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segunda-feira, 26 de abril de 2021

j3 - Danilo Guerra - Justificativas 16

 

Justificativas:

Enredo 1601 - A SAGA DA CLOROQUINA PATRIOTA.

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Título debochado, satírico, bem-humorado, que nos permite entender o tom crítico que o autor irá adotar em seu enredo. Nota 10.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). O autor não soube aproveitar uma boa ideia de fazer uma crítica bem-humorada com a situação do nosso país com o presidente. As coisas não ficaram claras, tudo muito jogado, desconexas. Não há uma cronologia/ordem nesta saga. Nota: 9,4.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Não possui uma apresentação limpa, é tudo muito jogado, sem seguir um padrão de formatação, com o uso demasiado de figuras. Nota 9,4.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). Novamente tudo muito jogado, ideias desconexas, falta de sequência lógica, uso repetitivo de palavras (cloroquina é uma delas), a utilização nos ditados populares ficou forçado. Nota: 8,7.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). As coisas não são claras, as ideias podem ser até criativas ou tentativas somente, mas não tem uma boa construção do todo para facilitar o seu entendimento, não tem uma ordem lógica/cronológica. O autor deveria fazer o uso das aspas “” quando ele se refere a uma crítica/ironia (Ex. Índios “vagabundos e preguiçosos” ou Nosso presidente “amado”...). É tudo, mais uma vez repito, jogado, daqui um pouco coloca a ala das baianas de Ana Amélia Lemos e Louro Jose, fantasia Senhoras do Bem, qual a relação disso??? Nota: 8,9.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). Enredo divertido (dei boas risadas, confesso), de algumas boas sacadas (a CF de frente, por exemplo), mas que poderia ter rendido muito mais (tinha muito potencial). Faltou uma cronologia para essa saga, uma ligação das coisas, transformou-se numa verdadeira colcha de retalhos, pareceu-me que o autor fez as pressas para entregar no prazo (e não me venha me chamar de “bolsominion” heheheheh). Nota: 9,5.

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Enredo 1602: O PROFETA DA GEHENA

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). O título instiga o leitor em querer saber quem é esse profeta (Giuliano Gutemberg) e suas aventuras. Nota 9.8.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). A cronologia do enredo não ficou clara na introdução, mesmo assim o autor tentou traduzir a ideia central do enredo, com uma certa lógica, por se tratar, de um enredo extremamente vanguardista. Nota: 9,3.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). O texto tem uma boa apresentação. O autor só precisa cuidar em manter o mesmo tipo de fonte e tamanho em todo o texto (por ex a introdução pq ele optou em usar uma fonte menor que as demais partes?). Sugestão: Use a formatação de texto do tipo justificado para dar um cuidado/embelezamento maior ao texto. Mas o enredo está bem dividido, está limpo, usou figuras na medida certa. Dica: Não repetir demasiadamente informações do tipo Carnavalesco, Presidente etc, concentre essas informações num local apenas, pra não poluir o texto. Outra coisa, o autor não precisa destacar coisas que não irá ter no seu desfile, ex Guardiões de Casal de MS & PB – 0 (se não vai ter não precisa dizer que não teremos guardiões), outro Destaques de Chão – 0, mesma coisa, ressalte aquilo que terá no desfile. Cuidado na escolha das figuras também. Nota: 9,7.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). Texto extremamente truncado, sem uma sequência de ideias claras, de difícil compreensão. A sinopse foi subdivida em partes e ficou posicionada junto ao Roteiro, fora de seu local habitual. Nota: 8,4.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). Roteiro muito melhor construído que a Sinopse, com todos seus elementos presentes, descritivos na explicação das alas, mas faltou uma maior descrição de fantasias, maior descrição de alegorias e dos materiais utilizados. Nota: 9,2.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). Percebe-se uma evolução do autor. Parecia estar num jogo de RPG, uma viagem delirante entre real e imaginário. O autor usou de muita criatividade, mas que em muitos momentos não ficaram claros ao leitor e requer maior atenção à Sinopse e a descrição de informações no roteiro. Nota: 9,4.

