Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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sábado, 15 de abril de 2017

Justificativas temático 11 - Rodrigo Lopes - j4

JUSTIFICATIVAS:

·         E o samba continua sambando...

Apresentação (-0,1): Leitura prejudicada devido à marca d’água com sombra ao fundo do texto.

Argumento (-0,3): O enredo proposto é interessante, não há como não “associar” ao enredo da São Clemente 1991. As citações dos “sambas/acontecimentos” são aleatórias, sem cronologia ou espaço temporal, que atrapalham o entendimento.

Desenvolvimento (-0,3): Nomes das alas de acordo com a proposta da mesma, bem como o visual, mas faltou apuro ao tratar do nome das respectivas alas.

Exploração temática (-0,2): Faltou elencar um fio condutor, os acontecimentos soltos prejudicaram o bom entendimento.

Conjunto artístico (-0,2): Enredo criativo, desafiador.

·         Mangueira entrando

Título (-0,4) – Não me chamou atenção, apesar do duplo sentido proposto, a emoção exposta não condiz com a emoção  sentida de fato.

Apresentação (-0,1): Alguns erros de digitação e uso de gírias não explicadas prejudica a leitura.

Introdução (-0,4): Texto não apresenta de fato a proposta apresentada. Não tem como se imaginar o que está por vir apenas com esta introdução. Não causa vontade de ler o texto apesar de sua dose de humor.

Argumento (0,5): Não me convenceu na explicação da proposta, destaco apenas a cronologia que proporcionou um entendimento maior.

Desenvolvimento (-1,0): Faltou maior detalhamento das fantasias, alas, alegorias para uma boa visualização.  Acho que a fantasia da velha guarda por se tratar de um item de destaque e respeito, assim como MS e PB, deve ter maior bom gosto.

Exploração temática (-0,7): Falta de bom gosto nas descrições. O grande apelo sexual (apesar de ter sido a proposta) e os trocadilhos usados perante a descrição do roteiro e setorizações foram bem simples, soluções bem rasas e pouco exploradas.

Conjunto artístico (-0,5): Houve pouco interesse pela proposta, não consigo ver este enredo na avenida perante o que foi apresentado.
·         É o Milton Cunha Saravá!
Desenvolvimento (-0,1): Não ficou claro a “maternidade de Milton, Ora Dercy, ora Carmem Miranda. Apesar da licença poética explícita na afirmação, houve confusão ao afirmar a informação dentro do desenvolvimento  do enredo. Enredo diviiiiiiiino!
·         Carnavália

Introdução (-0,2): O texto deixa clara a proposta, porém o excesso de perguntas que induzem ainda mais a leitura da sinopse, por sua vez não delimita ao que realmente é a proposta.

Sinopse (-0,4): Sinopse conta o que aconteceu, mas deixam algumas brechas que a meu ver são contestáveis, como o porquê ela não viu as mensagens? Com tantos meios de comunicação existentes, o texto não deixa claro o afastamento do casal.

Desenvolvimento (-0,4): O roteiro explana o romance do casal, porém em sua maioria, cita fatos que não ficaram claros que seriam relacionados na sinopse. Fica claro que apenas o romance não sustentaria o enredo.

·         O tigre Ruge

Título (-0,3): Forte, porém não tem uma palavra chave que te guie até a proposta.

Apresentação (-0,1): A fonte utilizada nas letras dos títulos prejudicou a harmonia do texto e um pequeno incômodo para ler.

Introdução (-0,2): Pouca atratividade para aguçar a vontade pela leitura e uso de trechos do samba desnecessários, solução apenas para complementar, mas que não causou efeito.
              Sinopse (-0,2): Texto simples, sem mostrar algo inovador, simplesmente contou a                                        biografia da escola.
               Desenvolvimento (-0,4): Faltaram elementos especiais como bateria e ala das crianças.  Consta na descrição da escola e não está presente no roteiro. Setor da era de ouro anos 2000 contém o desfile de 1996 e 1997, apesar de estar constando na explicação destoa do título do setor.
Exploração temática (-0,2): O enredo contou sua proposta, limitando-se aos enredos da escola, não houve inovação, nem algo diferente, ou fio condutor que rendesse algo novo.

Conjunto Artístico (-0,2): Dentro da proposta não trouxe o algo a mais que se espera, ainda mais sendo um enredo que narra o surgimento de uma escola de samba até suas glórias, etc., que não foge da cronologia. A cronologia é importante, porém quando lógica demais se perde o encanto pela leitura sabendo do que veremos ali.
·         Paixão e orgulho

Introdução (-03): Mais uma justificativa que se atem em trechos de música para complementar o texto, que por sua vez é simples, mas conta a proposta em contar a chegada da escola ao Rio, diferentemente o outro enredo que contou do surgimento as glórias do tigre.

Sinopse (-0,5): A ideia de apenas citar sambas da escola empobrece a proposta do enredo.

Desenvolvimento (-0,3): Achei bem desenvolvido, porém a falta de descrição das fantasias prejudica a leitura visual do enredo.

Exploração temática (-0,2): Foi contado com cronologia e se ateve aos enredos que a escola apresentou, diferente do que havia prometido na introdução.

Conjunto artístico (-0,2): É um enredo bem construído, boas soluções de setores e alas.

·         Orfeu Negro

Apresentação (-0,5): As letras garrafais, amontoadas e o excesso de figuras comprometem a leitura do enredo, além da falta de pontuação, concordância e seguidos erros de português.

Sinopse (0,5): O enredo tem uma história bem criativa, porém a sua interpretação é prejudicada pelo embolamento de informações nela contida.

Desenvolvimento (-1,0): Foi um copia e cola da sinopse. As informações desconexas e um pouco de falta de pesquisa ao tratar dos orixás.  Roteiro muito limitado. A falta de descrição das alas e alegorias e a colocação de figuras só afirmam um pouco de desleixo com o texto que tem uma história que poderia ter sido bem melhor apresentada.

Exploração temática (-1,0): Maravilhosa temática, porém a falta de pesquisa e um maior cuidado na elaboração do enredo fazem com que quem lê o texto perca a vontade de continuar a leitura.

Conjunto artístico (0,5): Um enredo que poderia ter rendido mais. Parabenizo a imaginação da história que o enredista se propôs, mas não conseguiu realizar da forma que certamente pretendia.




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