Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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terça-feira, 31 de março de 2015

Justificativas Renio Ramos - apuração paralela SEXTO CONCURSO.




JUSTIFICATIVAS

ENREDO 02 – TODA ÁFRICA QUE HÁ NO BRASIL

JUSTIFICATIVA (-0,2) – O autor do enredo embora tenha sido feliz em trazer um texto limpo  com características claras de uma pesquisa bem fundamentada como é percebido no texto sinopse, o mesmo, não soube expor de forma concisa e organizada as ideias centrais de seu trabalho a ser desenvolvido. A falta de estrutura do texto de justificativa deixou aquém do esperado em um texto introdutório. (-0,2).

EXPLICAÇÃO (-0,3) – O autor embora tenha realizado uma pesquisa bem fundamentada como falado anteriormente pecou na concatenação das ideias que setorizam a estrutura do texto sinopse, realizando alguns equívocos linguísticos que deixaram o texto aquém do belo enredo. O texto se deteve muito em pontos pontuais da historia africana, o que concerne a chegada dos negros ao Brasil, deixando de explorar mais setores culturais do folclore brasileiro de pura essência africana e muito presente no interior do Brasil. O texto apresentou uma estrutura irregular de criação de enredo.

SETORES CARROS E ALAS (-0,2) - Verificamos no texto alguns equívocos como:
- O I casal de MS e PB (Chica da Silva e João Fernandes), o qual, o texto sinopse não menciona e nem faz menção a estas personalidades importantes na historia do Brasil. Até porquê, o enredo trata-se de influências africanas, costumes e  crenças, e não PERSONALIDADES AFRICANAS na história do Brasil.
- A primeira ALA – traz outro equívoco histórico, pois neste primeiro momento deste primeiro setor  não cabe a presença dos Senhores de Engenho, pois trata-se da Chegada dos negros via o Navio Negreiro, quem os conduzira são os administradores dos Navios, as companhias e seus representantes. A figura dos senhores de engenho aparecem em outro momento da historia.

EXPLORAÇAO TEMÁTICA (-0,2) – O tema poderia ter sido mais bem desenvolvido pelo autor, pois trata-se de um enredo rico em conteúdo e de história a ser trazida ao conhecimento de todos. A influência africana é rica e diversificada e poderia ter sido mais bem aproveitada pelo autor. Fatores Folclore Afro-brasileiro, influencias
na linguagem (de forma mais concisa), em movimentos sociais, entre outros.

ENREDO CARNAVALIZAÇÃO (-0,1) – Trata-se de uma belíssima história e bem carnavalizavel, precisa apenas ter um cuidado maior em seu desenvolvimento e de  possuir um maior conteúdo de informações relevantes para se tornar real, sabemos que este tema possuí um rico e vasto conteúdo.

ENREDO 03 - XAMÃS - PÁSSAROS DA NOITE, SENHORAS DA CURA

SETORES CARROS E ALAS (-0,3) -  O autor se preocupou muito  em contar a história que cada fantasia representa e não em descreve-las como serão . Prejudicando a visualização das mesmas. Com isso deixou o texto cheio de informação até repetitiva, uma vez, já mencionadas na sinopse.

EXPLORAÇAO TEMÁTICA (-0,1) – O tema foi muito bem explorado pelo autor, subdividido por setores. Mas, o mesmo ao explicar o que representava cada fantasia apresentou novas informações não contidas no texto sinopse.


ENREDO 04- O PEQUENO BURGUÊS DA VILA


SETORES CARROS E ALAS (-0,3) -  O autor realizou alguns equívocos no desenvolvimento da estrutura do desfile, como:

-O autor  referiu como ala o Mestre Sala e Porta Bandeira.
- a ausência da ala de Passista da escola.
- As alas e os carros com pouco detalhamento de como serão desenvolvidas.

EXPLORAÇAO TEMÁTICA (-0,2) –  O autor em seu texto, não apresentou um  ‘eu lírico’ claro, sendo este narrado em primeira pessoa, não deixou claro quem narra a historia, é o Martinho da Vila, um brasileiro qualquer?
            O texto poderia ter sido mais rico em conteúdo pois apresenta argumentos consistentes para deixar a historia mais diversificada de informações, mais o mesmo se limitou ao conteúdo da musica inspirada o enredo.

ENREDO CARNAVALIZAÇÃO (-0,1) – A  belíssima história é carnavalizavel, precisa apenas ter um cuidado maior em seu desenvolvimento e possuir um maior conteúdo de informações relevantes para se tornar real.


ENREDO 05 – “BEM VINDOS AO PARAÍSO DE CHLOE - A TERRA DOS DENTES DE COELHO :B”

VISUAL (-0,2) – O texto apresenta umas irregularidades de escrita e de formatação que é visualmente percebida.
EXPLICAÇÃO (-0,3) - Percebe-se um esforço do autor em justificar a importância e relevância de seu enredo, mesmo não tendo argumentos convincentes para tal. Apresentando-se uma pequena irregularidade na apresentação. O texto explicativo de sinopse apresentou franco em pontos argumentativos da historia contada. Nesta tentativa de convencer ao leitor a embarcar neste mundo imaginário da Chloe, tornou-se repetitivo.

SETORES CARROS E ALAS (-0,2) – Faltou argumentos mais palpáveis para o desenvolvimento dos setores, mais é louvável a intensão e distribuição do enredo ao longo da estrutura de desenvolvimento, poderia ter sido mais bem realizado.


EXPLORAÇAO TEMÁTICA (-0,4) –  O autor como já mencionado tinha pouco argumentos para defender seu texto, mesmo idealizando um paraíso surreal não possuía um conteúdo de texto suficiente para explorar melhor o seu tema-enredo.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,7) – Trata-se de uma historia de pouca relevância cultura e de apresentação real. Trata-se de enredo pouco interessante para ser desenvolvido.

ENREDO 06 – DEIXO A PRAÇA E CAIO NA FOLIA. SÓ VOLTO PRA LÁ QUANDO AMANHECER O DIA É NESSE VISUAL QUE EU VOU!
TITULO (-0,2) – O autor não correlacionou o titulo do texto com seu enredo, em nenhum momento ele faz menção a folia.

 VISUAL (-0,1) – O texto é extremamente extenso o que torna o texto visualmente cansativo.

INTRODUÇÃO (-0,1) – O autor preferiu realizar uma introdução ligada ao texto desenvolvido, o que não foi percebido a ligação entre a praça e a folia mencionado pelo autor.

EXPLICAÇÃO (-0,3) – O autor preocupou-se muito em trazer conteúdo relacionando a praça e seu valor ao longo do tempo, mais não contextualizou com a folia a qual se propunha para o seu carnaval. Percebe-se uma grande pesquisa desenvolvida para a realização do texto.  O qual é um texto de pesquisa acadêmica e não texto sinopse de enredo, o autor não desenvolveu de forma correto um texto sinopse limitou-se a transcrever seu texto de pesquisa.

SETORES, CARROS E ALAS (-0,7) –  O autor presenta um desenvolvimento de roteiro totalmente equivocada. O mesmo apresentou nove(09) carros e apenas dez (10) alas, logo excede o numero de alegorias permitidas e não apresenta um numero de alas possíveis para contar o seu enredo, logo, muito coisa contada na sinopse não esteve dentro do roteiro do desfile. A mal estrutura desenvolvida, tem outro agravante na contextualização, a falta de elementos importantes como a presença do Mestre Sala e Porta Bandeira .

EXPLORAÇÃO TEMATICA (-0,3) – O autor realizou uma vasta exploração sobre o assunto praça ao longo da historia, mais como já mencionado não contextualizou com o carnaval, com a folia para deixa-lo coerente com sua proposta. A extensão do texto prejudicou o autor ao desenvolver o seu tema, pois deixou o seu texto enxado de informações que não foram retratadas em seu desenvolvimento de desfile.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,4) – O enredo é interessante, o foco dado é louvável, é um assunto carnavalizavel desde que podado e moldado para isso. O autor não estruturou seu texto para deixa-lo no formato de enredo, como já mencionado, trata-se de um texto de pesquisa e não de enredo, o que prejudicou um bom trabalho de enredo.


ENREDO 07 – TERRA AUSTRALIS - A HISTÓRIA DA DESCOBERTA E A VIDA AUSTRALIANA


TITULO (-0,1) – O titulo querente com a proposta do enredo e seu desenvolvimento só faria uma correção no texto para deixa-lo mais adequado para: TERRA AUSTRALIS -  DESCOBERTA E VIDA AUSTRALIANA.

INTRODUÇÃO(-0,1) – O autor desenvolveu uma boa introdução de apresentação de seu enredo, mais deixou a desejar na forma como o mesmo escreveu precisaria um cuidado maior na escrita, o que não comprometeu o entendimento do texto.
EXPLICAÇÃO (-9,8) – O autor desenvolveu muito bem o seu texto, nele percebemos a divisão histórica do enredo em seu desenvolvimento, a historia da descoberta, da vida do povo australiano, os jogos e parte final o “DIA AUSTRALIS”. Questiono apenas mais elementos convincentes nestas partes mencionadas de elaboração do texto, e poderia ter caprichado mais na escrita e o uso correto de pontuação o excesso de uso da virgula de forma incorreta deixou o texto simplista.


SETORES, CARROS E ALAS (-0,2) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,2) -  O autor poderia ter explicado melhor determinado pontos importantes no texto, como os fatores que levaram a Independência do País, sobre o povo que lá viviam, a Relação entre o Brasil e a Austrália a importância de ter este dia “D” ( dia de Australis).

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,3) – O enredo regular sobre um país sem muita ligação com o Brasil. É Louvável em querer popularizar este país, mais aparentemente carente de elementos para tal.


ENREDO 08 – PASSEANDO EM BELÉM

EXPLICAÇÃO (-0,2) –  O autor foi muito feliz na forma de contar seu enredo, em forma de passeio, uma viagem sobre a Cidade de Belém, cidade essa rica e diversificada, pontuo o fato do mesmo não ter se preocupado com a forma de ligação entre a passagem de um ponto turístico e/ou local visitado, o que resultou numa queda rítmica da leitura, mais nada que comprometesse o seu entendimento.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,1) – O texto Ricamente importante e interessante, recheado de belas imagens e singularidades e o que poderia ter contato mais a parte histórica da cidade sua conquista e seus grandes personalidades.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,1) –  O enredo embora que não seja original, pois já vimos este Estado e cidade muitas vezes cantado e contado na Avenida. A forma como o autor desenvolveu a historia foi bem interessante sem dúvida é um bom enredo e totalmente carnavalizavel.

ENREDO 09 – SÃO BORJA, CIDADE HISTÓRICA, TERRA DE VALOR!

VISUAL (-0,2) – O texto é extremamente extenso o que torna o texto visualmente cansativo.

INTRODUÇÃO (-0,2) – O autor preferiu realizar uma introdução ligada ao texto desenvolvido, o que faltou mais elementos introdutório para que de inicio pudéssemos ter noção do todo a ser apresentado.

EXPLICAÇÃO (-0,3) –  O autor pecou pelo excesso de informação para defender o seu enredo e contar a sua história, muitas vezes passou repetitivo, além tratar-se de um texto conceitual de pesquisa e não um texto sinopse mais concisa.

SETORES, CARROS E ALAS (-0,2) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas.


EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,3) – O texto Ricamente importante e interessante, recheado de belas imagens e singularidades e o que poderia ter sido mais conciso e ter realizado em forma de texto sinopse e não de forma de pesquisa e detalhamento conceitual histórico local.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O enredo é relevante, trata-se de uma cidade histórica rica em elementos carnavalizavel, o autor poderia ter sido mais cuidadoso na realização do texto.

ENREDO 10 –  #SUNSET PHANTOM

Enredo e Carnavalização (-0,2) – O enredo é complicado trás consigo assuntos muito complicado de serem retratados na avenida, drogas, seres extraterrestres, anomalias etc, mesmo sendo justificado como pós apocalíptico não é relevante e carnavalização. Nem em 2029, com todo avanço tecnológico e social este enredo seria possível de ser retratado. O autor erroneamente escolheu o seu tema.


ENREDO 11 –  O CARNAVAL TRIBUTÁRIO – A FOLIA DOS TRIBUTOS

TITULO (-0,3) – O titulo: O CARNAVAL TRIBUTÁRIO – A FOLIA DOS TRIBUTOS, neste titulo o autor cometeu um PLEONASMO repetição de um mesmo vocábulo, com o mesmo significado, com o objetivo de enfatizar a ideia de forma desnecessária, logo o correto seria escolher como titulo O CARNAVAL TRIBUTÁRIO ou A FOLIA DOS TRIBUTOS, o quais tem o mesmo significado ao emitir a mensagem.

SETORES, CARROS E ALAS (-0,1) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas, como ocorreu em algumas alas é tripé, tais como: alas (3,6,7,9,12 entre outras, e os tripés (1e2), mesmo julgando que são alas e tripés claros de entendimento.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,2) – O texto Ricamente importante e interessante, recheado de belas imagens e singularidades e o que poderia ter sido mais conciso.


ENREDO 13 – SUSANA SOBERANA – ABAIXO DE DEUS. ACIMA DE TODOS


TITULO (-0,3) – O titulo: SUSANA SOBERANA – ABAIXO DE DEUS. ACIMA DE TODOS, o autor poderia ter escolhido outro titulo para seu enredo, pois o mesmo, soa pretencioso alguém considerar-se acima de todos e abaixo de Deus, creio que nem a homenageada se considera assim, até por que FERNANDA MOTEGRO está aí para contestar, outro fator visto é o uso incorreto do ponto na seguinte parte do titulo(abaixo de Deus. Acima de todos) teria que usar a virgula ao invés do ponto final.


EXPLICAÇÃO (-0,2) –  O autor pecou pelo excesso  de falta de informações relevantes da atriz, mulher e brasileira Susana Vieira. Mesmo não sendo um enredo autoral sentimos falta de elementos mais interessantes e relevantes desta grande atriz, que fundamentem a relevância desta homenagem.


EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,2) – O autor realizou um interesse recurso para desenvolver sua sinopse, a versão em forma de entrevista deixou o texto bem interessante e que predem a atenção do leitor, mais a forma não coloquial de narrar deixou o texto pobre e simplista.


ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O enredo é passível de existir, trata-se de uma homenagem justa a uma grande atriz e mulher brasileira e rica em historias. Mais que o autor não soube aproveitar o potencial enredo que possuía.

ENREDO 14 –  É SÓ DIZER!


INTRODUÇÃO (-0,4) – O autor preferiu realizar uma introdução ligada ao texto desenvolvido, o que faltou mais elementos introdutório para que de inicio pudéssemos ter noção do todo a ser apresentado, quase não se percebe a introdução no texto.

EXPLICAÇÃO (-0,2) –  O autor realizou uma boa explicação do tema, pecando na divisão explicativa de sua história, a mesma foca muito da parte infantil/literatura para contar a sua historia  enquanto que nas outras áreas é menos explicado.

SETORES, CARROS E ALAS (-0,4) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas, além de ter por um erro ou não dois carros na mesma posição de desfile (carro 02).


EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,3) – O texto é interessante recheado de belas imagens e singularidades e o que poderia ter sido  mais aproveitado pelo autor, poderia ter viajado pela historia onde existe expressões  conhecidas pelo mundo de poder que ultrapassou o tempo limitou-se a historia da religião e da literatura infantil, poderia ter sido mais abrangente.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O enredo é relevante, trata-se de uma  história rica em elementos carnavalizáveis, o autor poderia ter sido mais cuidadoso na realização do texto.


ENREDO 15 – ADA ROGATO – A GAIVOTA SOLITÁRIA


EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,3) – O texto é bastante relevante, inédito e interessante recheado de belas imagens e singularidades. Porém o autor deixou o texto muito burocrático com características de trabalho acadêmico, poderia ter sido mais conciso, o que não prejudicou a grandiosidade da historia. Trata-se de um belo enredo biográfico e merecida homenagem a esta mulher singular.

ENREDO 16 – SORRIR AINDA É O MELHOR RÉMEDIO

INTRODUÇÃO (-0,1) – O autor realizou uma introdução correta, faltou apenas uma preocupação maior quanto a sua organização estrutural em termo de ideias para que pudesse ter um texto mais querente e requentado.

EXPLICAÇÃO (-0,3) – O autor embora tenha preferido realizar uma sinopse setorizada do  enredo, este foi conciso demais em informações pertinentes de cada setor, além de ter sido repetitivo em termos de elementos no setor 4 e 6.

EXPLORAÇÃO DO TEMA (0,3) – O autor poderia ter seguido uma linha mais cômica , humorada sobre o tema ao invés de retratar pontos já visto na avenida com o enredo da agremiação Unidos do Viradouro em seu enredo “CIDADE SORRISO”, verifica-se que o mesmo se limitou a mesma discrição do enredo da referida agremiação, faltando algo novo que surpreendesse.

SETORES, CARROS E ALAS (-0,3) – O autor preocupou-se apenas  em citar os nomes das fantasias e carros em o devido cuidado de  descreve-las por amais obvias que fossem, se faz necessário.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,3) -  O autor realizou através de uma visão simplista e limitada a boa proposta de enredo que possuía, mesmo sendo essa não inédita. O bom enredo e rido em elementos carnavalizáveis foi de certa forma negligenciado por não trazer nada de novo apenas elementos sem surpresas do tema.



ENREDO 17 – O GRITO SAIU DA TELA ... E INVADIU A PASSARELA !


EXPLORAÇÃO DO TEMA (-0,2) – O autor fez uso de um recurso linguístico muito usual em sala de aula para desenvolver o seu trabalho de enredo, trata-se de um texto de pesquisa denominado Publicitário, este trás consigo elementos de competências linguísticas, ou seja, conhecimento que o falante ou ouvinte, escritor ou leitor possuem sobre o assunto abordado e o utilizam para a construção de expressões que compõem os textos, dentre os recursos expressivos da língua o autor escolheu os que mais se adaptam ás condições da produção para reforçar a ideia do sua narrativa histórica, que são: as imagens e as cores de ligação com o enredo. Até aí tudo bem, sabiamente utilizado pelo autor, mais o mesmo cometeu um erro pelo excesso do recurso, que pareceu-me repetitivo em alguns momentos onde as cores em destaque não reforçava a ideia do texto falado no momento, pode ser visto na passagem onde o autor fez referência aos gritos de guerra das Escolas de Samba. Parabéns  o texto muito bem escrito e amarrado e bem explorado pelo seu desenvolvedor.

SETORES, CARROS E ALAS (-0,3) – Devido o autor ter abordado diversos “tipos” de gritos e/ou situações de gritos resultou em um desenvolvimento de roteiro irregular pois há setores com quantidade de alas diversificadas setores com cerca de 6, 7 e até nove alas, um erro primário de um autor experiente. A escola veio com cerca de 47 alas, um risco que poderia ter sido evitado pela agremiação.

ENREDO 18  - DAS RAIZES AFRICANAS, A HISTORIA DA CAPOEIRA

INTRODUÇÃO (-0,2) – O autor usou e abusou da virgula, foto este desnecessário na maioria das vezes deixando o texto introdutório irregular e com uma escrita deficiente.

SETORES, CARROS E ALAS (0,3) – O autor erroneamente preocupou-se em apenas descrever o significado de cada fantasia e carros e não em descreve-las como seria cada uma delas. O que resultou num erro de desenvolvimento de roteiro.

ENREDO 20 - UM CONTO DE AMOR NO CORAÇÃO DA MATA MISTERIOSA

VISUAL (-0,5) – O autor utilizou-se de uma escrita com uma cor de fonte impropria para um texto que será avaliado, pois dificulta a leitura, a cor utilizada (verde vivo e vermelho) de nada contribui para o texto apenas prejudicou a leitura e visibilidade do mesmo.

INTRODUÇÃO (-0,1) – Uma introdução coerente com a proposta do enredo apenas com excesso de virgulas em lugares desnecessário.

EXPLICAÇÃO (-0,3) – O autor não foi feliz na explicação do seu tema, referia-se que contaria historia de uma amor “impossível” na qual não vi de forma concreta está história faltou mais conteúdo e informação para a historia contada, outro fator a ser mencionado é o uso de outras lendas que de nada agregou ao enredo (Curupira e o Saci).

EXPLORAÇÃO DO TEMA(-0,3) – Como já mencionado a historia foi pouco explorado frustrando a expectativa de conhecer mais sobre este conto de amor, o autor poderia ter sido mais criativo e inteligente na narrativa da mesma.  Um enredo que poderia ter sido melhor desenvolvimento e explorado.

SETORES, CARROS E ALAS (-0,3) - O autor erroneamente preocupou-se em apenas descrever o significado de cada fantasia e carros e não em descreve-las como seria cada uma delas. O que resultou num erro de desenvolvimento de roteiro.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,3) – Trata-se de um enredo carnavalizavel repleto de elementos coreógrafos e poderia ter sido mais bem elaborado e aproveitado pelo autor para.

ENREDO 21 -  O HOMEM NO ESPELHO

EXPLICAÇÃO (-0,3) – O autor realizou um texto bem conciso sobre o seu homenagem, não deixando claro se era biográfico(vida e obra) ou apenas sobre as características do autor, ficou meio confuso. O mesmo repetiu como forma de afirmação a frase O homem no espelho cerca de 9 vezes num texto pequeno, o que tornou o texto simplório, necessitava de mais informações sobre o homenageado, tudo muito superficialmente.

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA (-0,4) – O autor poderia ter explorado mais o bom enredo que possuía ricamente cheia de informações que poderia aproveitar, poderia ter saído da atmosférica psicológica do personagem central do enredo, o mesmo contou de forma rasa as impressões deixadas e que possuía o seu homenageado em suas ações e em seu trabalho.

ENREDO E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O autor deixou de aproveitar o bom enredo que possuía, ter trazido mais argumentos que sustentasse a relevância da proposta. Rico em imagens, sons e formas.


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