ENREDO
02 – TODA ÁFRICA QUE HÁ NO BRASIL
JUSTIFICATIVA
(-0,2) – O
autor do enredo embora tenha sido feliz em trazer um texto limpo com características claras de uma pesquisa
bem fundamentada como é percebido no texto sinopse, o mesmo, não soube expor de
forma concisa e organizada as ideias centrais de seu trabalho a ser
desenvolvido. A falta de estrutura do texto de justificativa deixou aquém do
esperado em um texto introdutório. (-0,2).
EXPLICAÇÃO
(-0,3) – O
autor embora tenha realizado uma pesquisa bem fundamentada como falado
anteriormente pecou na concatenação das ideias que setorizam a estrutura do
texto sinopse, realizando alguns equívocos
linguísticos que deixaram o
texto aquém do belo enredo. O texto se deteve muito em pontos pontuais da
historia africana, o que concerne a chegada dos negros ao Brasil, deixando de
explorar mais setores culturais do folclore brasileiro de pura essência
africana e muito presente no interior do Brasil. O texto apresentou uma
estrutura irregular de criação de enredo.
SETORES
CARROS E ALAS (-0,2) -
Verificamos no texto alguns equívocos como:
- O I casal de MS e PB (Chica da Silva e João Fernandes), o qual, o texto
sinopse não menciona e nem faz menção a estas personalidades importantes na
historia do Brasil. Até porquê, o enredo trata-se de influências africanas,
costumes e crenças, e não PERSONALIDADES
AFRICANAS na história do Brasil.
-
A primeira ALA – traz outro equívoco histórico, pois neste primeiro momento
deste primeiro setor não cabe a presença
dos Senhores de Engenho, pois trata-se da Chegada dos negros via o Navio
Negreiro, quem os conduzira são os administradores dos Navios, as companhias e
seus representantes. A figura dos senhores de engenho aparecem em outro momento
da historia.
EXPLORAÇAO
TEMÁTICA (-0,2) – O
tema poderia ter sido mais bem desenvolvido pelo autor, pois trata-se de um
enredo rico em conteúdo e de história a ser trazida ao conhecimento de todos. A
influência africana é rica e diversificada e poderia ter sido mais bem aproveitada
pelo autor. Fatores Folclore Afro-brasileiro, influencias
na linguagem (de forma mais concisa), em
movimentos sociais, entre outros.
ENREDO
CARNAVALIZAÇÃO (-0,1)
– Trata-se de uma belíssima história e bem carnavalizavel, precisa apenas ter
um cuidado maior em seu desenvolvimento e de
possuir um maior conteúdo de informações relevantes para se tornar real,
sabemos que este tema possuí um rico e vasto conteúdo.
ENREDO
03 - XAMÃS - PÁSSAROS DA NOITE, SENHORAS DA CURA
SETORES
CARROS E ALAS (-0,3) - O autor se preocupou muito em contar a história que cada fantasia
representa e não em descreve-las como serão . Prejudicando a visualização das
mesmas. Com isso deixou o texto cheio de informação até repetitiva, uma vez, já
mencionadas na sinopse.
EXPLORAÇAO
TEMÁTICA (-0,1) – O
tema foi muito bem explorado pelo autor, subdividido por setores. Mas, o mesmo
ao explicar o que representava cada fantasia apresentou novas informações não
contidas no texto sinopse.
ENREDO
04- O PEQUENO BURGUÊS DA VILA
SETORES
CARROS E ALAS (-0,3) - O autor realizou alguns equívocos no desenvolvimento
da estrutura do desfile, como:
-O autor
referiu como ala o Mestre Sala e Porta Bandeira.
- a ausência da ala de Passista da
escola.
-
As alas e os carros com pouco detalhamento de como serão desenvolvidas.
EXPLORAÇAO
TEMÁTICA (-0,2) – O autor em seu
texto, não apresentou um ‘eu lírico’
claro, sendo este narrado em primeira pessoa, não deixou claro quem narra a
historia, é o Martinho da Vila, um brasileiro qualquer?
O
texto poderia ter sido mais rico em conteúdo pois apresenta argumentos
consistentes para deixar a historia mais diversificada de informações, mais o
mesmo se limitou ao conteúdo da musica inspirada o enredo.
ENREDO
CARNAVALIZAÇÃO
(-0,1) – A belíssima história é carnavalizavel,
precisa apenas ter um cuidado maior em seu desenvolvimento e possuir um maior
conteúdo de informações relevantes para se tornar real.
