AVALIAÇÃO DO ENREDO “AS VITRINES”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a) Título: 9,5.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. No caso do título desse enredo, embora seja o nome da música em si, eu não consegui visualizar momentaneamente quase nada do enredo. Por isso retirei 5 décimos. Sugestão: especificar algo que remeta a idéia de que essa canção é do Chico Buarque.
b) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
c) Introdução: 10.
Justificativa: da mesma forma que o item anterior, gosto de justificativas curtas. Caso a justificativa seja mais longa, aceito desde que contenha elementos relevantes para se justificar na sinopse. No caso da sua apresentação, achei excelente a ideia de a introdução ser a letra da música. Na minha opinião isso facilita e muito no desenvolvimento da sinopse.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 8,5.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza da proposta, já que eu entendi perfeitamente do que se trata o enredo na primeira leitura. Também não descontei nada do tema, pois acho que enredos que abordam músicas de artistas me despertam interesse. Retirei 1,5 pontos pela objetividade. Lendo a sinopse até o fim achei que apenas o primeiro parágrafo foi suficiente para eu entender o tema, já que a introdução especificava a letra da música.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 7,5.
A proposta de narrar a música é bem interessante, bem como a proposta de dividir o roteiro em duas partes. Entretanto, como é uma música conhecida do artista, eu acho que você poderia ter subdivido os dois setores em duas partes cada um. Como você colocou a música na apresentação do enredo, ela mesmo já consegue guiar essas subdivisões. Na minha concepção esse enredo poderia ser dividido em 4 setores. Vou especificar no quesito a seguir o que deveria ter sido explorado.
Observação: é claro que não pensei nas outras alas, mas esse é o típico enredo que dá para ser realizado no acesso. Tem material suficiente para 4 alegorias e umas 18 a 20 alas sem dúvida.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 8.
Eu achei bobagem no primeiro setor você ter repetido as alas que você colocou na comissão de frente e o abre alas ser sobre o letreiro. Acho válido você dividir o enredo em duas partes, desde que fosse respeitada as fragmentações que foram estipuladas na introdução. Por exemplo, como a música foi subdividida em cinco partes, eu acho que as duas primeiras partes poderiam ser dois setores distintos, a terceira e quarta partes tu poderia fazer um setor (com a vitrine sendo uma alegoria, já que esse é o título do enredo) e a última parte da música o último setor do desfile.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 8.
Em primeiro lugar eu retirei 0,5 ponto pois acho que a relevância da música impede que se tenha apenas esses setores. E assim como no desenvolvimento retirei 1,5 pontos pois acho que o conjunto artístico depende diretamente da argumentação e exploração do enredo. É claro que me simpatizo com a ideia que você expôs, mas na minha concepção eu faria da forma que eu falei. A respeito de que escola eu acho que caberia esse enredo, com certeza eu gostaria que o Império Serrano assumisse esse enredo.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “OYO”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a) Título: 10.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E foi exatamente o que aconteceu com o título desse enredo: simples e breve.
b) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
c) Introdução: 10.
Justificativa: da mesma forma que o item anterior, gosto de justificativas curtas. Caso a justificativa seja mais longa, aceito desde que contenha elementos relevantes para se justificar na sinopse. E foi exatamente o que aconteceu no caso da introdução que você fez.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 8.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza da proposta, já que eu entendi perfeitamente do que se trata o enredo na primeira leitura. Descontei 0,5 ponto de tema pois eu acho que é um assunto que eu acho um pouco batido, além de ter tirado 1,5 pontos pela objetividade da sinopse. Apesar de você ter feito uma narrativa razoavelmente interessante, achei que você alongou demais a sinopse com termos descritivos. Penso que sinopse normalmente deve ser um resumo do que vai ser abordado no desfile, afinal de contas já existe desenvolvimento para isso, não é verdade? E isso se aplica também à tua sinopse. Também achei que alguns termos que você colocou na sinopse como “Oba Ko So” e “Jakuta” não tinha necessidade de inserir no meio da narrativa. Eu acho que seria muito melhor você colocar como um apêndice ou então no desenvolvimento do enredo.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 10.
