12º CONCURSO BRASILEIRO DE ENREDOS
- TEMÁTICO
Justificativas -
Pedro Ivo Velozo
Enredo: TODAS
AS VIDAS DO FELIS CATUS – O PET FAVORITO DO HOMO SAPIENS!
Título: 10,0
Muito bom. O uso do Latim nos
dois elementos do título foi brilhante.
Apresentação Gráfica: 10,0
Introdução: 10,0
Sinopse: 10,0
Roteiro: 9,7
Excelente roteiro, fruto de boa
pesquisa, desenvolvido com criatividade e
apresentando belas fantasias e alegorias espetaculares. Considero,
porém, que o desfile poderia ser mais curto e há algumas coisas que têm relação
com o tema, mas não são interessantes, curiosas ou importantes o suficiente
para aparecerem em uma ou mais alas. Não acho boa ideia cadeirantes (ala 26)
desfilarem com certidões onde se lê “nulo” ou “falsificado”. Apesar do sentido
da ala, não sei que mensagem passaria ao público. Não entendo por que (no
último setor) colocar Pierrô,Colombina e Arlequim podendo lembrar Carnaval sem
utilizar algo tão clichê, em um setor bonito, que termina em grande estilo o
desfile e com uma belíssima alegoria.
Os descontos: Baianas – Maneki
Neko. Baianas de quimono, com leque e sombrinha. É inacreditável, mas é isso
que está escrito! (-0,2). O Setor 4 é uma confusão: Culto a Freya, Árabes
(vestidos de árabes), um papa, (Inquisição) camponeses medievais com tochas e
sacos, Caça às bruxas (baianinhas lindinhas e fofas fantasiadas de Dona
Clotilde, personagem de Chaves) seguidas por “Crueldades Elisabetanas” e “Peste
Negra” e outra ala de crianças com guloseimas e doces, gatos e coroas... O culto a Freya não tem relação com os árabes
que vêm a seguir e homens vestidos de árabe não representam a relação dos
muçulmanos com gatos ou a afeição de Maomé por esses animais, o papa à frente
de camponeses não representa a perseguição aos gatos pela Igreja medieval, as
crianças vestidas de Dona Clotilde não representarão a caça às bruxas e serem
seguidas pela ala “Peste Negra” não melhora nada e não dá para entender por que
depois da peste aparecem mais crianças lindas, coloridas, festivas (-0,1) (Não
parece a 18KLT’s). Curiosamente, é um setor bonito, com fantasias maravilhosas,
um tripé deslumbrante e uma das mais belas alegorias (É a 18 KLT’s!) e passando
na avenida, agradaria. Lendo o texto, tudo faz sentido, mas a leitura visual do setor é impossível.
Este é um roteiro fantástico para um grande
desfile, com todas as qualidades para agradar ao público: é divertido, rico,
colorido,repleto de momentos belíssimos. Parabéns!
OBS.: A palavra “pregressa” está
usada inadequadamente, pois o setor apresenta coisas que ocorrem, ainda, no
presente.
Exploração Temática: 10,0
Conjunto Artístico: 10,0
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Enredo: O amor é uma equação: a jovem Delta e o galã Báskara
Título: 10,0
Apresentação Gráfica: 10,0
Primorosa. Limpa, correta, bom
gosto no uso de cores, fontes e imagens. Perfeita.
Introdução: 10,0
Sinopse: 10,0
O autor criou uma história muito
simples (“todas as histórias de amor são iguais”) e certamente poderia ter
apresentado mais fantasia, suspense ou peripécias dos personagens, mas foi tão
habilidoso e criativo na elaboração de metáforas e metonímias a partir de
ideias ou elementos da Matemática na construção da narrativa, que outra nota
seria injusta. Sinopse maravilhosa, muito bem escrita.