ENREDO 05 – “BEM VINDOS AO PARAÍSO DE CHLOE - A TERRA DOS DENTES DE
COELHO :B”
VISUAL
(-0,2) – O
texto apresenta umas irregularidades de escrita e de formatação que é
visualmente percebida.
EXPLICAÇÃO
(-0,3) - Percebe-se
um esforço do autor em justificar a importância e relevância de seu enredo,
mesmo não tendo argumentos convincentes para tal. Apresentando-se uma pequena
irregularidade na apresentação. O texto explicativo de sinopse apresentou
franco em pontos argumentativos da historia contada. Nesta tentativa de
convencer ao leitor a embarcar neste mundo imaginário da Chloe, tornou-se
repetitivo.
SETORES
CARROS E ALAS (-0,2) – Faltou argumentos mais palpáveis para o desenvolvimento
dos setores, mais é louvável a intensão e distribuição do enredo ao longo da
estrutura de desenvolvimento, poderia ter sido mais bem realizado.
EXPLORAÇAO
TEMÁTICA (-0,4) – O autor como já
mencionado tinha pouco argumentos para defender seu texto, mesmo idealizando um
paraíso surreal não possuía um conteúdo de texto suficiente para explorar
melhor o seu tema-enredo.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,7)
– Trata-se de uma historia de pouca relevância cultura e de apresentação real.
Trata-se de enredo pouco interessante para ser desenvolvido.
ENREDO
06 – DEIXO A PRAÇA E CAIO NA FOLIA. SÓ VOLTO PRA LÁ QUANDO AMANHECER O DIA É
NESSE VISUAL QUE EU VOU!
TITULO
(-0,2) – O autor não correlacionou o titulo do texto com seu enredo, em nenhum
momento ele faz menção a folia.
VISUAL (-0,1) – O texto é extremamente extenso
o que torna o texto visualmente cansativo.
INTRODUÇÃO
(-0,1) – O autor preferiu realizar uma introdução ligada ao texto desenvolvido,
o que não foi percebido a ligação entre a praça e a folia mencionado pelo
autor.
EXPLICAÇÃO
(-0,3) – O autor preocupou-se muito em trazer conteúdo relacionando a praça e
seu valor ao longo do tempo, mais não contextualizou com a folia a qual se
propunha para o seu carnaval. Percebe-se uma grande pesquisa desenvolvida para
a realização do texto. O qual é um texto
de pesquisa acadêmica e não texto sinopse de enredo, o autor não desenvolveu de
forma correto um texto sinopse limitou-se a transcrever seu texto de pesquisa.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,7) – O autor presenta
um desenvolvimento de roteiro totalmente equivocada. O mesmo apresentou
nove(09) carros e apenas dez (10) alas, logo excede o numero de alegorias
permitidas e não apresenta um numero de alas possíveis para contar o seu
enredo, logo, muito coisa contada na sinopse não esteve dentro do roteiro do
desfile. A mal estrutura desenvolvida, tem outro agravante na contextualização,
a falta de elementos importantes como a presença do Mestre Sala e Porta
Bandeira .
EXPLORAÇÃO
TEMATICA (-0,3) – O autor realizou uma vasta exploração sobre o assunto praça
ao longo da historia, mais como já mencionado não contextualizou com o
carnaval, com a folia para deixa-lo coerente com sua proposta. A extensão do
texto prejudicou o autor ao desenvolver o seu tema, pois deixou o seu texto
enxado de informações que não foram retratadas em seu desenvolvimento de
desfile.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,4) – O enredo é interessante, o foco dado é louvável, é um
assunto carnavalizavel desde que podado e moldado para isso. O autor não
estruturou seu texto para deixa-lo no formato de enredo, como já mencionado,
trata-se de um texto de pesquisa e não de enredo, o que prejudicou um bom
trabalho de enredo.
ENREDO
07 – TERRA AUSTRALIS - A HISTÓRIA DA DESCOBERTA E A VIDA AUSTRALIANA
TITULO
(-0,1) – O titulo querente com a proposta do enredo e seu desenvolvimento só
faria uma correção no texto para deixa-lo mais adequado para: TERRA AUSTRALIS
- DESCOBERTA E VIDA AUSTRALIANA.
INTRODUÇÃO(-0,1)
– O autor desenvolveu uma boa introdução de apresentação de seu enredo, mais
deixou a desejar na forma como o mesmo escreveu precisaria um cuidado maior na
escrita, o que não comprometeu o entendimento do texto.