É importante falar que é completamente natural eu não gostar da sinopse e achar o desenvolvimento impecável. Isso acontece porque os critérios para avaliação são diferentes. Na minha concepção desenvolvimento de enredo independe do interesse que eu tenha sobre o tema. Como eu acho que desenvolvimento do enredo é a peça principal para detalhar os setores, então esse sim eu acho que você deve contemplar tudo o que vai passar no desfile. E foi exatamente o que aconteceu: desenvolvimento muito bem realizado e, ao mesmo tempo, coerente com a proposta do enredo, sem voltas ao mundo.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 10.
Além de você ter explorado cada detalhe dos setores muito bem, achei que a concepção das fantasias, alegorias e tripés ficou muito harmônico e criativo. Então não tenho o que contestar.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9.
De maneira geral eu gostei da sua abordagem. Agora eu retirei 1 ponto justamente porque eu não gosto de enredo afro, acho que já está batido demais. A menos que a abordagem seja de forma diferente.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “VIAGEM AO TEMPO”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a) Título: 10.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E esse título do enredo cumpriu perfeitamente com uma frase muito simples.
b) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
c) Introdução: 10.
Justificativa: da mesma forma que o item anterior, gosto de justificativas curtas. Caso a justificativa seja mais longa, aceito desde que contenha elementos relevantes para se justificar na sinopse. E foi exatamente o que aconteceu no caso da introdução que você fez.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9,8.
Como eu gosto de sinopses curtas. É como eu sempre falo: sinopse deveria ser um RESUMO do que vai ter no desfile. Os detalhes deveriam estar no desenvolvimento em si. A menos que seja algo realmente relevante, mas a maioria das sinopses eu acho que deveriam ser curtas mesmo. E foi exatamente o que aconteceu com você: sinopse curta e muito clara, sem frescura. Eu tirei 2 décimos porque eu acho que é um tema que já foi visto várias vezes, só isso.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 10.
Quando a proposta cumpre o que promete, a gente não precisa falar muito. Perfeita, muito clara, inspirada, sem voltas ao mundo. Adorei.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 10.
Assim como o desenvolvimento, achei que a forma como você explorou o tema muito detalhada e criativa. Perfeito, sem contestar nada.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,8.
Você é bem objetivo naquilo que faz, eu gosto disso. Como eu disse no desenvolvimento eu só retirei esses dois décimos porque eu acho que o tema é de certa forma um remake. Mas de resto achei muito bom.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
d) Título: 10.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E esse título do enredo cumpriu perfeitamente com uma frase muito simples.
e) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
f) Introdução: 10.
Justificativa: da mesma forma que o item anterior, gosto de justificativas curtas. Caso a justificativa seja mais longa, aceito desde que contenha elementos relevantes para se justificar na sinopse. E foi exatamente o que aconteceu no caso da introdução que você fez.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 8.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza da proposta, já que eu entendi perfeitamente do que se trata o enredo na primeira leitura. Também não descontei nada do tema, pois acho que enredos que abordam músicas de artistas me despertam interesse. Retirei 2 pontos porque para mim faltou uma dose de metáfora. Achei o enredo simplista demais.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9.
Achei a proposta de certa forma interessante, mas por conta do argumento achei que você poderia desenvolver algo não tão escancarado, tão direcionado aos dias atuais. Vou dar o exemplo do enredo da São Clemente: a Rosa Magalhães utilizou uma história real de outro país e comparou com a nossa realidade. Eu acho que você poderia desenvolver algo nesse estilo.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 7.
Mais uma vez como foi o desenvolvimento, o argumento influenciou a exploração temática. Além disso, para mim explorar um tema é você contar detalhes das fantasias e alegorias pelo menos de forma abrangente. E isso você não realizou.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 8,5.
Eu adoro enredos críticos, é o típico enredo que eu mais gosto porque abre muitos horizontes. Mas ao mesmo tempo acho que faltou um pouco de malícia quando você escreveu esse enredo. Fizesse em tom sarcástico, mas uma dose de refinamento. E foi exatamente o que faltou para você.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “ICAMIABAS”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a) Título: 10.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E esse título do enredo cumpriu perfeitamente com uma frase muito simples.
b) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
c) Introdução: 10.