Roteiro: 9,7
O roteiro é muito bem estruturado
e há delicadeza, bom gosto e leveza em cada ala, sugerindo, sem muito esforço,
um desfile bonito e poético. O autor foi muito “econômico” em descrições de fantasias e alegorias, o que
prejudica a avaliação. Começando já na Comissão de Frente, descreve a dança,
mas não informa fantasias, cores ou outros elementos visuais e na Alegoria 1
informa o sentido e alguns elementos,mas não a forma do
carro,cores,decorações,componentes... Há alas, como a 3, em que a informação “fantasia de sacerdote”
não define o que se verá. Na Ala 17 “Fantasias semelhantes as duas
anteriores...” não faz sentido, porque as anteriores são de marinheiros
esfarrapados e Delta como enfermeira (julgo que houve uma mudança na
localização dessas alas que passou despercebida) e vários outros casos em que a
falta de descrição mais detalhada das fantasias dificulta a visualização do
desfile. O Setor 5 é o mais prejudicado, embora o desfile termine com uma
alegoria que pode ser maravilhosa.
Exploração Temática: 9,9
Julgo que as qualidades que
destacam positivamente a sinopse não se materializam visualmente no desfile e
alguns momentos ficam abstratos, embora possam ser belos. Certamente o detalhamento das fantasias e de outros
elementos resolveria isso.
Conjunto: 9,8
A leitura deste enredo é
prazerosa, é uma proposta para um desfile bonito, correto, mas sinto que faltou
algo que causasse impacto, algo para deslumbrar, emocionar o público que
assistisse a esse desfile (Bem Maria Augusta: “Não empolgou”), embora haja nele
momentos de grande beleza e lirismo, sacadas interessantíssimas. Parabéns!
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Enredo: O Samba é meu pastor e nunca me faltará
Título: 10,0
Apresentação Gráfica: 10,0
Perfeita! Um show!
Introdução: 10,0
Texto fantástico! O autor deu um
“samba” (à Rosa Magalhães) no enredo encomendado. Brilhante.
Sinopse: 10,0
Roteiro: 9,6
Mais um enredo espetacular de
Fábio Granville sobre o universo do Carnaval. Seguindo a fantástica sinopse o
roteiro é igualmente inteligente e criativo: a divisão de setores e alas, os
subtemas de cada ala e alegoria, os títulos maravilhosos de cada um desses
elementos... Simplesmente perfeito. Lamentavelmente (para nós) o autor optou
por não descrever fantasias, adereços e alegorias. Destaco o fato de em nenhum
momento ele perder o mote da encomenda recebida e em tudo fazer referência a
elementos religiosos, embora tratando do Carnaval. Os descontos devem-se à
impossibilidade de uma leitura visual de muitas alas que sem uma descrição de
fantasia tornam-se abstratas, embora apresentando significado pertinente e
títulos criativos e bem humorados.
Exploração Temática: 10,0
Conjunto Artístico: 9,8
Este é um enredo elaborado com
competência de mestre, por um veterano com vários títulos e sempre bem colocado
em todas as edições deste Concurso que disputou e que sabe o encanto e os
pontos fracos deste trabalho nos termos desta competição. A quase ausência de descrições de fantasias e
os poucos elementos apresentados (em termos de formas, decorações, fantasias de
componentes) nas alegorias prejudica o julgamento por permitir leituras
diferentes para cada julgador ou leitor: “A Bateria representará o pano da
nossa alma que é marcada pelo samba”, “Esta ala representará os fiéis que vão
aos ensaios toda semana...” ou “ Amor ao Samba”,por exemplo, não explicam o que
se verá no desfile.
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Enredo: Mestre Vitalino ou Sidney Magal, soltando um barro todo
mundo é igual.
Título: 10,0
Genial.
Apresentação Gráfica: 10,0
Introdução: 10,0
Sinopse: 9,5
O texto tem claramente intenção
humorística, mas o tema não ajuda e o resultado fica aquém do que se espera da
autora.
Roteiro: 9,0
Fica claro que a autora
desenvolveu às pressas o enredo. O Setor 1 é divertido,criativo, interessante,
mas a partir daí há apenas os temas das alas, dando a impressão de um rascunho,
um trabalho inacabado, com textos muito literais e sem o humor,deboche,escracho
de sempre e a imagens (sendo algumas terríveis e difíceis de apagar da
memória).
