G.R.E.S.V.
Império Da Formiga
PRESIDENTE
João Pedro
João Pedro
Ficha Técnica
Enredo
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Enredo:
O mítico Chico
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Presidente:
João Pedro
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Carnavalesco:
João Pedro
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Alegorias:
6 carros e 3 tripés
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Alas:
24 (sendo 1 coreografada)
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Musas:
1º - Sabrina Satã
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LIVRO
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AUTOR
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EDITORA
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ANO DE EDIÇÃO
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PÁGINAS
USADAS
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01
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Transposição do Rio São Francisco
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Francisco Jácome Sarmento
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Chiado
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2018
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Todas
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02
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Navegar é preciso - na rota dos 200 anos
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Mário Lima e Charles Northup
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2018
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Todas
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Vídeos vistos
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Título: Lendas e mistérios do Rio São Francisco
https://www.youtube.com/watch?v=RORZY_rZ9L8
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Sites consultados
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Para o carnaval 2020, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Império da Formiga, tem como proposta mostrar e defender a história do Rio São Francisco para a história e economia do Brasil. O título do enredo O mítico Chico, traz relação com a história do próprio rio, pois a população ribeirinha sempre senta ao redor de uma fogueira na beira do rio para contar as lendas e mistérios que ocorrem no rio, desde a criação pela nativa Irati até a lenda das protetoras dos navegantes. Onde, pelas mãos de quem conta as histórias, nasci arte e vida, rezando aos santos e orixás e comemorando a vida, a Império da Formiga apresenta a vocês a história do mítico Chico.
No primeiro setor, com o tema Os mistérios do rio, a Império da Formiga apresenta o início da história do rio São Francisco. Uma guerra entre as tribos nativas e os invasores brancos, infelizmente os nativos perderam guerra. A nativa Irati esperou seu companheiro, mas ele morreu, quando ela soube disso começou a chorar por meses, com isso as suas lágrimas criaram uma cascata na Serra da Canastra e dessa cascata surge o Velho Chico. O exército de nativos mortos foram transformados nos seres encantados que habitam o rio para o proteger da destruição causada pelo invasor europeu.
No segundo setor, com o tema Ribeirinhos, o povo encantado, conta a história dos principais seres míticos da cultura nativa que protege e aumenta a cultura da população ribeirinha, descendentes de Irati. Seres como o Nego d´água, a Mãe d´água e a pisadeira fazem parte do universo das lendas caboclas, mas como nem tudo são flores, o rio também é assombrado por vários espíritos maus, por isso que os navegadores utilizam as carrancas, mas infelizmente algumas pessoas morrem no rio, por isso, todos os dias de 00:00, o Vaporzinho passa no rio para recolher as almas das pessoas que morreram.
No terceiro setor, com o tema Os palmos que guiam a vida, pois ao redor das terras do rio, é uma terra bastante fértil o que ajuda no desenvolvimento da agricultura, principalmente entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Destaca-se principalmente a produção de uva no vale do rio, onde atualmente a enologia vem crescendo cada vez mais sendo responsável por cerca de 15% da produção nacional do vinho. Também se destaca a produção de manga e de milho, principalmente agora com a transposição que obteve um grande avanço levando água para o sertão. O antigo povoado de Carrapicho é um dos maiores símbolos do artesanato do rio São Francisco, localizado no estado do Sergipe, é conhecido pelo artesanato feito à base de barro, onde são criadas inúmeras peças, destaca-se na produção de arte pelo barro do Velho Chico é o grande Mestre Vitalino. Outro grande destaque para a comunidade artística do Vale, são as rendeiras, onde tecem a vida e buscam uma forma de se sustentar. Também a criação de carrancas, que além do sentido religioso também tem o sentido artístico, pois muitas pessoas vendem a arte das carrancas para a proteção dos barcos e também na produção das casas O grande mercado de São José, localizado em Pernambuco, é um grande centro cultural da arte produzida pelo Vale, onde pessoas de todo o Brasil vão comprar arte e as plantações feitas às margens do rio.
No quarto setor, com o tema Religiosidade festiva aos santos, vem contar a religiosidade, onde a 160 anos a procissão sai da Catedral Nossa Senhora das Dores e percorrem as águas do rio e homenagem a santa e o santo São Pedro, onde ocorre o encontro dos santos acompanhados por mais de 300 barcos, Além do lado católico, o rio tem grande ligação com a cultura negra, pois o rio era utilizado para o transporte de escravos para os estados mais do interior brasileiro, por isso que as orixás Oxum e Iemanjá são bastantes festejadas, principalmente no lugar onde o rio se junta ao oceano.
Explanação do enredo
Roteiro
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❏ Como uma homenagem a escola, todos os carros vão ter a coroa da escola sendo representada.
O setor representará a origem do rio São Francisco a partir da lenda da índia Irati e os seres que fazem parte do ínicio do rio. A finalização do setor será a grande serra brasileira, em referência a extensão do rio.
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Comissão de frente: ´´O clamor de Irati´´
Explicação: A origem do Rio São Francisco é mítica e misteriosa, onde de acordo com as lendas o choro de Irati pela morte do seu amor fez com que formasse uma cascata de água. Dessa cascata surge a nascente do rio, e por isso, nesse rio aparecem criaturas para a proteção da tribo contra a invasão do homem branco.
Fantasias: O conjunto de fantasias, são feitas totalmente com penas de faisão na coloração azul e suas tonalidades no costeiro, formando a força do rio, onde na parte de cima do costeiro é mais claro mostrando a água saindo do rosto de Irati e indo escurecendo até chegar no azul marinho. No corpo do componente, é uma segunda pele toda coberta de desenhos indígenas, sendo que esses desenhos são cravejados para que quando ocorra a apresentação ao módulo de jurado, eles ressaltam do corpo, dando efeito do brilho das águas.
Mestre-sala e porta-bandeira: ´´A proteção do rio - Mãe d´água e o pescador´´
Explicação:Para pedir a proteção ao rio, os pescadores levam rosas para o mar para a proteção da viagem. A entidade da Mãe d´água é representada como uma bela sereia da mitologia indígena onde ela é responsável pela proteção dos navegantes do rio. A pesca é uma das principais rendas feitas a base do rio, exatamente por isso a relação entre a Mãe d'água e os pescadores.
Fantasia: A fantasia da porta bandeira será toda em tonalidades de azul e toda feita em pluma e o seu costeiro feito de faisão natural, o ser corset será todo cravejado e será puxado para o seu pescoço e sua cabeça, onde seu apoio de cabeça será todo cravejado também é feito de penas de pavão, a sua saia será armada como uma coroa. A fantasia do mestre-sala será feita toda em rede de pesca cravejada também e seu costeiro será verde água com detalhes na parte de trás que terá a coroa da escola
Ala 1: ´´As águas do choro de Irati´´
Apresentação: As águas calmas em algumas partes e turbulentas em outras, águas onde sempre são vistas como bastantes misteriosas. Vários relatos feitos pela população ribeirinha é o avistamento das criaturas míticas nas margens.
Fantasia: Toda feita em seda azul, terá hastes de metal para ajudar no efeito, pois a ala será organizada de acordo com o tamanho do componente dando um efeito de cascata. A cor da seda mudará de tonalidade de acordo com a posição do componente, mais na frente a cor será clara e irá escurecendo.
1º e 2º Tripés e Carro Abre-alas: ´´A serra brasileira´´
Explicação:Trazendo toda a valorização da cultura indígena na costa brasileira, lugar onde corre o rio São Francisco. Com isso durante toda a extensão do carro vários índios com vários elementos de sua cultura. Além disso, a lenda da índia Irati estará sendo representada no topo do último chassi trazendo toda a sua importância de todas as mulheres guerreiras que vivem e viveram ao redor do rio.
1ºe 2º tripés: Os tripés na frente do carro abre-alas vai representar o início das serras que percorrem os percursos do rio. Ele será todo cheio de efeitos especiais. As esculturas da base dos tripés irá se locomoverem girando ao redor da base, as esculturas dos pajés na parte de trás irá girar. Além de um grande efeito de efeitos de iluminação, sairá das esculturas dos pajés uma grande quantidade de fumaça de nitrogênio com vários extintores de incêndio.
Desenho 01: Projeto dos dois tripés
presentes na frente do
carro abre-alas.