EXPLICAÇÃO
(-9,8) – O autor desenvolveu muito bem o seu texto, nele percebemos a divisão
histórica do enredo em seu desenvolvimento, a historia da descoberta, da vida
do povo australiano, os jogos e parte final o “DIA AUSTRALIS”. Questiono apenas
mais elementos convincentes nestas partes mencionadas de elaboração do texto, e
poderia ter caprichado mais na escrita e o uso correto de pontuação o excesso
de uso da virgula de forma incorreta deixou o texto simplista.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,2) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de
seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais
quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas.
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,2) - O autor poderia ter
explicado melhor determinado pontos importantes no texto, como os fatores que
levaram a Independência do País, sobre o povo que lá viviam, a Relação entre o
Brasil e a Austrália a importância de ter este dia “D” ( dia de Australis).
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,3) – O enredo regular sobre um país sem muita ligação com
o Brasil. É Louvável em querer popularizar este país, mais aparentemente
carente de elementos para tal.
ENREDO
08 – PASSEANDO EM BELÉM
EXPLICAÇÃO
(-0,2) – O autor foi muito feliz na
forma de contar seu enredo, em forma de passeio, uma viagem sobre a Cidade de
Belém, cidade essa rica e diversificada, pontuo o fato do mesmo não ter se
preocupado com a forma de ligação entre a passagem de um ponto turístico e/ou
local visitado, o que resultou numa queda rítmica da leitura, mais nada que
comprometesse o seu entendimento.
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,1) – O texto Ricamente importante e interessante, recheado de
belas imagens e singularidades e o que poderia ter contato mais a parte
histórica da cidade sua conquista e seus grandes personalidades.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,1) – O enredo
embora que não seja original, pois já vimos este Estado e cidade muitas vezes
cantado e contado na Avenida. A forma como o autor desenvolveu a historia foi
bem interessante sem dúvida é um bom enredo e totalmente carnavalizavel.
ENREDO
09 – SÃO BORJA, CIDADE HISTÓRICA, TERRA DE VALOR!
VISUAL
(-0,2) – O texto é extremamente extenso o que torna o texto visualmente
cansativo.
INTRODUÇÃO
(-0,2) – O autor preferiu realizar uma introdução ligada ao texto desenvolvido,
o que faltou mais elementos introdutório para que de inicio pudéssemos ter
noção do todo a ser apresentado.
EXPLICAÇÃO
(-0,3) – O autor pecou pelo excesso de
informação para defender o seu enredo e contar a sua história, muitas vezes
passou repetitivo, além tratar-se de um texto conceitual de pesquisa e não um
texto sinopse mais concisa.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,2) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de
seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais
quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas.
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,3) – O texto Ricamente importante e interessante, recheado de
belas imagens e singularidades e o que poderia ter sido mais conciso e ter
realizado em forma de texto sinopse e não de forma de pesquisa e detalhamento
conceitual histórico local.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O enredo é relevante, trata-se de uma cidade
histórica rica em elementos carnavalizavel, o autor poderia ter sido mais
cuidadoso na realização do texto.
ENREDO
10 – #SUNSET PHANTOM
Enredo
e Carnavalização (-0,2) – O enredo é complicado trás consigo assuntos muito
complicado de serem retratados na avenida, drogas, seres extraterrestres,
anomalias etc, mesmo sendo justificado como pós apocalíptico não é relevante e
carnavalização. Nem em 2029, com todo avanço tecnológico e social este enredo
seria possível de ser retratado. O autor erroneamente escolheu o seu tema.
ENREDO
11 – O CARNAVAL TRIBUTÁRIO – A FOLIA DOS
TRIBUTOS
TITULO
(-0,3) – O titulo: O CARNAVAL TRIBUTÁRIO – A FOLIA DOS TRIBUTOS, neste titulo o
autor cometeu um PLEONASMO repetição de um mesmo vocábulo, com o mesmo
significado, com o objetivo de enfatizar a ideia de forma desnecessária, logo o
correto seria escolher como titulo O CARNAVAL TRIBUTÁRIO ou A FOLIA DOS
TRIBUTOS, o quais tem o mesmo significado ao emitir a mensagem.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,1) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de
seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais
quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas,
como ocorreu em algumas alas é tripé, tais como: alas (3,6,7,9,12 entre outras,
e os tripés (1e2), mesmo julgando que são alas e tripés claros de entendimento.
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,2) – O texto Ricamente importante e interessante, recheado de
belas imagens e singularidades e o que poderia ter sido mais conciso.
ENREDO
13 – SUSANA SOBERANA – ABAIXO DE DEUS. ACIMA DE TODOS
TITULO
(-0,3) – O titulo: SUSANA SOBERANA – ABAIXO DE DEUS. ACIMA DE TODOS, o autor
poderia ter escolhido outro titulo para seu enredo, pois o mesmo, soa
pretencioso alguém considerar-se acima de todos e abaixo de Deus, creio que nem
a homenageada se considera assim, até por que FERNANDA MOTEGRO está aí para
contestar, outro fator visto é o uso incorreto do ponto na seguinte parte do
titulo(abaixo de Deus. Acima de todos) teria que usar a virgula ao invés do
ponto final.
