Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Justificativas Sexta-feira - J2- Rhamon Quaresma

OSUANLELE


IMPRESSÃO – 9 , 9 O visual do texto estava agradável , mas , foi usada apenas uma imagem ao fundo . O autor poderia ter se aproveitado melhor de outras figuras .
DESNVOLVIMENTO – 9 , 8 Foi montada uma boa setorização para o desfile; de qualquer forma , ficou a impressão de que faltou uma melhor explicação em alguns pontos . Na comissão de frente o autor não explorou como seria o desenvolvimento da mesma . Não se trata de uma cobrança por coreografia e sim pela continuidade do que nos foi apresentado .
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA – 9 , 9 O autor conseguiu trazer um personagem pouco conhecido e transformou isso em enredo . Informações importantes foram passadas de uma forma leve e interessante . A comissão de frente destoou do restante do desfile .
CONJUNTO – 9 , 9 Parabenizo o carnavalesco pela abordagem do enredo . Apesar de ser um tema biográfico houve um cuidado para que não se tornasse comum demais . Parecia haver uma certa pressa em encerrar o desfile , e isso foi sentido durante a leitura .



NOVA ORDEM MUNDIAL

IMPRESSÃO – 9 , 8 O autor usou o vermelho como fundo do texto . A escolha da cor ( mesmo sendo a cor do Salgueiro ) não funcionou bem . Além disso , mais uma vez  , algumas palavras apresentaram erros crassos de português .
INTRODUÇÃO – 9 , 8 A introdução não conseguiu transmitir de forma clara o seu propósito .
ARGUMENTO – 9 , 8 A sinopse apresentada mais uma vez se mostrou confusa . Outro ponto destoante foi a introdução com a música Ideologia . Não houve nenhuma ligação entre ela e o enredo .
DESENVOLVIMENTO – 9  O autor não conseguiu desenvolver com clareza a sua história . Não houve sincronia entre a sinopse e o desfile . Alas e carros avulsos ( como o carro nº 6 ) se mostraram deslocados do restante da apresentação .
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA – 9 O desfile se mostrou como um emaranhado de temas soltos . Não houve ligação entre os setores que explicasse a sua presença (dos temas ) ali .
CONJUNTO -  8 , 5  É louvável que o autor tenha escolhido um tema pouco explorado . Mais uma vez reitero a ausência de um fio condutor e uma explicação convincente para desenvolver todo o desfile .


O GRANDE TERREIRO BRASIL

IMPRESSÃO – 9 , 8 Boa impressão visual com alguns erros de português .
INTRODUÇÃO – 9 , 8 Introdução resumida , correta . Não conseguiu despertar interesse pelo tema que foi apresentado .
ARGUMENTO – 9 , 7 A sinopse se mostrou problemática devido ao seu tamanho extenso . O enredo foi bem explicado mas não houve um sentido em criar uma sinopse daquele tamanho .
DESENVOLVIMENTO – 9, 6 O autor não conseguiu transmitir sua ideia de forma clara e convincente . O desfile tinha exatamente as mesmas palavras da sinopse .
EXPLORAÇÃO – 9 , 6 O tema foi bem explicitado . O autor não deixou claro se o enredo se tratava da história dos negros vindos para a Bahia ( tema excessivamente comum ) ou sobre os orixás ( outro tema mais comum ainda ) . Faltou cuidado maior em relação a clareza de ideias e propostas .
CONJUNTO 9 Parabenizo o carnavalesco pela boa vontade em montar todo o texto e apresentar nos . Mais uma vez reitero os problemas já citados em outros quesitos e que justificam os meus descontos .





SANTA CRUZ

TÍTULO – 9  Título comum e que não aguça a curiosidade dos que leem .
IMPRESSÃO – 9 Texto completo em caixa alta ( letra maiúscula ) . Não houve preocupação alguma com o tamanho das letras , fontes , pontuação e até mesmo o uso de gravuras .
INTRODUÇÃO – 9 O autor não deixou claro se o texto abaixo do título seria a introdução ou a sinopse , já que não há nada que o identifique de tais maneiras . Levando em conta que seja uma introdução , o texto parece ter sido tirado de algum site e colado ao enredo . A falta de pontuação prejudicou o entendimento .
ARGUMENTO -  8 Por falta de esclarecimento por parte do autor , a justificativa da introdução serve para o argumento .
DESENVOLVIMENTO – 7   Não foi possível julgar a totalidade do desenvolvimento do enredo . Não houve qualquer explicação sobre alas , carros e setores .
EXPLORAÇÃO – 7 , 1  O autor não conseguiu desenvolver sua proposta . Faltou explicação , faltou aprofundamento e uma linha que unisse todos os elementos necessários a um bom tema .
CONJUNTO – 7  Infelizmente o autor não obteve êxito em sua proposta . A sensação de vazio e dúvidas em relação ao texto prevaleceram durante toda a leitura . Sugiro ao autor que faça um balanço sobre seus enredos e tente se aprimorar nas próximas vezes .