Justificativa: resumo curto e grosso do que será contado. É assim que eu gosto.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 10.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. E como é bom ver uma sinopse curta, simples e que desperte interesse. Está do jeito que eu adoro.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9,5.
Achei excelente o desenvolvimento do enredo, um tema que, apesar de já ter vários enredos no mesmo estilo, é algo até inédito na história. Eu tirei 5 décimos pois acho que tu poderia ter colocado sobre a origem de alguns acontecimentos de Alter do Chão e finalizado com o Rio Amazonas. De resto um desenvolvimento brilhante e dentro de uma escola com poucos recursos.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 9.
Como eu disse anteriormente eu achei que poderiam ser colocadas mais alas sobre origens de outros lugares como Alter do Chão. Outra coisa que você se equivocou é que os ditos tripés do abre alas seria parte da alegoria acoplada e não necessariamente tripés. Além disso, acho que a velha guarda utilizar adereço não seria de bom tom. Sugestão: roupa tradicional com imagens em plotter na parte esquerda do blazer.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,8.
Para mim um achado esse enredo. Daqueles que parecem ser requentados, mas cria elementos interessantíssimos. Adoro enredos inusitados, me desperta total interesse. E você descreveu corretamente dentro das limitações de uma escola de tamanho intermediário. Mas sinceramente com bastante pesquisa esse enredo pode ir pro grupo Especial sim. O desconto que te dei aqui está relacionado com as justificativas que falei anteriormente.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “127 ANOS DE CORA CORALINA”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
d) Título: 9,9.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. No caso do título desse enredo, retirei 1 décimo porque se você vai desenvolver uma narrativa em primeira pessoa acho melhor tirar do título aquele “127 anos de Cora Coralina”, já que se subentende que está em terceira pessoa.
e) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
f) Introdução: 10.
Justificativa: resumo curto e grosso do que será contado. É assim que eu gosto.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza da proposta, já que eu entendi perfeitamente do que se trata o enredo na primeira leitura. Também não descontei nada do tema, adoro a homenageada e sei que rende uma plástica e samba muito bons. Eu retirei 2 pontos pela forma como a sinopse foi redigida, eu acho que você poderia ter escrito de uma forma mais elaborada.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 8.
Achei interessante a maneira como você desenvolveu o enredo. Adoro a ideia da própria homenageada narrar sua história, foge daqueles padrões tradicionais de uma outra pessoa fazer esse fio condutor. O meu desconto não vai no fato de ser em primeira pessoa, vai para o fato de ela narrar sua trajetória após a sua morte e esquecer do fato de não ter explorado a transformação do nome real para Cora Coralina. Sugestão: ou você muda essa setorização do jeito que eu falei na escrita em primeira pessoa ou então você transforma em terceira pessoa e deixa seus livros para depois da sua morte, como foi o que a Rosa Magalhães fez com o Pamplona. Nesse caso a minha sugestão sobre o motivo pelo qual esse nome “Cora Coralina” também poderia ser inserido.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 7.
Adorei o fato de até a descrição das alas e alegorias serem em primeira pessoa. Esses 3 pontos de desconto foram justamente pelo fato de não ter o mínimo de exploração dos detalhes de cada ala. Não precisa ser detalhado, mas pelo menos narrar o que você propõe em cada etapa.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,5.
Enredo faz toda a diferença. Louvo sua ideia de conduzir tudo em primeira pessoa desde o título do enredo até a descrição das alas, de ter pensado até na ala dos compositores, de todo o visual limpo e objetivo do teu trabalho. Esses 5 décimos que retirei foram das justificativas que eu comentei anteriormente. Mas acho que esse enredo, fazendo as devidas reformulações, pode passar em qualquer escola de samba, inclusive na minha rs.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “AI QUE GOSTOSO”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
a) Título: 10.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E foi exatamente o que aconteceu no teu caso. Se eu pudesse dar um adicional eu até dava, porque o título é bem engraçado.
b) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
c) Introdução: 10.
Justificativa: da mesma forma que o item anterior, gosto de justificativas curtas. Caso a justificativa seja mais longa, aceito desde que contenha elementos relevantes para se justificar na sinopse. No teu caso não contesto absolutamente nada: curto e grosso, do jeito que eu gosto.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 9,5.