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Enredo 1603: Sambalanço – A Bossa que Dança

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Título que chama atenção por despertar a curiosidade do que se trata o enredo. Nota: 10.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). Está muito bem escrita a introdução, delimita muito bem o assunto e valorizou ainda mais o enredo. Poderia ter sido um pouco mais sintética, mas nada absolutamente que prejudique sua avaliação. Nota 10.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Texto agradável, limpo. Achei o tipo e o tamanho da fonte um pouco pequena, na sinopse foi reduzida ainda mais o tamanho da fonte (será que foi proposital ou simples esquecimento? Mas não comprometeu). Nota 10.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). Sinopse criativa, pensada/escrita, genialmente, em forma de uma letra de música do ritmo homenageado e na ordem do desenvolvimento do enredo. Parabéns aos autores que souberam sintetizar muito bem o tema na sinopse. Nota: 10.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). Tudo muito bem pensado, muito detalhamento, inclusive nas fantasias, um capricho. Os autores tiveram o cuidado com alas chaves como a dos compositores (A Mão de Ouro), passistas. Não localizei a ala de crianças, mas não é obrigatória. Roteiro muito bem escrito, bem dividido, show. Nota: 10.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). Confesso ter sido surpreendido pelo enredo, que foi me conquistando ao ir lendo em que pude conhecer esse ritmo que eu desconhecia. Não vi a bibliografia utilizada na pesquisa do enredo. Parabéns a dupla de enredistas. Nota 10.

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Enredo 1604: O Canto das Lavadeiras.

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Título poético, que poderia ter sido destacado também o Rio Jequitinhonha, para melhor delimitar o tema. Não realçou o título com letras em maiúsculo. Nota 9,9.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). Texto muito bem escrito, com clareza e de forma sintética. O autor utiliza das Lavadeiras do rio para contar a história mineira do Vale do Jequitinhonha, um ótimo fio-condutor. Nota: 10.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Boa utilização de figuras, texto com boa formatação, texto justificado que dá uma qualidade ao texto, com boas escolhas tanto no tamanho quanto no tipo de fonte. Nota 10.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). O autor fez um belo trabalho, sinopse clássica, descritiva. Nota 10.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). Roteiro foi bem elaborado, cuidadoso, detalhista. Além da descrição das alas, tinha a das fantasias tb. Foi o único, a colocar um segundo casal. Nota: 10.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). Enredo bastante pesquisado, cultural, muito bom. Nota 10.

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Enredo 1605: FOLIAS DE JUCÚ.

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). O título não me conquistou a primeira vista, causando certa estranheza, podendo induzir a interpretações erradas, o autor não soube valorizar o seu título de um assunto tão interessante e não soube delimitar melhor o Rio Jucu, não se sabia se era um pessoa, se tinha um tom pejorativo, etc. Nota: 9,5.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). A Introdução surpreendeu-me muito positivamente, pois aqui eu fui descobrir realmente do que se tratava o enredo e para minha alegria o autor soube delimitar muito bem sua proposta, de forma clara de um tema tão rico e cultural. Poderia ter sintetizado um pouquinho a parte da marujada e do bumba-meu-boi, mas nada, absolutamente, que comprometa o texto, parabéns ao autor. Nota: 10.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). O texto tem uma boa apresentação. O autor só precisa cuidar em manter o mesmo tipo de fonte e tamanho em todo o texto (por ex a introdução pq ele optou em usar uma fonte menor que as demais partes?). Sugestão: Use a formatação de texto do tipo justificado para dar um cuidado/embelezamento maior ao texto. Mas o enredo está bem dividido, está limpo, usou figuras na medida certa. Dica: Não repetir demasiadamente informações do tipo Carnavalesco, Presidente etc, concentre essas informações num local apenas, pra não poluir o texto. Outra coisa, o autor não precisa destacar coisas que não irá ter no seu desfile, ex Guardiões de Casal de MS & PB – 0 (se não vai ter não precisa dizer que não teremos guardiões), outro Destaques de Chão – 0, mesma coisa, ressalte aquilo que terá no desfile. Soube escolher melhor as figuras. Nota: 9,8.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). A sinopse foi subdivida em partes e ficou posicionada junto ao Roteiro, fora de seu local habitual. Nota: 9,7.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). O roteiro é bem feito, requer atenção em pequenos detalhes, como no maior detalhamento de fantasias, de matérias e elementos das alegorias. Nota: 9,6.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). O enredista surpreende em trazer um tema sobre a cultura regional e soube desenvolver muito bem, precisa ficar atento a alguns detalhes, principalmente na confecção da Sinopse e no maior detalhamento, mas no geral evoluiu muito. Nota: 9,5.