TERRA MÃE



TÍTULO – 9 , 9 Título pouco atrativo e comum .
ARGUMENTO – 9 , 8 Sinopse extremamente longa e cansativa . O que foi escrito ali já estava apresentado durante o desfile .
DESENVOLVIMENTO – 9 , 9  O autor conseguiu sintetizar muito bem todo o espírito da Bahia . Perde um décimo por se alongar demais na introdução das alas .
EXPLORAÇÃO – 9 , 9  O enredo foi bem explorado . Mais uma vez cito os mini textos que antecediam as alas e acabavam cansando. As figuras deram uma leveza e uma dinâmica ao texto .




VALESCA – A ESTRELA QUE IRRADIA AMOR
TÍTULO – 9  Título clichê e pouco criativo .
ARGUMENTO – 9 , 8  O autor usou de elementos poéticos para tentar preencher a sinopse e torna lá mais atraente ; infelizmente não surtiu efeito .
INTRODUÇÃO -  9 , 8  A justificativa que apresenta o enredo não conseguiu explicitar o motivo e a necessidade da homenagem . O texto foi apresentado em um tom de biografia e poesia , o que não deu muito certo.
DESENVOLVIMENTO – 9 , 7  O desfile teve as mesmas características da sinopse e justificativa . O texto usado no início foi longo e se tornou repetitivo durante o desfile . O autor preocupou se em potencializar as “ qualidades “ da cantora e simplesmente colocou frases de efeito nas alas e carros sem qualquer explicação sobre as mesmas , com algumas exceções como a ala 13 . Faltou um cuidado e um capricho no desenvolvimento .
EXPLORAÇÃO – 9 , 6  O carnavalesco tentou dar a homenageada uma relevância maior do que ela tem . A falta dessa relevância cultural acabou fazendo com que o tema soasse forçado  e cansativo . Não houve uma ligação consistente entre os setores . As partes foram sendo apresentadas de forma fragmentada e pouco criativa .
CONJUNTO -  8 , 8 Parabenizo o autor pela tentativa de fugir do lugar comum e aproveito para destacar a pouca expressividade da homenageada em relação a necessidade de um desenvolvimento para o desfile .

PRETO E BRANCO

ARGUMENTO – 9 , 9 A sinopse se apresentou longa e repetitiva .
DESENVOLVIMENTO -  9 , 8  A comissão de frente se mostrou confusa ; reli duas vezes e ainda não consegui entender . As alas se desenvolveram melhor que as alegorias . Houve a falta de uma saída mais criativa , principalmente no carro 2 .
EXPLORAÇÃO -  9 , 9 O carnavalesco conseguiu desenvolver seu enredo de forma correta . Nota se que houve uma intensa pesquisa e isso se refletiu durante a apresentação . As ressalvas ficam com a comissão e as alegorias ( já citadas anteriormente ) .
CONJUNTO – 10  0 10 não deve ser visto com surpresa para esse quesito e nesse enredo . Descontei alguns décimos nos quesitos anteriores , mas , avaliando a totalidade e o esforço do enredo ele merece uma nota máxima . As questões citadas sobre alegorias e comissão não tiraram o brilho do restante da apresentação .




NOBRES CASAIS

ARGUMENTO – 9 , 9 A sinopse gigantesca se mostrou cansativa . Seria possível montar uma sinopse com apenas  3 parágrafos .
DESENVOLVIMENTO – 9 , 8 O autor conseguiu equilibrar bem o seu desfile. A concepção foi feliz , mas , a repetitividade das alegorias se mostrou presente , como nas alegorias 1 e 4 ( ambas eram castelos ) . Alguns erros de português também se fizeram presente .
EXPLORAÇÃO – 9 , 9  O tema foi bem explorado e o autor sobe contar sua história . Os problemas das alegorias ( citadas acima ) justificam o décimo perdido .
CONJUNTO – 10  Pelo conjunto do enredo e pela forma como foi abordado .



É A D’ QUINTA ADOCICANDO A AVENIDA

TÍTULO – 9 , 9 Título pouco criativo  e pouco chamativo .

DESENVOLVIMENTO -  9 , 9  Houve um bom equilíbrio durante o desfile . A comissão de frente ( julgando o que nos foi apresentado ) se mostrou confusa devido à entrada do símbolo da escola . Faltou uma complementação à apresentação .

CONJUNTO – 10  O autor conseguiu sucesso com o seu enredo . Foi gratificante ver a ala das baianinhas no desfile ( algo pouco lembrado em outros enredos ) e a ala dos compositores vindo com uma mensagem tão cativante ( confeiteiros do samba ) . A alegoria 2 se apresentou interessante e criativa .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores