola, representando a purificação. Todo o costeiro elevado da fantasia vai ser formada por 5000 flores azuis em várias tonalidades representando a água e o costeiro inferior formado por penas vermelhas representando o fogo.

9º Ala (Grupo Coreográfico)
Águas milagrosas
          Fazendo um conjunto com a nossa musa mestre, a ala vem representando as águas do Rio Paraguai, que de acordo com as histórias, quando a pessoa ver a sua face refletida no rio, ela vai casar. A fantasia é feita com penas de galo tingidas de azul representando as águas e toda a armação de acetato é representando os andores que entram ao rio todo ano.

10º Ala
Procissão de fé
          A fantasia vem representando um grande andor, o principal elemento da festa, onde o costeiro dela vem representando toda um arabesco dos tradicionais andores onde a função é proteger a imagem de São João, o material utilizado é acertado e ao redor várias penas de faisões em formato de fogo. Acima da cabeça vai ter uma figura de um portal santo, que cobre a imagem do santo dentro do andor.

3º carro alegórico
Corumbá, a cidade do banho
          Corumbá é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com a Bolívia. Na cidade ocorre a tradicional festa do banho de São João, onde toda a cidade fica paralisada e a festa do banho começa. toda a base do carro vai ser duas canoas que no centro de encontro vem o destaque e ao lado das canoas vem várias ondas e na frente duas pombas, na parte traseira do carro vem várias ondas formando um coração com a imagem de São João. Destaque para o efeito com água real sendo jogada na pista para dá um efeito do rio.


SETOR 4
Meu santin protetor


11º Ala
Minha casa, minha pedra
          São Pedro é conhecido como o santo protetor das casas, onde de acordo com as escrituras as casas feitas na base de pedra e com fé,  a sua casa não cai. A fantasia vai ter uma estrutura (com apoio de rodinhas) de isopor formando um corpo de uma mulher (representando a mulher de Pedro) e como costeiro já começa com uma estrutura barroca repleta de penas de faisões branco e cinza, na abertura vai ter uma grande imagem de São Pedro formando a porta de uma casa. Na base da estrutura vai ter um conjunto de iluminação marrom claro formando os efeitos de pedra, onde vai ter iluminação direta no rosto das mulheres acima.

12º Ala (Bateria)
Boa viagem
          O santin é conhecido também como o protetor das viagens, e como a bateria é a parte da escola que guia toda a escola, ela vem trazendo esse significado. O costeiro da fantasia vai ser um grande volante representando que São Pedro está no controle de tudo e no meio do peitoral uma plana com várias setas representando que ele está em todos os caminhos possíveis e na parte da cintura uma pista representando os caminhos também.

13º Ala (Velha-guarda)
Mais é preciso ter fé!
          O santin só atende quando a pessoa tem bastante fé, e nada melhor que a velha guarda para representar, pois são neles que todos os componentes da escola pedem a benção para o desfile. A fantasia das damas é um vestido totalmente verde e na saia ela toda armada em tonalidades de verde em homenagem à escola e na parte de cima uma plotagem da figura de São Pedro. E nos cavaleiros um terno todo em tonalidades de branco e no peitoral uma plotagem de São Pedro.
14º Ala
O mendigo é meu noivo
          De acordo com as mais uma simpatia, no dia de São Pedro faça uma fogueira e jogue  uma moeda de um real e no outro dia pegue a moeda e dê para um mendigo e pergunte o seu nome, pois será o seu noivo. A fantasia vai ter um costeiro de penas de pavão todo em tonalidades de marrom para representar a sujeira onde na maioria das vezes o mendigo tem, e na cabeça vai ter um chapéu de noivo com penas de galo.

1º Casal de mestre-sala e porta-bandeira
O portão do paraíso
          O grande protetor dos portões do paraíso celestial de acordo com a cultura cristã é São Pedro. A fantasia da porta-bandeira vai ser a parte frontal feita com uma estrutura de dourada que que vai ter ligação com a ombreira também bem dourada, um grande costeiro marrom e com uma saia de faisões branco e faisões dourados e marrom na base dela. A fantasia do mestre-sala onde na parte frontal vai ter uma pintura corporal igual as cores do costeiro, e no costeiro penas de faisões dourado e amarelo e uma saia verde e a barra da saia dourado e marrom. O mastro onde vem a bandeira será todo branco e detalhes em azuis.

4º Carro alegórico
O céu está aberto
          As portas do paraíso estão abertas para todos da avenida para fechar em grande estilo o desfile da Formiga, os detalhes em barroco com estruturas barrocas presente em todo o envolvimento do carro. Na parte da frente o inicio do céu com várias nuvens em verde amarelado com iluminação em neon na mesma cor, protegida pelos anjos a coroa da escola toda em dourado. Atrás uma revoada de anjos segurando lustres (que representam o conhecimento de São Pedro) e ao centro do carro as portas do paraíso. Todas as composições do carro vem com a fantasia anjos do conhecimento, onde uma fantasia com o costeiro de  asas douradas e na cabeça um lustre na segunda parte. O destaque central vem no centro da alegoria com a fantasia a Joia do paraíso representando que a Formiga é a joia do paraíso chamado carnaval.



Bibliografia

     https://www.youtube.com/watch?v=frrCQD9KmU8 (Junina Babaçu - 2018)
     https://www.youtube.com/watch?v=RQ4HGNNo18U (Junina Lumiar - 2018)
     https://www.youtube.com/watch?v=lfl0yPZLsBU (Junina Lumiar - 2017)
     http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/Joao%20Cabral%20de%20Melo%20Neto.pdf (Morte e vida Severina - João Cabral de Mello Neto)
     https://www.youtube.com/watch?v=FRdhS_j8wSY ( Documentário - Seca, conviver.. para viver)

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