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Enredo 1606: Como é que pode umbu ‘se’ tão gostoso

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Título deixa muito a desejar, com duplo sentido, de conotação sexual, chulo, como não pode dar menos nota, fica barato. Nota: 9,0.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). O autor ser citado no texto da introdução é super vanguardista kkk. A introdução é bem escrita, apesar do trocadilho do título ser chulo, um tanto rala demais. Nota: 9,6.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Texto justificado daria mais qualidade ao texto, mas tem boas soluções de cor, de escolha da fonte e do seu tamanho. Apresenta poucas figuras que não poluíram o texto. Nota 9,9.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). Texto debochado, escrito de forma peculiar do autor (ou seria autora kkk). Algumas coisas bem repetitivas, chave pra cá, chave prá lá, umbu pra cá etc, outras difíceis de compreender heheheh, mas no geral é bem-humorado. Nota 9,7.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). O roteiro é ralo, peca na descrição de algumas fantasias, nos materiais e nos elementos das alegorias. Nota 9,3.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). O ENREDO é leve, debochado, criativo, mas o tema poderia ter sido mais pensado (preguiça né “mor”), explorado, mais descritivo, mais pesquisado. Não colocou a bibliografia utilizada. Conheço a Tartalla de outros carnavais hahahaha e ela parece que não quer ganhar essa bagaça. Nota: 9,5.

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Enredo 1607: A história das penas do nosso carnaval.

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Título bastante direto que merecia um pouco mais de criatividade, faltou maior inspiração ao autor. Não realçou o título com letras em maiúsculo no texto. Nota: 9,6.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). Apesar do autor delimitar o tema na introdução, achei repetitiva (pena, pena, pena, pena, pena) e simplória demais. Nesta parte não faltou o “te”? (“Penas pra que te quero”). Nota: 9,6.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Tem boa apresentação, limpa. O autor esqueceu de formatar todo o texto da sinopse com o justificado (não que seja obrigatório, mas já que começou), idem ele fez com o roteiro, uma parte estava justificada e outra não. As figuras centralizadas valorizam mais o texto a minha opinião. A logo do enredo, que é bonita, parece ser sobre a arte plumária indígena tão somente. Nota: 9,8.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). A Sinopse não é criativa, faltou maior inspiração, maior pesquisa, parecia que estava lendo um livro de biologia ou a Wikipedia, não tinha um fio condutor. Não vi as estolas e leques de plumas fantasias comuns no carnaval. Nota: 8,7.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). O roteiro é bem dividido, proporcional, mas senti falta de alguns elementos tradicionais do carnaval, a Velha Guarda, os Passistas, os Compositores, as Crianças e de um maior detalhamento de elementos (Ex alegoria 5 vão vir os destaques e o que mais? O símbolo da Apoteose para representar que é do carnaval, máscaras carnavalescas, faltou o autor detalhar mais). Destaco o 6º e último Ato que é parte mais criativa e inspirada no que se refere a nome das alas. Novamente o autor se tornou repetitivo e cansativo (a explicação das partes é uma colagem tal qual da sinopse em muitos casos), com algumas soluções não tão felizes (não consigo visualizar a fantasia da CF por ex., a ala da decoração em ocas). Nota: 9,2.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). O tema enredo é bastante frágil, de difícil de carnavalização e que faltou maior inspiração e criatividade para ser desenvolvido. Nota: 9,3.

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Enredo 1608: Festa da Penha.