EXPLICAÇÃO
(-0,2) – O autor pecou pelo excesso de falta de informações relevantes da atriz,
mulher e brasileira Susana Vieira. Mesmo não sendo um enredo autoral sentimos
falta de elementos mais interessantes e relevantes desta grande atriz, que
fundamentem a relevância desta homenagem.
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,2) – O autor realizou um interesse recurso para desenvolver sua
sinopse, a versão em forma de entrevista deixou o texto bem interessante e que
predem a atenção do leitor, mais a forma não coloquial de narrar deixou o texto
pobre e simplista.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O enredo é passível de existir, trata-se de uma
homenagem justa a uma grande atriz e mulher brasileira e rica em historias.
Mais que o autor não soube aproveitar o potencial enredo que possuía.
ENREDO
14 – É SÓ DIZER!
INTRODUÇÃO
(-0,4) – O autor preferiu realizar uma introdução ligada ao texto desenvolvido,
o que faltou mais elementos introdutório para que de inicio pudéssemos ter
noção do todo a ser apresentado, quase não se percebe a introdução no texto.
EXPLICAÇÃO
(-0,2) – O autor realizou uma boa
explicação do tema, pecando na divisão explicativa de sua história, a mesma
foca muito da parte infantil/literatura para contar a sua historia enquanto que nas outras áreas é menos
explicado.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,4) – O autor realizou um bom trabalho de desenvolvimento de
seu roteiro de desfile, apenas quero salientar que poderia ter caprichado mais
quanto ao detalhamento das fantasias, não apenas citar os nomes das mesmas,
além de ter por um erro ou não dois carros na mesma posição de desfile (carro
02).
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,3) – O texto é interessante recheado de belas imagens e
singularidades e o que poderia ter sido
mais aproveitado pelo autor, poderia ter viajado pela historia onde
existe expressões conhecidas pelo mundo
de poder que ultrapassou o tempo limitou-se a historia da religião e da
literatura infantil, poderia ter sido mais abrangente.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O enredo é relevante, trata-se de uma história rica em elementos carnavalizáveis, o
autor poderia ter sido mais cuidadoso na realização do texto.
ENREDO
15 – ADA ROGATO – A GAIVOTA SOLITÁRIA
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,3) – O texto é bastante relevante, inédito e interessante recheado
de belas imagens e singularidades. Porém o autor deixou o texto muito
burocrático com características de trabalho acadêmico, poderia ter sido mais
conciso, o que não prejudicou a grandiosidade da historia. Trata-se de um belo
enredo biográfico e merecida homenagem a esta mulher singular.
ENREDO
16 – SORRIR AINDA É O MELHOR RÉMEDIO
INTRODUÇÃO
(-0,1) – O autor realizou uma introdução correta, faltou apenas uma preocupação
maior quanto a sua organização estrutural em termo de ideias para que pudesse
ter um texto mais querente e requentado.
EXPLICAÇÃO
(-0,3) – O autor embora tenha preferido realizar uma sinopse setorizada do enredo, este foi conciso demais em
informações pertinentes de cada setor, além de ter sido repetitivo em termos de
elementos no setor 4 e 6.
EXPLORAÇÃO
DO TEMA (0,3) – O autor poderia ter seguido uma linha mais cômica , humorada
sobre o tema ao invés de retratar pontos já visto na avenida com o enredo da
agremiação Unidos do Viradouro em seu enredo “CIDADE SORRISO”, verifica-se que
o mesmo se limitou a mesma discrição do enredo da referida agremiação, faltando
algo novo que surpreendesse.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,3) – O autor preocupou-se apenas em citar os nomes das fantasias e carros em o
devido cuidado de descreve-las por amais
obvias que fossem, se faz necessário.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,3) - O autor
realizou através de uma visão simplista e limitada a boa proposta de enredo que
possuía, mesmo sendo essa não inédita. O bom enredo e rido em elementos
carnavalizáveis foi de certa forma negligenciado por não trazer nada de novo
apenas elementos sem surpresas do tema.
ENREDO
17 – O GRITO SAIU DA TELA ... E INVADIU A PASSARELA !