Exploração Temática: 9,0
Percebem-se boas ideias, ganchos
para o humor debochado e às vezes venenoso da autora. A piada escatológica foi
apenas sugerida e representada por imagens (aquela banheira...)e no geral ficou
a sensação de enredo incompleto.
Conjunto Artístico: 9,0
A nota leva em conta qualidades e
defeitos já apontados nos quesitos anteriores.
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Enredo: MIGUEL – O ARCANJO DA ARTE
Título: 10,0
Apresentação Gráfica: 9,7
O texto com muitos erros
gramaticais, uma diagramação meio caótica e o uso de cores muito fortes, com
uma faixa azul real sobre amarelo berrante com texto escrito em negrito tornam
a leitura difícil.
Introdução: 9,6
Embora precise de revisão
gramatical, o texto cumpre seu papel de despertar interesse pela leitura do
enredo. Apresenta, porém, informações contraditórias em relação à Ficha
apresentada anteriormente quanto ao número de alas, setores e componentes do
desfile.
Sinopse: 8,0
Inicio ressaltando positivamente
a forma como o autor resolveu abordar o enredo encomendado. Em vez de
simplesmente seguir o pedido à risca e escrever sobre “Miguel Falabela”, partiu
de Miguel Arcanjo, que transformou em “o arcanjo das Artes”, passando para
outros grandes artistas com esse nome: Cervantes e Michelangelo. Parabéns.
Apresenta a sinopse em partes, um
pouco dela na abertura de cada setor do desfile. Creio que esse pode ser um
recurso útil durante a produção do trabalho, evitando perder o foco, fugir dos
subtemas que abordará, porém considero necessário apresentar o texto integral
no início do trabalho, fazendo outro texto sintético para apresentar os
setores. A leitura dos trechos ao longo de todo o enredo mostra o erro do
autor, que acaba perdendo de vista o total do desfile e acaba produzindo o que
parece 4 pequenos enredos. O problema maior é que as informações são vagas,
genéricas, confusas, erradas e não apresenta elementos que serão carnavalizados.
Roteiro: 7,5
Setor 1: Não há descrição da
Comissão de Frente e traz as Baianas sobre o Carro Abre Alas!
Setor 2: É um erro do começo ao
fim. As informações históricas sobre Miguel de Cervantes, o tempo em que ele
viveu e sobre seu personagem Dom Quixote estão todas, ou quase todas erradas.
Apontar cada erro aqui, significaria escrever um longo texto: são erros
cronológicos de décadas e séculos, fatos sem relação com o “biografado” como se
fossem partes de sua vida, etc. Quanto a Dom Quixote, nada do que se apresenta
tem qualquer relação com a obra. Lastimável.
Setor 3: Repetem-se aqui alguns
erros sobre o contexto histórico em que viveu Miguel Ângelo e apresentam-se
imagens que não se relacionam a seu tempo, numa confusão menos séria apenas por
trazer imagens da obra do artista.
Setor 4: Confuso, sem nenhum
encanto ou interesse a escolha de aspectos
e fatos sobre a vida e obra do artista.
É um roteiro sem inspiração ou
criatividade (salvo o que ressaltei na sinopse), parecendo apressado, carente de
pesquisa, sem as qualidades que destacam normalmente os enredos do autor. Compreendo a limitação de um enredo
encomendado para um carnavalesco,mas ele conseguiu safar-se disso, enriquecendo
seu trabalho com outros personagens, mas não fez a pesquisa cuidadosa que
outros enredos escritos por ele evidenciam. Sem segurança sobre um tema, é
melhor não abordá-lo em um enredo de Escola de Samba.
Exploração Temática: 7,5
Justificativa apresentada em
quesitos anteriores.
Conjunto Artístico: 8,0
A nota resulta de qualidades e
erros apontados anteriormente e algumas sugestões com bom potencial sugeridos
no enredo.
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