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Simples, direto. Deu destaque ao título com o uso de todas as letras em maiúsculo. Nota: 9,9.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). Ficou muito bem delimitada a setorização do enredo, de forma clara, lógica, cronológica. Nota: 10.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Por coerência, vou repetir os mesmos pontos levantados dos enredos do autor pq eles estão presentes. O texto tem uma boa apresentação, mas o autor só precisa cuidar em manter o mesmo tipo de fonte e tamanho em todo o texto (por ex a introdução pq ele optou em usar uma fonte menor que as demais partes?). Sugestão: Use a formatação de texto do tipo justificado para dar um cuidado/embelezamento maior ao texto. Mas o enredo está bem dividido, está limpo, usou figuras na medida certa. Dica: Não repetir demasiadamente informações do tipo Carnavalesco, Presidente etc, concetre essas informações num local apenas, pra não poluir o texto. Outra coisa, o autor não precisa destacar coisas que não irá ter no seu desfile, ex Guardiões de Casal de MS & PB – 0 (se não vai ter não precisa dizer que não teremos guardiões), outro Destaques de Chão – 0, mesma coisa, ressalte aquilo que terá no desfile. Nota: 9,8.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). A Sinopse feita num texto único e não juntamente com o roteiro, facilita a sua leitura. Nota: 9,7.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). Roteiro com todos os elementos presentes. Faltou um maior detalhamento das fantasias, dos materiais e elementos utilizados. Cuidado: O Mestre-Sala e Porta-Bandeira não fazem parte de 1 Ala. Nota: 9,8.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). O enredista surpreendeu em trazer esse tema, seu melhor enredo neste concurso. Enredo muito bem construído, cronologicamente pensado, parabéns ao autor, requer um cuidado maior em pequenos detalhes (principalmente na Sinopse), mas a evolução do autor é incrível! Nota: 9,8.

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Enredo 1609: BRASIL CAFÉ: A HISTÓRIA DO NEGRO REI

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Tem uma pequena dubialidade no título (se o enredo irá tratar da história do café em si ou sua história no Brasil especificamente), mas com a leitura da Introdução, ela se desfaz rapidamente (coerência com o enredo). Cuidado ao detalhe: Valorização ao título do enredo, na parte “A História do Negro Rei” deveria ter sido escrita em maiúsculo, pelo menos a primeira letra de cada palavra para valorizá-lo e não tudo em minúsculo como foi escrito. Nota: 9,9.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). A Introdução / Justificativa delimita o tema (apresenta a história do Café no Brasil) através de um criativo fio condutor utilizado pelo autor para narrar o enredo (“segundo o imaginário lúdico de Vó Iaiá, a baiana mais antiga da Casa Verde”). Cuidado: Como se trata de apenas um único parágrafo (texto curto) a repetição da mesma palavra me incomodou bastante, tente usar sinônimos, enriquece o texto (Ex. de repetições de palavras: histórias, sua mãe, memórias, Hoje, Negro Rei). Nota: 9,9.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Texto com uma apresentação limpa, com excelentes configurações do autor, seja de tamanho de fonte, tipo de fonte, coloração de fonte, espaçamentos, texto justificado (o que eu, particularmente, acho muito agradável, mostra o capricho, esmero, cuidado do autor), o que facilita a sua leitura. Inserção de poucas figuras, apenas os desenhos de alegorias foram colocados, o autor poderia ter feito o uso desse recurso para ilustrar um pouco mais o seu enredo, mas não comprometeu em nada. Nota 10.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). O autor faz uso sagazmente de uma forma de linguagem própria, simples-brejeira, ao personagem fio-condutor da história brilhantemente, humanizando a mesma (a ideia de colocar ao longo de todo o texto o sujeito em discordância com seus complementos e, principalmente com os verbos foi genial, 1 ex: os homem branco dizia). Utiliza de legendas de palavras no rodapé do texto o que facilita a leitura e o seu pronto entendimento. Logo no início do texto, ao mesmo tempo que o personagem diz “...Vô abrir a janela cadiquê tá saindo um”, ela também diz: “Sente como é bom esse aroma que perfuma a casa”, se ela for abrir a janela o aroma do cheiro do café, que é uma coisa boa, irá cessar, não há uma divergência/contradição de ideias aqui? Repetição de mesma palavra muito próximas uma da outra (aroma). Era melhor ter citado o nome da antiga colônia de Guiana Holandesa, pois somente passou a ser conhecido como Suriname, em 1975, após a sua independência, isto é, bem mais recentemente (mas é somente uma observação, não haverá desconto aqui por causa disso). Nota: 10.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). Roteiro muito bem escrito, descritivo, muito caprichado, parabéns ao autor. Gostei muito da fantasia do casal e de seus guardiões (Terra roxa e a Flor do Café, e os semeadores), passistas (Panhadoras e peneiradores do Café), entre outras, percebe-se o cuidado/atenção do autor nos detalhes, muito bom. Nota: 10.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). Enredista está de parabéns em trazer um enredo clássico muito bem formulado, estruturado, agradabilíssimo de lê-lo. Com uma bela ideia de fio-condutor, uma sinopse genial, criativa, e um belo roteiro bem elaborado, bem descritivo e pesquisado. Nota: 10.