EXPLORAÇÃO
DO TEMA (-0,2) – O autor fez uso de um recurso linguístico muito usual em sala
de aula para desenvolver o seu trabalho de enredo, trata-se de um texto de
pesquisa denominado Publicitário, este trás consigo elementos de competências
linguísticas, ou seja, conhecimento que o falante ou ouvinte, escritor ou
leitor possuem sobre o assunto abordado e o utilizam para a construção de expressões
que compõem os textos, dentre os recursos expressivos da língua o autor
escolheu os que mais se adaptam ás condições da produção para reforçar a ideia
do sua narrativa histórica, que são: as imagens e as cores de ligação com o
enredo. Até aí tudo bem, sabiamente utilizado pelo autor, mais o mesmo cometeu
um erro pelo excesso do recurso, que pareceu-me repetitivo em alguns momentos
onde as cores em destaque não reforçava a ideia do texto falado no momento,
pode ser visto na passagem onde o autor fez referência aos gritos de guerra das
Escolas de Samba. Parabéns o texto muito
bem escrito e amarrado e bem explorado pelo seu desenvolvedor.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,3) – Devido o autor ter abordado diversos “tipos” de gritos
e/ou situações de gritos resultou em um desenvolvimento de roteiro irregular
pois há setores com quantidade de alas diversificadas setores com cerca de 6, 7
e até nove alas, um erro primário de um autor experiente. A escola veio com
cerca de 47 alas, um risco que poderia ter sido evitado pela agremiação.
ENREDO
18 - DAS RAIZES AFRICANAS, A HISTORIA DA
CAPOEIRA
INTRODUÇÃO
(-0,2) – O autor usou e abusou da virgula, foto este desnecessário na maioria
das vezes deixando o texto introdutório irregular e com uma escrita deficiente.
SETORES,
CARROS E ALAS (0,3) – O autor erroneamente preocupou-se em apenas descrever o
significado de cada fantasia e carros e não em descreve-las como seria cada uma
delas. O que resultou num erro de desenvolvimento de roteiro.
ENREDO
20 - UM CONTO DE AMOR NO CORAÇÃO DA MATA MISTERIOSA
VISUAL
(-0,5) – O autor utilizou-se de uma escrita com uma cor de fonte impropria para
um texto que será avaliado, pois dificulta a leitura, a cor utilizada (verde
vivo e vermelho) de nada contribui para o texto apenas prejudicou a leitura e
visibilidade do mesmo.
INTRODUÇÃO
(-0,1) – Uma introdução coerente com a proposta do enredo apenas com excesso de
virgulas em lugares desnecessário.
EXPLICAÇÃO
(-0,3) – O autor não foi feliz na explicação do seu tema, referia-se que
contaria historia de uma amor “impossível” na qual não vi de forma concreta
está história faltou mais conteúdo e informação para a historia contada, outro
fator a ser mencionado é o uso de outras lendas que de nada agregou ao enredo
(Curupira e o Saci).
EXPLORAÇÃO
DO TEMA(-0,3) – Como já mencionado a historia foi pouco explorado frustrando a
expectativa de conhecer mais sobre este conto de amor, o autor poderia ter sido
mais criativo e inteligente na narrativa da mesma. Um enredo que poderia ter sido melhor desenvolvimento
e explorado.
SETORES,
CARROS E ALAS (-0,3) - O autor erroneamente preocupou-se em apenas descrever o
significado de cada fantasia e carros e não em descreve-las como seria cada uma
delas. O que resultou num erro de desenvolvimento de roteiro.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,3) – Trata-se de um enredo carnavalizavel repleto de
elementos coreógrafos e poderia ter sido mais bem elaborado e aproveitado pelo
autor para.
ENREDO
21 - O HOMEM NO ESPELHO
EXPLICAÇÃO
(-0,3) – O autor realizou um texto bem conciso sobre o seu homenagem, não
deixando claro se era biográfico(vida e obra) ou apenas sobre as
características do autor, ficou meio confuso. O mesmo repetiu como forma de
afirmação a frase O homem no espelho cerca de 9 vezes num texto pequeno, o que
tornou o texto simplório, necessitava de mais informações sobre o homenageado,
tudo muito superficialmente.
EXPLORAÇÃO
TEMÁTICA (-0,4) – O autor poderia ter explorado mais o bom enredo que possuía
ricamente cheia de informações que poderia aproveitar, poderia ter saído da
atmosférica psicológica do personagem central do enredo, o mesmo contou de
forma rasa as impressões deixadas e que possuía o seu homenageado em suas ações
e em seu trabalho.
ENREDO
E CARNAVALIZAÇÃO (-0,2) – O autor deixou de aproveitar o bom enredo que
possuía, ter trazido mais argumentos que sustentasse a relevância da proposta.
Rico em imagens, sons e formas.
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