Carro abre-alas: O maior carro alegórico da escola com 95m terá um grande efeito em todos os chassis. O 1º chassi terá a coroa girando, além dela ser toda cravejada, a base do carro terá vários iluminadores que ao colocar em foco na coroa, dará um efeito de cristal. No segundo chassi vai ter um tributo ao ao grande amor de Irati, o efeito desse módulo será os sons de animais da floresta. E fechando o carro terá uma grande homenagem a deusa Irati onde ela vai vim sem nenhuma face, pois ela vai representar todas as mulheres do Brasil, o efeito do carro será as águas que cairá da face da indía Irati.
Desenho 02: Projeto do carro abre-alas,
composto por 3 partes.
Vem mostrando a riqueza das lendas do povo ribeirinho, pessoas que habitam as margens do Velho Chico, a finalização do setor será a Ilha de fogo do rio. Com isso o setor
também terá o imaginário da população ribeirinha com os seus
principais símbolos.
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Ala 2: ´´Caboclo-ribeirinho´´
Explicação: Uma pessoa que é rústica onde é a mistura que aconteceu quando a tribo foi invadida e colonizados pelos povos brancos. Por isso que eles são vistos como o povo protegido pelo rio, pois vão dá origem ao povo ribeirinho.
Fantasia: A fantasia será uma segunda pele toda estampada com desenhos da cultura indígena, o costeiro da fantasia vem nas cores verde representando a floresta e a segunda pele da calça será azul com detalhes de rio.
Ala 3: ´´Os espíritos a assombrar a meia-noite´
Explicação: Um barco que navega todas as noites nas águas do Velho Misterioso, onde ele vai pegar as almas das pessoas que tiveram sua morte nas águas do rio. Esse barco pode ter vários nomes, mas ele é mais conhecido como Vaporzinho.
Fantasia: A fantasia terá uma armação de fibra de metal formando um barco, toda a sua decoração será feita em caveira e o corpo do componente irá representar uma assombração, quando tiver perto dos módulos julgadores, os componentes irão acender sinalizadores de fumaça branca para dar o efeito de mistério.
Ala 4: ´´Carrancas - Amuletos contra o mal´´
Explicação: A carranca são criadas pela população ribeirinha para o afastamento de espíritos ruins (também conhecidos como caaporas) quando iam navegar com medo do Nego d´água. Sua aparência deformada é exatamente para os caa-poras ficarem com medo.
Fantasia: Vem representando as tradicionais carrancas presentes nas embarcações que navegam o rio. Elas serão todas em marrom com um costeiro também nas tonalidades em marrom, em suas mãos vão está um vara que vira o rosto de uma carranca.
Ala 5: ´´O caa-pora nas águas - Nego d´água´´
Explicação: Se por acaso você não quer que seu barco seja afundado por essa entidade brincalhona é bom que você leve uma cachaça e um peixe para ele. Mesmo tendo um lado negativo, ele também mata os homens maus que querem prejudicar a população ribeirinha.
Fantasia: Todos os componentes serão homens e suas fantasias serão um costeiro todo verde, mas um diferencial, é que todos os homens irão vim com suas barrigas para fora mostrando toda a sensualidade masculina. O chapéu deles serão estilo cartola, mostrando o clássico traje que o Nego é representado.
3º Tripé + Alegoria 2: ´´O misterioso imaginário da Ilha de Fogo´´
Explicação: Várias histórias sobre o rio sobre criaturas que habitam o fundo dos rios. Serpentes de fogo que habitam o rio para assombrar a população ribeirinha, com isso a Ilha de Fogo será representada com todo o seu imaginário indígena. O carro não é acoplado.
3º tripé: A base do carro vai ter várias cobras, onde em cima delas vai ter as composições do carro como cobras. A coroa da escola vai ser toda em dourado e vai girar. Da boca da escultura central de cobra vai ter fixado um lançador de fumaça vermelha.
Explicação: A mesma base que o tripé, o carro vai ter na sua parte da frente, uma grande escultura da face de uma cobra mulher, responsável pela lenda da ilha de fogo, e atrás dela vai ter todos os seus filhos. O carro contará com um grande efeito de iluminação nas cores vermelho, laranja e amarelo e com isso mostrará o fogo, além disso, muita fumaça em todo o carro.