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Enredo 1610: URIHI - UM CONTO YANOMAMI

Quesito: Título do Enredo (notas entre 9,0 e 10). Título instigante, que desperta o interesse em querer ler o enredo, delimita o tipo de enredo, neste caso, indígena. Nota 10.

Quesito: Introdução (notas entre 9,0 e 10). Introdução muito bem escrita, direta, descritiva, impulsiona o leitor ainda mais o interesse em continuar lendo o enredo. O autor traz a cronologia que ele vai seguir de forma clara, tem um início, um meio e um desfecho clássico, positivo, tudo muito bem pontuado e com a delimitação dos seus setores, você já consegue visualizá-lo na avenida. Para mim o 1º parágrafo já bastava, o segundo parágrafo poderia ter sido mais sintético, mas nada, absolutamente, que interfira na qualidade do texto, só uma questão pessoal. Nota 10.

Quesito: Apresentação (notas entre 9,0 e 10). Texto com uma apresentação limpa, com excelentes soluções do autor, seja de tamanho de fonte, tipo e coloração de fonte, espaçamentos, texto justificado (o que eu, particularmente, acho muito agradável, mostra o capricho, esmero, cuidado do autor), o que facilita a sua leitura. Inserção de figuras e desenhos muito bem escolhidos/apropriados o que valoriza ainda mais o texto. Nota 10.

Quesito ARGUMENTO: Sinopse (notas entre 5,0 e 10). Texto muito bem escrito numa forma mais poética, que seguiu a linha cronológica traçada na Introdução. Poderia ter usado um glossário para facilitar a leitura e o entendimento de algumas palavras (ex. nirvana imanente, xapono, wixia, hekuras, Xapirípë, napëpë, Xawara, Kopanawa), mas isso não desqualifica em absolutamente em nada o resultado. Nota: 10.

Quesito DESENVOLVIMENTO: Roteiro (notas entre 5,0 e 10). O capricho nos detalhes do autor impressiona, a preocupação na colorímetria, no uso de materiais e soluções, mostra o cuidado do todo. Colocar a bateria de “sinfonia da floresta” é muito perspicaz, gosto muito deste tipo de atenção em todas essas minúcias, essa sagacidade, está de parabéns. O uso dos desenhos das alegorias valorizou ainda mais o roteiro. Atenção: dar aquela última revisada (ex: grande cora? Deve ser grande coral. Outro caso: “As plantas existentes em urihi, estão representadas na ala 5 do desfile...” mas estamos na ala 4, a ala 5 são as crianças que representam os animais, ficou confusa essa parte a escrita. Na mesma ala 4 o adereço de cabeça é são flores, temos um probleminha de concordância singular/plural. A Ala 5 inicia “A quarta ala retrata”). Não localizei a presença da Velha Guarda (poderia ser tranquilamente “os senhores celestiais”), nem da Ala de Compositores (mas acredito não ser obrigatória) no roteiro do desfile. A observação de usar penas artificiais no desfile muito pertinente ao tipo de enredo proposto. No geral achei um roteiro muito bem construído, bem pensado, bem estruturado, gostei bastante. Nota: 9,9.

Quesito EXPLORAÇÃO: Conjunto e Criatividade (notas entre 0,0 e 10). Enredo clássico, de um tema atual, pertinente, de alerta, com uma mensagem positiva no final, excelente, levaria ele tranquilamente para avenida (e ainda poderia tentar um patrocínio junto ao governo estadual ou internacional, hehehe). 1 Curiosidade: A escola vem com 2.000 ou 3.000 componentes? O autor está de parabéns. Nota 10.

 

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