Você quase gabaritou nesse quesito. E para saber o motivo externo aqui que meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza da proposta, já que eu entendi perfeitamente do que se trata o enredo na primeira leitura. Não descontei do tema, que para mim é fantástico. O que eu descontei foi a objetividade da sinopse. Achei que você poderia ter enxugado um pouco mais principalmente o início da sinopse, além de eu achar que seria melhor você começar a falar dos feitos do barão primeiro para depois falar da morte dele.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9,5.
Novamente você quase gabaritou nesse quesito. Pelo fato de o enredo ser muito bom, o desenvolvimento facilitou sua vida. É por isso que eu digo que enredo é tudo. Adoro esses fatos inusitados da história do Brasil estilo os enredos que a Rosa sempre fez nos anos 90. Pelo mesmo motivo que a sinopse a única coisa que eu contesto nesse enredo (e por isso tirei 5 décimos) é o fato de você ter contado brevemente a vida do homenageado logo depois de introduzir na sinopse o fato de ele ter falecido e, posteriormente, voltado para o carnaval. Isso soou estranho. A minha sugestão para esse caso é ter começado a sinopse contando esse fato histórico para depois narrar os dois carnavais. Eu acho que soaria bem melhor.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 10.
Quando a situação está perfeita não há muito o que comentar. Adorei a maneira como você descreveu: detalhista sem ser maçante. Sem mais.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 9,8.
Fábio, não é à toa que você já venceu alguns concursos desses. A tua forma de abordagem, clareza, limpeza e coerência visuais, a maneira como você delineia o enredo, a própria escolha de enredo, esses são alguns dos aspectos que fazem com que você tenha sucesso. Eu descontei 2 décimos justamente pelas justificativas que falei anteriormente. Agora imagina esse enredo feito por Rosa Magalhães? É a cara dela.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “A SORTE ESTÁ LANÇADA”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Apresentação: como as notas variam de 9 a 10 eu dividirei o desconto em décimos.
d) Título: 10.
Justificativa: para mim um bom título de enredo é aquele que eu consiga visualizar boa parte do enredo sem precisar se alongar em extensão. E foi exatamente o que aconteceu no teu caso.
e) Visual: 10.
Justificativa: gosto de apresentações breves e com figuras que sejam relevantes para elementos chave do desenvolvimento. E foi o que aconteceu com a tua proposta. Menos é sempre mais.
f) Introdução: 9.
Justificativa: da mesma forma que o item anterior, gosto de justificativas curtas. Caso a justificativa seja mais longa, aceito desde que contenha elementos relevantes para se justificar na sinopse. No caso da sua apresentação, embora muitos não dêem bola para isso, mas eu me incomodo com textos com muitos erros de português e repetição incessante de frases com o mesmo significado. Um ou outro erro eu relevo, mas isso aconteceu na apresentação inteira. Em segundo lugar você descreveu a setorização de uma maneira que eu até gostei, mas eu não sei aonde começa a introdução e a sinopse. Sugestões: delimitar cada item desses, além de ser mais breve principalmente na sinopse.
ARGUMENTO: como essa fase a amplitude de notas é bem maior (de 5 a 10) então provavelmente o desconto não será fracionado.
Nota: 7.
Meus critérios para a sinopse são: o tema (a capacidade que o tema tem para me interessar), a clareza da proposta e a objetividade do delineamento. Não tirei ponto da clareza da proposta, já que eu entendi perfeitamente do que se trata o enredo na primeira leitura. Descontei do tema, que apesar de você ter detalhado de uma maneira que me agradou, o meu desconto foi exatamente pelo mesmo motivo que a apresentação: a confusão que me causou sobre onde termina a apresentação e o início da sinopse.
DESENVOLVIMENTO: avaliada da mesma forma que o argumento pela amplitude de notas.
Nota: 9.
Achei bem interessante o desenvolvimento dos setores. Também achei inteligente você ter apostado apenas no baralho, pois senão ia ficar um enredo extenso demais. Eu tenho duas ressalvas para esse seu desenvolvimento: a questão do abre alas que eu achei desnecessário ter três partes e o fato de a bateria abrir o segundo setor. Sugestões: no primeiro caso, vou detalhar na exploração temática. Já a bateria eu sugiro que venha atrás do casal. Você terá os 4 elementos, a mãe Gaya, o equilíbrio que é a junção dos 4 elementos e logo depois o desequilíbrio para contrapor.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA:
Nota: 8,5.