Desenho 03: Projeto do 3º tripé +
2º carro.
Ala 6: ´´Os frutos mais doces´´
Explicação: A riqueza de biodiversidade juntamente com o avançar da tecnologia, as produções de frutas em todo o São Francisco. Por isso que a utilização de sementes transgênica fez por exemplo, a maior produção de vinhos do Brasil.
Fantasia: Toda a fantasia será repleta de frutas mostrando a riqueza do vale, o costeiro será repleto de escultura de banana, na cabeça do componente vai ter várias mangas e no corpo do componente, várias uvas representando a produção de vinho da região.
Ala 7: ´´Preparando a terra - Agricultores´´
Explicação: Responsáveis por cuidar e preparar a terra para receber as sementes para a plantação. Visão típica do roçado o homem carregando sua inchada e cheio de folhas secas grudadas em seu corpo por conta do trabalho sofrido, que no futuro tem sua recompensa quando ver suas terras ricas e cheia de vida.
Explicação: O costeiro da fantasia será todo vazado formando ramificações de milho e em sua roupa vai ter várias formigas subindo representando as pragas que eles tem que cuidar. Em suas mãos vão ter uma enchada que é utilizado para tratar a terra.
Ala 8: ´´O artesanato de carrapicho´´
Explicação: Com a criação de esculturas com base de cerâmicas também ocorrem nas margens do rio com destaque para o estado de Sergipe. Onde antigamente era utilizado como uma forma somente para decorações, só que hoje em dia é visto como uma forma de sustento.
Explicação: A fantasia vai usar apoio de rodinhas para ajudar na locomoção dos componentes, onde eles vão representar uma grande cabaça, onde ao abrir ela, vai surgir várias flores nas cores brancas simbolizando a paz.
Ala 9: ´´Tecendo a bordar - botões, linhas e fitas´´
Explicação: Uma das formas das mulheres conseguirem uma forma de sustento, é com a costura por isso que todas as vezes no entardecer, as mulheres se juntam nas varandas de sua casa e ficam costurando até o avançar das horas.
Fantasia: A fantasia é a representação de uma costeira, onde vai ter em seu costeiro vários tecidos de seda, nos seus braços vai ter várias fitas métricas e seus vestidos vão ser todos bordados com botões.
Alegoria 3: As mãos que dão a vida
Explicação: Todo o rio ao seu redor são bastante férteis, por conta da grande quantidade de fertilizantes naturais presentes na água. Com isso, várias plantações ao redor do rio são bem desenvolvidas, além de ajudar nas plantações, o rio também dá o barro que ajuda na criação de esculturas e os animais.
1º Chassi: Várias costureiras sentadas nas plantações na saia do carro, onde na frente do carro vai ter esculturas de agricultores cuidando das plantações, onde elas vão ter movimento. Na parte de trás duas mãos para cima segurando a coroa da escola e fechando o carro, vários tecidos de seda voando.
Explicação: Na base do carro vai ter vários vasos de barro onde de dentro deles sairão água, na escultura de frente do carro vai ter uma grande máquina de costura e como escultura central uma grande mão baiana preparando para costurar, fechando o carro vai ter vários tecidos de seda fechando o carro.
Ala 10: ´´A magia das sereias - Yemanjá´´
Explicação: Èérú Ìyá!!
Saudamos todos a rainha das águas sagradas, onde no Velho Chico ela é vista como uma grande sereia como a mãe do rio. Ela é sincretizada com os ribeirinhos como a Mãe d´água.
Fantasia: Toda a fantasia será bordada com linho e tecido seda, e por cima do bordado uma renda toda cravejada com vidro, seu costeiro todo feito de plumas nas cores azul e branco. Na parte de cima da fantasia, a cabeça do componente será raspada e será feita uma pintura de uma Iaô, pois Yemanjá é vista como a orixá de cabeça de todos.
Ala 11: ´´O ouro da riqueza - Oxum´´
Explicação: Salve a rainha das águas doces, Oxum, a rainha da beleza e do ouro, ela é bastante louvado no rio por conta das festas de Oxum que ocorrem durante o mês de dezembro.
Fantasia: Toda em dourado, a fantasia será um grande manto feito de plumas e com várias amarrações em seu corpo. O costeiro será feito em pena de pavão (animal da orixá) e todo cravejado. No rosto da componente terá várias joias escondendo seu rosto.
Ala 12: ´´Noivas no altar´´
Explicação: A festa de São João, onde no mês de junho, às noivas correm para as margens do rios para banhar a imagem de São João e quando as águas se tranquilizarem ver a imagem do seu noivo.
Fantasia: Uma fantasia direta ao assunto da ala, todas as componentes serão do sexo feminino e vão usar um grandioso vestido de noiva todo em branco e com um véu todo cravejado. Além disso, todas vão segurar um sombrinha que dele vai cair várias pétalas de rosas, ao abrir na frente da cabine de jurados.
Ala 13: ´´Santo Casamenteiro´´
Explicação: Salve Santo Antônio, o santo onde as solteironas correm atrás para pegarem no pau de Tonin como é conhecido. Essa tradição começou em Barbalha-CE, e chegou nas margens do Pai Chico durante a época do Brasil Império.
Fantasia: Com a ajuda de rodinhas, as mulheres vão ter uma mesa forrada de uma toalha branca e em cima dela 7 velas e uma imagem de Santo Antônio, elas vão está vestidas de roupa branca com uma leve armação. Os homens vão está com traje de pessoas da roça e vão carregar três paus de Santo Antônio pela avenida.
Ala 14: ´´Devotos de São Pedro´´
Explicação: São João dormiu, São Pedro acordou!
Os devotos de Pedro estão a caminho da fogueira para o hasteamento da bandeira durante a festa do compadrio e se tornar compadres ao redor da fogueira e na beira do rio.
Fantasia: Toda trabalhada em plumas e faisão, a fantasia mais rica da escola. O chapéu do componente será todo feito em plumas, feito se fosse um cavaleiro, as plumas serão todas em azul. No costeiro vai ser todo em vermelho, lembrando uma fogueira,e será feito com penas de faisão. O corpo do componente terá uma segunda pele que será toda cravejada formando um mosaico com o rosto de São Pedro, mesma técnica vai ser utilizada na bandeira que vai ter na mão do componente..
Ala 15 (Bateria) : ´´Violeiro a se eternizar´´
Explicação: Ao redor da fogueira, a festa começa. O ribeirinho pega a viola e começa a cantar e a mencionar as histórias que ocorrem no rio. Por isso, que eles são responsáveis por eternizar o conhecimento mítico de um povo.
Fantasia: O tradicional vestimento de um violeiro, camisa xadrez com calça jeans, e na sua cabeça um chapéu de couro. Mas a surpresa fica pelos ritmistas que na frente do módulo vão começar a tocar uma viola.
Ala 16 (Baianas): ´´Nossa Senhora do Rosário´´
Explicação: A festa do Rosário, uma das mais tradicionais festas que ocorrem no rio. Onde se chocam com as comemorações da festa da congada, por isso ela é vista como uma das partes da tríade da festa. Uma das santas mais usadas durante o ciclo do ouro, no período das santas de pau oco.
Fantasia:. A Nossa senhora irá ser uma reprodução fiel de como ela é representada. onde a sua saia será todas em plumas azuis para ajudar no efeito de girar dá um exemplo de céu. E na parte de cima vai ter um tecido de seda e elas vão está segurando uma criança. O costeiro da fantasia vai ser todo cheio de estrelas.
Alegoria 4: Um altar em devoção
Explicação: Um grande altar para a adoração dos deuses. Onde a representação será todos com detalhes em barroco em referência ao período colonial brasileiro, onde o rio serviu para a escoação das riquezas do Brasil.
Detalhes: No 1º chassi vai ter uma escultura na parte da frente do carro de Oxum e ao redor várias esculturas de Yemanjá, no meio do carro vai ter duas fogueiras em representação a Xangô e também para São João. No segundo chassi vai ter a coroa da escola e ao redor do carro vai ter vários anjos. E no último chassi vai ter vários anjos na base do carro que vai ser acompanhado por várias estruturas em barroco, e como uma escultura central, uma enorme anjo feminina.
FIM!!!!
Parabéns!
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