Você tem ideias bem interessantes quanto ao desenvolvimento do enredo. Acontece que o desconto que estou dando é justamente pelo fato de você não saber equilibrar cada item apresentado. Alguns você detalha de uma forma bem didática, outros como a comissão de frente não consegui captar qual tipo de elementos você vai usar (coreografia típica dos anos 90 eu achei um pouco genérica demais). Além disso, como falei no item do desenvolvimento temático, eu imaginei que a separação dos 3 setores do abre alas tornaria a alegoria um pouco poluída na questão de existir esculturas demais. A sugestão que eu dou é de você construir um castelo como base do cenário do abre alas, o curinga na parte de trás dando as cartas (como especificado por você no teu enredo) e pessoas contracenando os outros elementos que você listou como escultura. Assim o abre alas ficaria mais limpo e não deixaria de ser imponente.
CONJUNTO ARTÍSTICO:
Nota: 7.
Quando a gente pensa em conjunto a gente imagina em algo que nos deu a impressão de uma harmonia em todos os aspectos, certo? Você deve se perguntar: como ela deu notas mais altas no desenvolvimento e exploração e agora um 7 no conjunto? Pois é, achei que você até desenvolveu o enredo de uma maneira interessante, eu diria até mais do que o da Grande Rio 2015, mas se tem uma coisa que eu prezo é a originalidade. Basear-se em um enredo que já foi para a avenida facilita para a criação artística. Eu sinceramente gostaria que você criasse um enredo seu. Mesmo que não seja tão bom, eu acho muito mais digno do que ficar se baseando no dos outros. Essa é uma das coisas que mais eu detesto em certos carnavalescos que por sinal muitos desses desfilam no sábado das campeãs há muito tempo. E outra coisa, como eu falei lá no começo capriche mais no seu vocabulário, você repete muitas palavras. Para quem julga é bastante incômodo. Espero que tenha entendido, até porque você tem um certo potencial criativo sim.
AVALIAÇÃO DO ENREDO “A MAGIA DO FUTURO”
Antes de eu começar a julgar o enredo, gostaria de parabenizar a iniciativa de dar a cara a tapa para ser julgado, pois admiro pessoas que tenham a coragem e a dedicação de fazer um trabalho para um fórum tão popular como é o Espaço Aberto.
Em segundo lugar, mais precisamente sobre o julgamento, gostaria de dizer que quando me proponho a julgar os enredos vou detalhar cada impressão que eu tive através do que o Abacate me mostrou pelo manual do julgador.
Em terceiro lugar, quando eu fizer alguma justificativa, eu sempre faço uma introdução antes do que eu idealizo como o melhor para cada proposta apresentada e, caso eu desconte, eu sugiro o que eu gostaria que fosse modificado.
Em quarto e último lugar, caso não concorde com o que eu opinei, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo, pois nós dois de alguma forma somos vidraça. Enfim, vamos ao que interessa rs.
Justificativa única: NOTA 10 PARA TODOS OS QUESITOS.
Nossa, passada com o seu enredo. Extasiada com o seu detalhismo. Quem me conhece sabe o quanto eu sou minuciosa com minhas análises, o quanto eu procuro entender a essência do enredo. Pouca coisa me agrada completamente, e você conseguiu me agradar mesmo. Enredo fascinante, original, cultural, lúdico, inspirador. Desenvolvimento de enredo que me lembra muito os do Renato Lage na minha escola. Exploração temática minuciosa, do jeito que eu gosto, além de suas idéias sobre alegorias e fantasias muito interessantes. A sinopse, que poderia ser o calcanhar de aquiles devido à extensão (não gosto muito de sinopses longas), você conseguiu mudar minha ideia: achei fundamental se alongar para poder demonstrar essa narrativa que misturar um cenário lúdico e tecnológico. Simplesmente amei, não tenho muito o que comentar. Penso que esse enredo é a cara da minha escola. Aliás, você deu um banho em muita escola do grupo especial. Merece vencer com méritos.
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